quinta-feira, 28 de maio de 2009

Afastámos os fantasmas

Conseguimos finalmente superar uma meia-final do 'play off' de basquetebol disputada no nosso novo pavilhão, depois dos desaires de 2005/2006 e 2006/2007. Já não estávamos numa final desde 1996 e não somos campeões desde a época anterior. Porém, esta eliminatória frente à Académica deixa-nos preocupados quanto à final diante do tri-campeão nacional. É fundamental que aproveitemos o factor casa. Não esqueçamos que, ganhando todos os jogos no nosso pavilhão, seremos campeões. O que é certo é que, em vez de encararmos a final altivos, fruto de uma imaculada marcha na fase regular, vamos receosos e talvez desgastados física e emocionalmente. Os dois primeiros jogos serão fundamentais para inverter o espírito que se instalou nas nossas cores (vários benfiquistas com quem falei no final do jogo de ontem consideraram que, de momento, a Ovarense é favorita).

Ontem, o Benfica foi melhor. Aliás, tem melhor equipa do que a Académica. No entanto, o jogo foi complicado e, mesmo depois de conseguirmos 20 pontos de vantagem, uma estranha tremideira, e os consequentes erros infantis, permitiu que a Académica reduzisse para 10. Mas já faltava pouco tempo e não havia hipótese de perdermos o jogo. O Benfica merece estar na final, mesmo sem Ben Reed e "sem" João Santos, mas permitam-me que elogie o adversário. Não só a equipa que, perante um oponente bem mais poderoso, realizou uma extraordinária meia-final, como o público que ontem esteve na Luz. Apoiou os seus jogadores do princípio ao fim, mesmo quando já era evidente que seriam derrotados, não insultou, não provocou. As gentes de Coimbra bem podem sentir-se orgulhosas do comportamento da sua equipa e dos seus adeptos.

7 comentários:

  1. Para quando um contra ataque ao jornal RECORD ??


    Mais uma fabolosa capa e novo ataque da CMVM ao Benfica!! Quem paga estes prejuizos ??


    Um abarço da Fuzeta-Algarve.

    Benfica Sempre..

    ResponderEliminar
  2. Estava para escrever um post muito parecido com o teu. O basket (e o desporto) português preciso de equipas com aquele tipo de adeptos. Acompanharam a equipa, fartaram-se de apoiar, não armaram descatos nem sequer insultaram. Só tinham um propósito: Puxar pela equipa e, para tal, limitaram-se a uma palavra de ordem: A-CA-DÉ-MI-CA.
    Mas será ainda mais justo reconhecer que o basquetebol do Benfica, mesmo com o escasso apoio das claques, costuma ser muito apoiado pelos adeptos.
    O problema da equipa é outro: Problemas físicos e, agora, cansaço.
    Mas estou confiante!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não tive oportunidade de ir ao pavilhão, espero poder ir lá sábado. É bom poder chegar a uma final do campeonato de basquetebol passados tantos anos, acredito que com a ajuda dos sócios e simpatizantes e principalmente com o talento dos nossos jogadores o caneco vai voltar à nossa casa!

    Ps. não esquecer hoje o Andebol, vitória precisa-se! :)
    Ps2. Não esquecer também o nosso futebol de formação que está em plena fase final das respectivas competições, todo o apoio é pouco

    ResponderEliminar
  4. A Académica foi muito superior ao que se esperava. O nosso problema com a ausência do Ben Reed é, sobretudo defensivo. O Diogo, o Minhava e o Tavares são defensores sofríveis o que nos deu enormes problemas porque a força deles esteve no jogo exterior com um extraordinário Carlton Mimms e o base que foi sulpente a época toda mas que apareceu em grande plano nesta meia-final. Por outro lado, embora eles tivessem enorme dificuldades para defender o Elvis, nós do ponto de vista defensivo, também as tínhamos porque o mesmo Elvis não tem velocidade para acompanhá-los.
    Contra a Ovarense será diferente mas recordo que na meia-final da taça tivemos três problemas: Anarquia ofensiva, defesa aos bases e jogo interior. Com o Elvis, o terceiro problema será minimizado, a anarquia ofensiva poderá acontecer uma ou outra vez mas não aocntece sempre, a defesa aos bases, espero que o HV se volte a lembrar que tem um base na equipa que seca qualquer um. Obviamente não conto com o Miguel Baroca para titular ou sequer para jogar muito tempo mas dez minutinhos por jogo são capazes de ser muito úteis para cansar o manarte e os outros. Aliás, um dos motivos que o jogo de ontem ou o 4º no porto acabaram por ser ganhos foi devido à sua utilização no momento certo do jogo.

    ResponderEliminar
  5. Falando de defesa aos bases, não te esqueças de que ontem foi o Tavares quem conseguiu parar o Mims na segunda parte do jogo (depois de dois 'triplos' seguidos do americano). Com isso e qualidade no lançamento, alcançámos uma vantagem de 20 pontos.

    Temos sérios problemas quando o nosso lançamento exterior não está eficaz. O que se passa com o João Santos? Tem problemas numa das mãos?

    ResponderEliminar
  6. Não me esqueço mas nenhum deles dá garantias...
    Além de um problema num dedo, apareceu uma lesão nas costas... mas eu também acho que não é só isso... sem o Ben Reed, ele agora também não pode estar parado nas cruzinhas para receber e armar o lançamento

    ResponderEliminar
  7. ...Vencemos !!!...é verdade. Foi muito difícil afastar esta excelente equipa de Coimbra.

    Começo por dizer que é frustrante, depois de tanto pedirmos o apoio dos adeptos,chegar ao pavilhão e deparar-mo-nos com cadeiras vazias,do nosso lado,claro!!!...pois num dos topos, os apoiantes da Académica,encheram a nossa casa de um apoio ao seu clube,que desde o início do encontro,nunca estando na frente do marcador,não regatearam esforços para puxarem pelos seus jogadores e pelo seu emblema!!!...Parabéns academistas,parabéns à equipa do Mondego,que soube estar,e mais dignificou a suada,mas merecida,vitória do BENFICA.
    Agora pergunto, que fez o Basquetebol do BENFICA aos seus adeptos para merecer este desprezo por parte deles ????...porque não se apoia esta equipa,como se fez e faz com o Andebol....????....eu também estou no Andebol,pois o objectivo é o mesmo,apoiar e gritar BENFICA !!!....sinceramente,senti-me pequeno,quando o adversário,mesmo com menos apoiantes,fizeram-se ouvir num espaço que não era o seu!!!...
    Na minha opinião, para muitos,é mais importante ver a merda de um jogo de futebol ( que pelas noticias não passou disso mesmo,uma merda!!! ) ,em detrimento de um apoio que se impunha e se desejava para os nossos jogadores de BASQUETEBOL....mas,continuo a felicitar os que lá vão,que com mais ou menos apoio,estão com a equipa...!!!!....aos outros,para quê falar dos outros ???...o Messi é que é bom....

    ResponderEliminar