segunda-feira, 23 de novembro de 2009

De Gatas

Foi-se o primeiro objectivo da época. Este ano as expectativas elevaram-se ao ritmo dos golos que íamos trucidando os adversários, legitimamente esperava que fossemos competitivos em todas as provas nacionais e que a nível internacional reavivássemos a ilusão de um Benfica maior. A derrota de ontem foi um golpe, um golpe maior do que a simples derrota pois esta poderá sempre ocorrer, foi o fim de um objectivo de forma prematura e surpreendente. Se pudesse escolher entre uma vitória ontem ou frente aos lagartos claramente optaria pela de ontem, como tal não é possível teremos que dar tudo por tudo no campeonato, o nosso principal objectivo e agora de importância elevada ao expoente máximo.

Mais preocupante que a derrota foi a sua forma. Ao contrário do que JJ afirmou em conferência de imprensa nós não massacrámos. Criámos algumas situações de golo quando o Guimarães quebrou. Até aí foi numa toada lenta a duas velocidades (devagar, devagarinho) que fomos levando o jogo com os resultados que se conhecem. A qualidade esteve lá, as movimentações existiram o que faltou e bastante foram pernas. Todo o jogo ficou marcado pela falta de poder físico o que nesta fase é de reflectir.
Após duas semanas de descanso, quando vamos iniciar um ciclo de grande importância não é aceitável, do ponto de vista da planificação da época, um abaixamento de forma física. Estou esperançado que tal se deveu à expectativa que o adversário que nos calharia em sorte nesta eliminatória seria de qualidade inferior e que permitiria uma rotatividade da equipa (que deveria existir), contudo os sinais foram e são alarmantes. Uma semana é curto para elevar os índices físicos para patamares aceitáveis, espero que seja o suficiente para manter os padrões e para não aumentar a pressão para as jornadas seguintes. Rotatividade da equipa requer-se, para isso é necessário recuperar os lesionados Carlos Martins e César Peixoto de forma a descansar Aimar e Di Maria ambos muito abaixo do esperado (a jogar sem explosão e devagar).

Nota: Isto de jogar com 10 tem que acabar Keirrisson e Nuno Gomes não apresentam condições para serem alternativas em jogos de dificuldade elevada. O primeiro está completamente desajustado e o segundo há muito que não tem condições físicas para ser opção. Há Weldon jogue-se com ele até chegar mais alguém

7 comentários:

  1. Penso que não existe nenhuma equipa que suporte um ritmo tão intenso ao longo da temporada, vejamos o caso do Barcelona que perdeu com o Rubin Kazan em casa. Faltou a referência na área, porque ao contrário do que se diz a nossa equipa não é assim tão alta, tem 4 jogadores altos e o Cardozo ontem não jogou. Não me lembro de ver o Benfica jogar como já jogou esta época dizer-se que é inaceitavel é um pouco exagerado, digo eu. Quanto à questão dos pontas de lança ou avançados, o Keirrisson é um miudo que terá de entrar em determinados jogos quando estes tiverem mais ou menos decididos, vamos lá a ver se não existe uma cláusula que obriga a que ele jogue um determinado número de jogos. Quanto ao Nuno Gomes, eu andava a evitar falar dele porque eu pergunto, mas quem é que lhe disse a ele que é jogador de futebol e eu podia estar aqui uma tarde a falar na quantidade de pormenores que fazem um atleta que ele pura e simplesmente não possui. É benfiquista, eu também sou e mais uns quantos milhões, o único golo que ele marcou decisivo foi pelo Boavista numa final da Taça que perdemos onde apanhei a maior chuvada da minha vida, e não me falem dos golos no Dragão que nesse ano não fomos campeões.

