segunda-feira, 4 de maio de 2009

Será Hiddink a solução?

Tentando ser o mais objectivo possível, quando o tema é o meu Benfica.
Há corrupção no futebol português?
Há. Infelizmente, os nossos tribunais só condenam quem vai completamente contra o sistema, ou quem é um zé ninguém nesta sociedade. Mas se as escutas telefónicas serviram para alguma coisa, pelo menos serviram para acordar alguns cépticos relativamente a este tema, através da sua divulgação...

Mas nasceu agora outro tipo de cepticismo nos benfiquistas: aqueles que julgam que apesar da corrupção, a equipa de futebol do Glorioso deve ser imune a ela e mostrar o mais alto rendimento. E que ela (corrupção) não é a principal culpada da situação em que actualmente estamos. Discordo!

Esta época fomos prejudicados pelo menos nestes jogos (8): Rio Ave (F), Leixões (F), Setúbal (C), Nacional (C), Belenenses (F), Porto (F), Académica (C), Nacional (F)
Contabilizo ainda jogos ganhos mas que fomos prejudicados (4): Sporting (C), Guimarães (F), Marítimo (F), Marítimo (C)

Resumindo, são só 12 jogos num campeonato que vamos na 27ª jornada. Ou seja, quase 50% dos jogos.

Juntem os sumarissimos a Luisão (agressão) e Katsouranis (palavras), que não tiveram seguimento em situações bastante mais graves em jogadores dos nossos adversários, mais outras ajudas de arbitragem, estranhas lesões e estranhas substituições (nova modalidade) em equipas que iam defrontar, neste caso sobretudo para o nosso adversário do Norte. Sabemos ainda que dizer "Tenham vergonha!" a um árbitro, é bastante mais grave do que o agredir fisicamente, ou insulta-lo de tudo e à sua mãezinha!

Imaginem-se num local de trabalho, em que acabaram de chegar (a maioria dos jogadores do SLB está no 1º ou 2º ano de casa), onde são acusados de coisas que não fizeram, vêem outros a ser premiados de infracções que cometeram, e ainda por cima têm a censura em cima se reclamam... Quando outros quase que partem o escritório, quando se acham prejudicados. Apesar de demonstrarem um rendimento algumas vezes superior e muitas vezes equivalente, são completamente menosprezados e os promovidos são sempre os mesmos.
Ficariam imunes perante este panorama profissional? Eu não.
E das duas uma... Ou arranjava outro emprego, ou teria de ter tempo para me adaptar a este sistema inclinado e tentar aprender uma forma de me defender dele, e tentar contorna-lo para subir na vida. Mas concerteza que o meu rendimento se ressentiria pelo menos numa fase inicial.
No mundo profissional, existe ainda uma 3ª opção que não se pode nunca aplicar neste caso, pois trata-se do SLB... Desistir de lutar contra este sistema!

Perante isto, valerá a pena dispensar o Quique?
Acho que não... Embora fique acente que não faço questão que ele fique.

A equipa este ano podia ter feito melhor, falhou enormemente na UEFA, e no campeonato esteve razoável. Mas em campos nivelados, fez o q.b. para ser campeã, embora sem nunca ser brilhante.
O Quique cometeu alguns erros, e terá de melhorar se ficar, pois nunca vamos adormecer na nossa exigência para com o rendimento da nossa equipa.

Mas se for para mudar "à força", que treinador?

Não acredito que o problema seja o Quique que não conhecer o futebol português, pois a fina "nata" dos treinadores nacionais andou por cá nos últimos 10 - 15 anos e nada conseguiu: Toni, Artur Jorge, Jesualdo, Manuel José, Fernando Santos... Até o Mourinho!
Até o Camacho já conhecia o futebol português e o Benfica, e viu-se o ano passado!
É o Quique teimoso, defensivo, não sabe colocar a equipa a jogar ao ataque? O Trap também tinha esses defeitos, mas conseguiu ser campeão, mas no ano do terramoto "Apito Dourado".

Ou arranjamos forma de controlar o mais possível este sistema, o
u temos de ter o melhor treinador do mundo (opinião pessoal: Hiddink), para ganhar o campeonato português?
Eu ia mais para a primeira opção, porque o problema é capaz de ser esse!

