quarta-feira, 13 de maio de 2009

Que política de comunicação é esta?

Sou contemporâneo de João Gabriel na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas provavelmente nem saberá quem sou. Todavia, se me cruzasse com ele, gostaria que me explicasse que política de comunicação é esta, pois não consigo compreendê-la. Mais confuso fiquei com este comunicado: "Em face das notícias publicadas na imprensa de hoje e que, na sua imensa variedade, percorrem situações tão diversas como reuniões, contratações, vendas ou renovações, a Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD esclarece que todas elas só se entendem numa lógica de uma comunicação social cada vez mais dependente do mercado, lamentando, igualmente o carácter especulativo das mesmas.É neste cenário que todas elas devem ser lidas e entendidas. Nem todas as notícias são inocentes, nem todas as fontes são desinteressadas."

Já tinha achado lamentável a conferência de imprensa com a Taça da Liga, como resposta ao estardalhaço que o Sporting estava a fazer. Bem como declarações insultuosas e cheias de falsidades a antigos dirigentes, entre outras intervenções sem o devido bom-senso. Agora, este comunicado. Seria preferível nada fazerem. Não acho que o Benfica tenha de desmentir qualquer pseudonotícia relativa a potenciais reforços, ao contrário do que por vezes o clube resolve fazer. Desta vez, ou era desmentido categoricamente qualquer contacto com Jorge Jesus e um eventual convite a Luís Filipe Scolari ou deixava-se continuar a correr o marfim. Assim, nada se fez. Não se defendeu o presidente e o director desportivo, nem se preservou o actual treinador. Afinal, o que é verdade e o que é mentira? Não sabemos...

Adenda - a reforçar o que escrevi, eis uma nova pérola, emitida hoje, sob o título "Lamentável": "É cíclico, é intencional, mas fundamentalmente é falso. Esta é a realidade de algum jornalismo que, mais do que factos, prefere a ficção. E é esta procura sensacionalista e distorcida, esta tendência pela especulação mais básica, sem qualquer respeito pelas normas deontológicas que regem a profissão, que está a matar a credibilidade de alguma imprensa. Mas, como isto é cíclico, intencional e falso, o Correio da Manhã, na sua edição de hoje, fala de um “choque”. O chocante mesmo é ver em que mãos andam algumas carteiras profissionais de jornalistas e verificar a intencionalidade e periodicidade com que este jornal publica notícias provocatórias e sem qualquer fundamento. Se o sócio puder evitar comprar este tipo de imprensa garantidamente passará a andar mais bem informado!"

9 comentários:

  1. Também estive para escrever um post sobre este comunicado, mais particularmente, devido à última frase...
    Quem foi a fonte?
    O Quique que quer ser despedido para indemnizado? Não me parece, a qualidade da equipa basta...
    o Jorge Jesus ou o Scolari que se estão a fazer ao lugar? Não me parece, o LFV é conhecido por embirrar quando daem notícias antes da hora...
    Uma potencial candidatura? Também não me parece pois acho que o sentimento de necessiade de mudança de treinador é mais ou menos generalizado...
    Alguém da direcção como forma de pressão? Seria estranho...

    off-topic
    Ou o joão Gabriel parece mais velho, ou tu pareces mais novo, ou eu sou mais velho... :) Ou então ele fartou-se de chumbar ou tirou o curso bem mais tarde, o que não deixa de ser estranho para um ex-assessor do Jorge Sampaio... quer dizer, a postura dele é estranha para um ex-assessor do Sampaio.

    ResponderEliminar
  2. Já disse por uma vez num comentário, que poderíamos muito bem andar a poupar dinheiro com certos ordenados (e nem me interessa se são chorudos ou não), sempre achei mal a história dos comunicados a desmentir tudo e mais alguma coisa, quando depois há situações que requerem pulso firme e o que se vê é o chamado baralha e volta a dar!
    Cada vez saem mais notícias sobre o alegado virar de costas entre o nº1 e o nº2, porventura alguma coisa poderá não andar bem, dúvido é que seja tão extremado como certa comunicação social anda a fazer crer! Seja como for, o CM já anda neste tipo de notícias, à demasiado tempo para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  3. Meus Amigos

    Para quando o boicote de todos os Benfiquistas a esses Jornaleiros que vivem á custa de todos nós inventando casos,contratações e demais mentiras diariamente.O mesmo digo dos corruptos senhores da Liga,árbitros e demais clubes aliados do corrupto clube do "treta" que vivem á custa do SLB,por isso meus amigos não acompanhem o SLB áos estádios desses clubes,não sejam vocês a viabilizar os amigos dos nossos inimigos,não comprem o record,CM e jogo e logo verão se eles não deixam de nos destabilizar,passem a mensagem a todos os amigos benfiquistas,vamos criar um movimento imparável em defesa do Benfica.