    23 de Novembro de 2009 18:42

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,
    Para mim é de todo inaceitável baixar o ritmo nesta altura, não falo de nunca baixar o ritmo, obviamente que isso é impossivel. Existem isso sim alturas com uma planificação correcta em que se consegue gerir estas situações com correspondência nos resultados.
    Quanto ao resto estamos de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa Tc, mas falta de pernas? O que eu vi, foi vários jogadores vimaranenses fisicamente de rastos nos últimos 15 minutos e se calhar, porque o ritmo imposto pelo Benfica não foi assim tão lento.
    Agora, concordo que o futebol do Benfica não foi tão fluido como noutros, mas a verdade é que a concretizar algumas das oportunidades desperdiçadas, se calhar estavamos a falar de outro jogo.
    Tenho pena de ser eliminado da Taça, claro que tenho, parabéns ao Guimarães, um bom adversário, mas ao contrário de ti, não troco este jogo por uma possível vitória em Alvalade, porque o que mais desejo é ver o nosso Benfica campeão.
    Há que ver que nem todos os jogos correm bem, mas vi apesar de tudo, muita entrega e atitude dos jogadores e isso a mim deixa-me esperançado que neste grupo haja muita ambição.

    ResponderEliminar
  4. TC

    Em total desacordo.
    Tivemos as despesas do jogo durante 90 minutos e eles é que acabaram de gatas.
    Aimar foi dos melhores, sempre muito marcado mas sempre muito empenhado em fugir aos seus mercadores e em dar linhas de passe aos seus colegas. Na minha opinião faltou foi inspiração aos nossos alas (Di Maria, F. Coentrão e Ramires) que não acertaram um cruzamento. Estou até convicto caso o Aimar não fosse substituído tínhamos chegado ao empate, faltou esclarecimento no passe nos últimos 10 minutos.

    E tb ao contrário de ti prefiro uma vitória em Alvalade do que no jogo de ontem.

    Quantos aos avançados fico impressionado com a facilidade com que se descarta um jovem com 3 meses de Benfica. O Nuno Gomes é e continuará a ser muito útil. Mas infelizmente paga-se caro ser bonito num jogo de homens. Viva o Edinho.

    Anónimo

    Que memória tão curta sobre o Nuno Gomes, tanto no Benfica como na Selecção.

    ResponderEliminar
  5. Nem oito, nem oitenta. Por se perder um jogo, não se pode estar já a pôr tudo a perder. O que é preciso é controlar os factores EXTERNOS, esses sim, podem levar-nos a não ganhar nada. E consolem-se, o Guimarães não volta a fazer um jogo como este e vão borda fora, como habitualmente. QUERO VÊ-LOS NO "LADRÃO" A JOGAR COMO ONTEM. Se o fizerem, terão o meu respeito.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente , concordo.
    A ultima época de jeito do Nuno Gomes foi em 2005/06
    Por este andar vai ser o Mantorras II
    Keirrison sinceramente nao esta preparado, e nao é por o Barcelona o emprestar que tem de jogar sempre.
    Welson muito bom jogador e com garra...era apostar nele de principio, pelo menos neste jogo.
    Pronto uma competição já foi ao ar....

    www.slbenficashirts.com

    ResponderEliminar
  7. O mais preocupante é que sempre que nos apanhamos a perder não temos dado a volta ao jogo. Num jogo a eliminar é inconcebível que não se estando a jogar nada, muito bem manietados pelo meio campo vimaranense, só se faça substituições depois dos 60 minutos. Já começa a ser uma marca de Jesus. Não quero crucificar o puto mas a aposta do Jesus no Keirrison começa a raiar a teimosia (haverá alguma clausula no empréstimo do Barça?). O Weldon não é o Cardozo mas é compatível com o Saviola e mexe muito mais com o jogo do que o N. Gomes e o Keirisson juntos.

    Este jogo foi um balde de água fria na nossa euforia e custou-nos a presença numa competição tão bonita e querida pelos benfiquistas. Que ao menos tenha o condão de se aprender com ela e de preferência dar a resposta no próximo jogo

    ResponderEliminar