15 comentários:

  1. Caros benfiquistas ,estou completamente revoltado com esta época , foi a mais vergonhosa e batoteira que vi em toda a minha vida....foram 4 golos limpos anulados a nossa equipa , forma penalties marcados contra ´nós daqueles de brandar aos ceús...forma jogadores de outras equipas , a deixarem os corruptos ganharem os seus jogos : beto , felipe lopes , etc...foram terinadores adversários a tirarem de jogo jogadores do porto...foram processos sumarissimos a Luisão , katso , nuno gomes e até ao rui costa...enfim um conjunto de coisas que não podemos deixar em claro...por isso está na hora de dizae : BASTA ...este campeonato da vergonha tem que ser anulado , tem que ser irradiado , vamos tomar medidas contra esta podridão mas tem que ser rápido...e peço-vos isto para bem do nosso clube , senão sabem o que vai acintecer: para o ano volta tudo a ser igual e para o outro tb e qulaquer dia o porto passa-nos em titulos e eu não quero que isso aconteça...VAMOS AGIR POR FAVOR , PEÇO-LHES EM NOME DO BENFICA...aceito entrar em todo o tipo de lutas , baixo assinados , cartas para a uefa com tudo o que se passou , assinado pelo maior numero de sócios , manifestações....etc...agora peço-vos não critiquem os jogadores nem os treinadores...nem com o melhor treinador do mundo e nem com o messi , o ronaldo e sei lá quem mais nós seriamos campeões...ESSA É A REALIDADE...13 JOGOS ESCANDALOSAMENTE ROUBADOS COMPROVAM ISSO...estou disponivél para lutar a favor da verdade desportiva e JÁ...Aguardo reacções e ajuda para levarmos uma campanha a nivél mundial para resolvermos de uma vez por todas esta situaçaõ...cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
  2. Concordo!! Saudações benfiquistas e não desistas, nunca desistas de denunciar os últimos 27 de corrupção no futebol português.

    ResponderEliminar
  3. Isso é tudo muito verdade.
    Assim como é verdade que o Quique não percebe nada disto. E que com um treinador de jeito, um qualquer Jorge Jesus, jogávamos à bola e estávamos a discutir o título, mesmo com esses gatunos à solta.

    Deixem-nos lá estar, ao Quique e ao sr Orelhas-Que-Não-Rasga-Contratos-lol, que logo vão ver onde vamos parar...

    Lutar contra o 'sistema'?... Só se fecharem o clube por uns tempos. Só amadores e canalha a funcionar, mais nada.
    Ou então, um treinador de jeito e uma equipa de jeito, para vencer mesmo contra esses ladrões.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma realidade que todos nos já sabemos que dura há muito, e que nao irá mudar.
    Outra realidade infeliz é que nos ultimos 15 ou 16 anos o Benfica fez talvez 3 boas épocas.

    A ladoragem existe e existirá sempre, mas a incompetencia no nosso clube tem que acabar, a mentalidade do deixa andar e do facilitismo dos jogadores tem que acabar.

    Se não seremos os novos lagartos sempre com a desculpa dos arbitros, a chorar..ainda se lembram?

    Agora somos nos que temos esse papel.

    Já chega de areia para os olhos.

    O Benfica com ou sem favorecimentos ao fcp, nao pode encarar as competições como tem encarado ha vários anos.

    Reconhecer a nossa propia merda é um passo importante para sair dela.

    Andy

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo. Até no sonho impossível de Hiddink para mim superior a Mourinho e aos afamados italianos.

    Não vi o jogo mas parece que foi mais do mesmo, ou seja, cegueira oportunista do dono do apito em momentos decisivos que nos retiraram qualquer chance de vencer o jogo.

    ResponderEliminar
  6. Ao Passaralho, respeitando a tua opinião, questiono:
    O que tem Jesus a mais que os restantes treinadores portugueses que por cá andaram? Para mim nada, e aparentemente será mais um treinador de moda, como o já foram Carvalhal e Cajuda noutras épocas, ou como o Manuel Machado e José Mota na corrente época. Mas admito que poderei estar enganado...