    ND FIGHTER

    ResponderEliminar
  4. João,

    O João Gabriel é dois anos mais velho do que eu. Penso que não chegou a concluir a licenciatura em Direito.

    ResponderEliminar
  5. Eh pah! O gajo parece velho e pronto! Qualquer comparação seja com quem for, é falta de respeito ao segundo! :)

    E sim, a nossa política de comunicação é do melhorio! Dá inveja ao Bin Laden!

    Já posições e ATITUDES que realmente defendam os interesses do Benfica e dos Benfiquistas, está quieto.

    Estou farto destes gajos!

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não percebo a vossa critica aos comunicados. No principal da mensagem que há de errado?
    O Benfica é um clube mas também uma SAD e como tal tem a responsabilidade a espaços fazer um ponto de situação sobre tudo aquilo que é dito e escrito a seu respeito.
    A propósito da Conferência da Taça da Liga. Expliquem-me o que foi dito de tão criticável. Os outros podem ter orgulho e festejar os sucessivos títulos roubados mas nós temos que nos culpabilizar por um lance não decisivo (houve jogo a seguir à g.p. e ainda desempate por g.p.).

    A critica que faço á politica de comunicação são duas: é demasiado branda e na sua maioria deveria ser protagonizada pelo Presidente e pelo Director Desportivo. Porque bater no João Gabriel é fácil.
    No fundo eu concordo com o conteúdo dos comunicados há muito que deixei de comprar certa imprensa (desportiva na totalidade) e de subscrever certos canais. Os benfiquistas não podem deixar-se contaminar pela mesma imprensa que incinerou o João Malheiro e agora quer fazer o mesmo ao João Gabriel por ser único que aponta o dedo à triste realidade que se passa nos nossos campos todos os Domingos. Eles querem é gente simpática e cordial de preferência sempre disposta em exclusivo a assumir culpas próprias.

    ResponderEliminar
  7. MLeal,

    Em primeiro lugar, penso pela minha cabeça, e não pela dos jornalistas. Como tal, mantenho sentido crítico ao que é feito no nosso clube. Não concordo apenas porque é do Benfica. Isso nunca.

    Quanto aos comunicados, são simplesmente absurdos. Se é para esclarecer, esclareça-se; se é para defender presidente, administradores, directores ou treinadores, que isso seja feito directamente, "chamando os bois pelos nomes". Aquilo nada esclarece. Lê com atenção: "as notícias publicadas na imprensa de hoje (...) só se entendem numa lógica de uma comunicação social cada vez mais dependente do mercado, lamentando, igualmente o carácter especulativo das mesmas" ou "É cíclico, é intencional, mas fundamentalmente é falso. Esta é a realidade de algum jornalismo que, mais do que factos, prefere a ficção.". Que seja dito claramente o que é mentira. Por exemplo, que Luís Filipe Vieira não foi a casa de Jorge Jesus; que este nunca será treinador do Benfica; que Luís Felipe Scolari não interessa; que Luís Filipe Vieira e Rui Costa são tão amigos que até almoçam juntos todos os dias e passam férias um com o outro. Qualquer coisa concreta; não aquilo.

    Por último, nunca poderia escrever que concordo com festejos de feitos baseados na batota. Mas também não gostei de ganhar a Taça da Liga com o importante contributo de um gritante erro do árbitro. Por isso, compreendi a revolta dos sportinguistas, embora não a forma como foi feita, nem os exageros. E a sua indignação nem tinha, ao contrário doutras ocasiões, como alvo o Benfica. Por isso, a conferência de imprensa com a taça ao lado mais não foi do que uma desnecessária provocação.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o post, jã não é de agora, mas penso que a presença do Sr. João Gabriel agudizou a má comunicação do clube.
    Chamam de falsas noticias sem as desmentirem o que levanta a questão de muitas ou algumas serem verdadeiras.
    Já o escrevi aqui, que o comunicado a seguir à taça da liga foi de muito mau gosto perdendo-se uma bela oportunidade de sermos grandes e de se defender o treinador. Pelos vistos defender o treinador é algo que ninguém tem interesse, prefere-se comunicar no vazio...

    ResponderEliminar