quarta-feira, 6 de maio de 2009

Reyes

Pela voz do próprio presidente do Atlético Madrid é dado a entender que o Benfica não vai exercer a cláusula de opção de compra sobre o Reyes.

O mais natural é entendermos estas declarações como uma forma de pressão para a compra do jogador. Desconheço em detalhe as cláusulas da opção de compra mas presumo que se o Benfica bater o seu valor fica automaticamente com o jogador (pelo menos aprende-se com os erros do passado). Contudo, não deixa de ser estranho que logo após o Benfica ficar praticamente arredado da liga dos Campeões apareça esta notícia. O facto é que o nosso clube não pode continuar a investir no plantel como o tem feito até agora, ainda para mais ficando fora da Liga dos Campeões. Vendas a realizar, eventualmente só depois do fim do campeonato. Portanto, compreendo que o Benfica coloque em equação a não aquisição do jogador, pois também resta saber qual seria o salário a comportar pelo jogador.

O Reyes, apesar de alguma intermitência, não deixou de ser um jogador importante e decisivo nesta época. Esperava que fosse um jogador mais concretizador, atendendo aos golos que marcou no Sevilha e Arsenal, mas para perceber as razões disto leva-nos a outros devaneios tácticos que envolvem o nosso treinador. Já comentei com algumas companheiros deste blogue, desde o principio da época, que preferia antes ter um jogador com a garra e equilíbrio táctico do C. Rodriguez mas a verdade é que o Reyes é um jogador com muito mais potencial e iria ficar muito chateado se o deixássemos fugir. Ficaríamos dependentes de um ainda imaturo Di Maria e de um instável Fábio Coentrão. Mas mais chateado ficarei se viermos a pagar 3/4 milhões por um guarda-redes e o mesmo montante por um defesa-esquerdo, ou mais 4 milhões por um novo “Balboa”, e não comprarmos o Reyes por 6,5 milhões de euros quando ele já valeu, noutra altura é certo, 25 milhões de euros. Trata-se de um jogador desequilibrador e que ainda para mais já demonstrou a sua vontade de permanecer cá.

Até ao final de Maio muita tinta ainda há de correr sobre este assunto nos nossos frenéticos jornais desportivos!

9 comentários:

  1. Concordo, embora não tenha gostado da atitude do Reyes em alguns jogos como, por exemplo, em Matosinhos... Além do elevado montante para a sua contratação, há que considerar o salário que dizem ser 1,5 milhões anuais...

    ResponderEliminar
  2. Também concordo.
    No início da época também preferia a continuidade do Rodriguez à aquisição do Reyes. Os jogadores só devem ser sair por três razões: um bom negócio, disciplina ou pela certeza da superior qualidade de quem chega em relação a quem sai. Nenhumas destas permissas se cumpriam no comparativo Rodriguez/Reyes.
    Para a próxima época o principio a aplicar deveria ser o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Por agora acho que é isso mesmo que dizes: paleio para vender jornais e ajudar à festa.
    Até ao fim de Maio, as cartas estão do nosso lado.
    Acho que devia ficar, por tudo o que foi apontado. Ainda mais se o Quique ficar, uma vez que também já veio dizer que contava com ele. Se Quique ficar e Reyes sair, temos mais um pólo de descontentamento/desencontro dentro de casa. E é principalmente contra essas merdas que temos de lutar.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  4. João (é estranho, já estava habituado na esfera bloguista ao nickname Pelicano), acho que esse valor é metade ou parte do salário que o Benfica paga, à semelhança do que acontecia com o Suazo.

    Curiosamente, apesar de ter tido um início bom, gostei de vê-lo mais nestes últimos jogos jogando na direita. Parece que fica um jogador mais acutilante.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber em que importante ele foi. Fui um admirador dele quando estva no Sevilha e no Arsenal mas as manias dele atirara-no para um abismo que não consegue ver a luz. Esperava muito mais dele, mas também do resto da comitiva deste ano.

    ResponderEliminar
  6. Eagle84: Eu também acho estranho, parece que tenho que fazer um funeral ao pseudónimo mas já há uns tempos que andava para deixar de utilizá-lo...
    Quanto ao Reyes: Era na direita que se destacou no Sevilha, no Arsenal, naquela táctica estranha que o Quique Flores deveria achar anárquica, ele era, dos três mais avançados o que descaía mais para a direita. No Real Madrid, normalmente, entrava para o lado direito, ocupando a posição do Beckham que ia para o meio. Aliás, um dos pontos altos da sua carreira é o jogo que o Madrid perdia 1-0, entrou e marcou os 2 golos que deram a vitória no jogo do título. Pelo menos um deles foi uma jogada da direita para a esquerda com um pontapé bem colocado.
    Aproveitando para respnder também ao Sami, três ou quatro semanas antes do jogo que refiro acima, estive em Madrid e, na altura, o Madrid estava a recuperar pontos ao primeiro classificado e cheirava a qualquer um que aquilo haveria de pender para o lado madridista. Perguntei a um taxista o que é que ele achava do Reyes, isto porque eu adorava-o no Arsenal mas considerava que não estava a corresponder. O taxista respondeu-me, por outras palavras, que achava que ele era bom mas só quando lhe apetecia... é mais ou menos a ideia que tenho dele no Benfica mas dou-lhe o devido desconto por jogar numa equipa cujo tipo de futebol, na maior parte da época, não era propriamente propício a grandes exibições individuais...

    ResponderEliminar
  7. Passaralho: a reacção pública do LFV é a correcta: Indiferença.

    ResponderEliminar
  8. Vejam no 3º golo de que lado do campo é que ele vem a correr...
    http://www.youtube.com/watch?v=BsKgpZLgEB4

    ResponderEliminar
  9. São os bons treinadores que fazem render os jogadores.Se vier outro treinador logo verão se o Reyes não vale o investimento

    ND Fighter

    ResponderEliminar