    Ao Anónimo, então porque o Sporting tem essa fama, comemos e calamos? Não percebo essa lógica, como não percebo porque se acha que actualmente não se trabalha profissionalmente e no duro no Benfica.
    Rui Costa esteve em Itália vários anos em clubes de topo, onde provavelmente a carga de treinos é a mais elevada no mundo (segundo vários jogadores que por lá andam ou andaram), mas chega ao Benfica entra de férias e permite facilitismos aos jogadores? Retirando agora o treinador da conversa, mas temos por exemplo um preparador fisico que tem um enorme historial de obra feita em clubes de top, mas chega cá entra de férias e permite facilitismos aos jogadores? Desculpem, mas custa-me muito a acreditar nessas teorias, embora se calhar que o diz saiba algo mais do que eu...

    ResponderEliminar
  7. E que tal começar por um abaixo assinado para limpar o esterco do nosso clube e colocar pessoas que possam dar garantias de enfrentar o sistema? Ou vocês ainda acreditam que é o Vieira que vai dar cabo do Pinto da Costa e de toda a corrupção no futebol português? Porque se acreditam nisto, então poupem-se ao trabalho e fiquem em casa sossegados. Em Outubro, os benfiquistas têm uma grande oportunidade de fazer um levantamento contra o sistema. Basta eleger um presidente e uma direcção a sério.

    ResponderEliminar
  8. @tnlemos:

    Não disse que tinha que ser o Jesus. Digo é que qualquer Jesus (ou Cajuda ou outro qualquer que queiras) percebe ais disto e fazia melhor no Benfica do que o Quique.

    E falta-nos direcção. O próprio Rui Costa tem muito que aprender. É bom rapaz, muito benfiquista, mas não é Deus. Há muitos erros de casting no plantel (cedências e contratações), e a responsabilidade é dele.
    Há coisas em que o treinador não pode mandar. Se é para mandar em tudo, dispensem os directores, não?...

    Ah! E dava jeito um Presidente. Não era um gajo que foge às balas e só aparece para se gabar, minimizar a merda que faz e dizer mal dos outros. Ainda vamos ver quem é, foi e continuará a ser o oportunista...
    É que isto de aparecer no 75 mais ricos de Portugal tem muito que se lhe diga...

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  9. não adianta , se for para lá outro vai ser mias do mesmo , concordo que o Viera deve sair , o seu espaço terminou no nosso clube , a que dar lugar a outro...mas seja quem for que vá para lá , vai ser mais do mesmo...nós a sermos escandalosamente roubados e os Tripeiros a serem beneficiados e agora é tudo a descarada , sem esconder nada...e vai continuar a ser assim...e como ninguém faz nada...vai ser mais 1 ano a ver navios...se não formos nós adpetos a tomar medidas o apito dourado nunca se vai resolver , o sistema nunca vai acabar...até podiamos ter o Mourinho como treinador que não vamos ganhar...esta é a realidade...vão todos para a próxima época ver que tenho razão. lembrem-se só disto quem foram os unicos jogaores até agora castigados com sumarissimos ? Luisão , Katso e Nuno Gomes...mais nenhum e já vimos outros a fazerem o mesmo que estes fizeram...onde está o castigo de Pedro Silva e João Moutinho ? e o de Rofriguez ?daqui a uns anos quando o Porto nos passar a frente nos titulos depois vamos fazer o que? continuar a ver o que se passa e não fazermos nada...

    ResponderEliminar
  10. A todos, mas sobretudo ao Passaralho.
    Compreendo o que dizem, apenas acho que é um erro personificarem a actual quebra no Benfica numa pessoa ou duas, e não verificarem que os projectos futebolisticos até podem estar bem sustentados e não dependerem da bola no poste. Mas quando há bola no poste, arbitro a roubar, e noutros jogos dos nossos adversários facilitismos, acho que não há projecto que resista...
    Não ponho as mãos no fogo por ninguém, e relativamente ao meu Benfica de facto em quem confio a 99,99% é apenas o Rui Costa.
    Estava a pensar num dos próximos dias escrever sobre os eventuais candidatos à presidência, mas lanço já um pequeno comentário:

    Bagão Felix - o eterno favorito dos adeptos. Teoricamente pessoa de bem, mas questiono se terá o caracter e valores necessários para lutar contra o actual sistema de prejudica o Benfica. Acreditem que não é apenas uma questão de competência e exigência.

