sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Suor e sangue teus... Lágrimas benfiquistas


Meio minuto para os 90. Dí Maria prepara o cruzamento no livre de bola parada que acaba de conquistar e David Luiz pede o apoio do público da Luz. A bola é batida, Javi Garcia salta mais alto que os centrais... E já está ! Finalmente o 1-0 e os três pontos que Peiser, o Guarda Redes da Naval, teimava em evitar e que viriam a revelar-se fundamentais para a conquista do título.

O médio centro chegara poucos meses antes, oriundo do Real Madrid, e já encarnava dentro do campo a alma benfiquista. Era a extensão da vontade de cada adepto que se imaginava dentro das quatro linhas. Um guerreiro espartano que defendia a camisola do Benfica de modo ímpar. Campeão Nacional em 2010 e vencedor de quatro Taças da Liga, era o número 6 indiscutível da equipa e, muitos diziam, o futuro detentor da braçadeira centenária de capitão. Assim não quis o destino e encontra-se prestes a abandonar Lisboa, a caminho do milionário e pouco histórico Manchester City

Contudo, é um dos que merece ser recordado pelo suor e sangue que derramou, nos últimos anos, ao serviço do clube. Quem esquece a imagem da sua cabeça cheia de sangue em Alvalade e a querer na mesma, a todo o custo, entrar em campo para ir disputar o canto pois o 0-0 persistia ? Esse momento compensou, para mim, a injeção infiltrativa de Eusébio, o Coluna que, em 1963, jogou mais de metade do jogo lesionado contra o AC Milan ou o Germano que substituiu Costa Pereira na baliza, momentos que eu nunca assisti, pois não era nascido.

Javí Garcia foi um jogador de entrega e mística, como poucos houve no Benfica dos últimos 20 anos. Será também, a partir de hoje, menos um daqueles que restam do último plantel campeão. Logo este ano que afirmaste que era o teu formato de camisola preferido. Não esqueças o Sport Lisboa e Benfica !


4 comentários:

  1. Identifico-me plenamente com o que escreveste.

    O lugar dele será sempre aqui.

    ResponderEliminar
  2. o lugar de javi garcia era aqui ( no nosso benfica) o o lugar dos dirigentes do benfica a começar no presidente era na puta que os pariu a todos

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que ele é persona non grata na Luz (e eu acho bem que o seja), mas era de todo justo incluir a ida do Paulo Sousa para a baliza, no Bessa, como um dos momentos marcantes em jogos do Benfica de tempos recentes.

    Abraço.

    ResponderEliminar