    José Veiga - O homem do sistema. Que o conhece como este sistema corrupto funciona, ninguém coloca em causa, mas se há coisas que não percebo nos benfiquistas é esta verdade: quando cá estava, tinha de sair pois o nome do SLB não poderia ser sujo com as acusações de que este senhor era alvo. Agora tem de voltar, porque escreveu um livro, com muitas verdades de La Palisse... Que teve mérito no titulo que ganhámos, não o tiro, mas é isto que se quer para o SLB? Há 2 ou 3 anos atrás vi muita opinião em contrário...

    Bruno Carvalho - o candidato desconhecido. Não contem com o meu voto para este tipo de candidatos, com a agravante de este ainda por cima estar ligado a uma empresa que promove ou oculta este sistema.

    Um candidato credível é uma coisa, agora acho o candidato "Tudo menos Vieira" muito perigoso, porque não sustenta nada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Também não vou no "tudo menos Vieira", e também acho que ainda não apareceu nenhum projecto credível. Esperemos que apareça, para bem de nós todos!

    A questão não é colocar a responsabilidade numa pessoa ou duas... A questão é ninguém assumir as responsabilidades, muito menos Vieira quando as coisas correm mal (quase sempre). É só sacudir o capote e destratar terceiros.

    Já se sabe como o 'sistema' funciona. E sim, sem 'sistema', ou com alguma isenção das arbitragens, estariamos muito melhor. Mas também é inegável que se temos tido outro tipo de 'cultura' em campo e fora dele, com outra exigência e, perdoem-me, outro treinador, outra atitude em muitas alturas, não havia sistema que nos lixasse. Ainda estaríamos lá bem em cima, na frente mesmo.

    Agora assim, damos mais armas para "relevar" o sistema...

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  12. tnlemos, nesta altura é mesmo "tudo menos o Vieira", um dos piores presidentes do Benfica. E quanto ao Veiga fala por ti e pela elite lisboeta bem pensante e bem falante, porque o homem sempre teve o apoio incondicional dos benfiquistas do povo, como eu e da província. O Benfica não é Lisboa, nem esses copinhos de leite que pensam que podem mandar na vontade dos outros. E olhe meu caro, se o livro do Veiga tem assim tantas verdades de La palisse, porque parece tão dificil aos outros executá-las? Já pensou nisso? Se calhar porque só quem tem unhas é que toca guitarra. Deixem-se de merdas, o Veiga é o homem indicado para acabar com esta corrupção, para acabar com o Pinto da Costa e para acabar com toda a corja que temos no clube. Por amor de Deus, o Veiga não, porque isto, porque aquilo. Arre, você tem a solução mesmo diante do nariz e não é capaz de a ver só porque tem aquele preconceito estúpido de que ele é assim. Ele é como um presidente do Benfica tem de ser. Lider, convicto, lutador, tem garra e com ele o sistema não faz farelo. Que tristeza, quantos anos é que o Benfica tem ainda de perder, para vocês abrirem os olhos? E ainda tem a lata de perguntar se é isto que queremos para o Benfica? Isto o quê? Diga lá, que doença é que tem o Veiga, que crime é que cometeu, a não ser defender o clube como nunca nenhum dos senhores que lá está o defendeu? Homem, dispa lá esse preconceito, que lhe fica mal, e trate mas é de apoiar uma solução que permita ao Benfica voltar a ganhar, que é isso que todos queremos, porra.

    ResponderEliminar
  13. Nem de propósito. Li isto no Ser Benfiquista:

    «Só três rectas finais a lutar pelo título

    Os números não mentem, e, se olharmos para o registo dos encarnados nas dez últimas temporadas, é fácil constatar que o emblema da Luz poucas vezes chega a três jornadas do final do campeonato com possibilidades matemáticas de chegar ao título. Ao todo, num total de 11 épocas - a contar com a actual -, as águias somam... oito finais de temporada já arredadas da luta pela conquista do maior título nacional.

    A última vez que os benfiquistas chegaram a três jornadas do final com possibilidades de sonhar foi em 2006/07, com Fernando Santos ao leme da equipa. No ano do último título (2004/05), os encarnados já estavam na liderança por esta altura, e, antes disso, é preciso recuar à campanha de 1999/2000 para encontrar novo desempenho de rivalidade com o líder com apenas nove pontos em disputa até ao encerramento.»

    Tnlemos, duas coisas: Em onze anos, oito são da responsabilidade de Vieira, como presidente e gestor do futebol. Chega?
    E nos únicos dois anos em que consegue levar a equipa a lutar pelo título nas últimas três jornadas do campeonato, foi com o Veiga, o tal que é isto que queremos para o Benfica. O Benfica a martelo não chegou a responder-lhe, mas eu respondo por ele: É EXACTAMENTE ISTO QUE EU QUERO PARA O BENFICA. LUTAR PELO TÍTULO E GANHÁ-LO, JÁ AGORA.
    Abram os olhos.

    ResponderEliminar
  14. isto ficou cheio de iluminados...nao tarda nada, volta Vale estas perdoado...esse sim, é que fazia frente ao outro...

    e tu, ó martelo, esquece lá esse discurso complexado regionalista anti-lisboa que o Benfica somos todos nós, norte e sul, litoral e interior, em Portugal e no estrangeiro, com modos de ver e sentir nosso clube diferente mas sempre em conjunto, a pensar no bem das nossas cores vermelhas e brancas....clubes de bairro alimentados a ódio segundo cartilha papal são de outro sítio...

    ResponderEliminar
  15. Benfica a Martelo:
    Sou lisboeta é verdade, mas ao contrário do senhor não catalogo os restantes pela região de onde são ou vivem, e tento dialogar com as pessoas de forma construtiva, tentando não menosprezar os pontos de vista dos outros. Sinceramente, não sei porque me toma de uma elite (esta para mim é uma novidade), nem porque acha que tenho um preconceito estúpido (acho que foi uma excelente escolha de palavras, para o diálogo construtivo) em relação ao Veiga, quando nem opinei sobre a sua figura e teci apenas comentários sobre o livro que escreveu.

    Em 1º lugar, e repetindo, não me viu opinar sobre o Veiga, uma vez que tirando o Bruno Carvalho que não apoiarei e esse sim opinei, os restantes são uma incógnita se serão candidatos. Questionei apenas algumas coisas sobre ambos os pseudo-candidatos -Veiga e Bagão, apenas.

    Em 2º lugar, a opinião que formulei sobre a contestação durante o tempo em que exerceu funções no Benfica, tem por base a leitura diária de vários blogs e foruns de benfiquistas ao alcance de todos e não só da "elite lisboeta", como por exemplo o serbenfiquista (tem cerca de 25000 membros)... Aí, por exemplo, opinam todos! E está muito longe da maioria absoluta de apoio de que o senhor fala.

    Em 3º lugar, posso adiantar-lhe, e AGORA SIM FORMULANDO OPINIÃO que não concordava com a onda nacional de contestação benfiquista que se vivia em torno do Veiga na altura, porque como aqui já disse, teve muito mérito no título conquistado. Mas QUESTIONO se é de facto isso que se quer para o Benfica. Se aos primeiros revezes volta a contestação, de que Veiga é uma pessoa corrupta e sem escrupulos? Estes adjectivos empregues ao Veiga encontrará em vários locais de opinião.

    E por fim sim, mantenho que muitas das medidas escritas pelo Veiga no seu livro são quase verdades universais, e que algumas foram até aplicadas no tempo do Vale e Azevedo. A forma como é aplicada é que difere de pessoa para pessoa e aí o livro não é explicito como ele as aplicou, refere apenas alguns episódios pontuais.

    Mas adianto-lhe já que o Veiga está longe de ser figura incontestada, na minha opinião... Muitos falam bem dele, como muitos falam bem do Vieira, o qual já reparei que é o ódio de morte de muitos, o que para mim é errado, o inimigo é outro. Fomos campeões com Veiga, mas no ano do terramoto Apito Dourado, não me canso de o dizer!!! No ano seguinte em que esse terramoto foi atenuando também acabou em terceiro. Também falhou muitas contratações (como todos falham), e como o próprio também o disse, também falhou na escolha do Koeman.

    E sendo este um blog de benfiquistas desde pequeninos, acham que não quero o SLB campeão? Claro que sim. Se o problema é só Vieira, então unam-se e corram com ele, que estarei aqui para celebrar nos próximos anos gloriosas vitórias desportivas, mesmo em campeonatos em que somos prejudicados em pelo menos 12 jogos em 27, entre outros casos, e somando ainda benefícios para os adversários, pois afinal fazer o Benfica campeão é tão fácil e rápido.

    ResponderEliminar