domingo, 1 de novembro de 2009

Pequenas diferenças

Num jogo equilibrado, são nas pequenas coisas, nos pequenos pormenores que estes jogos se decidem. Ontem existiram dois:

- Guarda-Redes: Nada me move contra o Quim, apenas acho já há algum tempo que não deveria ser o titular do SLB. Em tempos confiei muito no Moreira, mas de facto, e julgo não estar muito longe da razão, o próprio Benfica não ajudou a que Moreira voltasse a adquirir a confiança que já teve, para aliar à sua qualidade, quanto a mim superior à de Quim. Nem quero entrar no capitulo se Quim teve culpas nos golos (menciono apenas que na minha opinião teve, sobretudo no primeiro), mas sim que não foi decisivo, assim como o foi Eduardo na baliza do Braga. E esta incapacidade de fazer a diferença já vem de trás...

- Arbitragem: Sem duvida aquela que pesou mais. O golo do Luisão, o penalti não assinalado (mão do jogador do Braga), a expulsão perdoada ao João Pereira são lances capitais do jogo (houve outros), uma vez que o resultado estava em 0-1... A própria expulsão do Cardozo é quanto a mim encomendada, uma vez que a unica coisa que se vê é o Cardozo a ser agredido no meio da multidão, e por 2 ou 3 jogadores. Como não dou o beneficio da duvida a esta gentalha corrupta sobre se poderá ter passado algo mais no túnel, não duvido que foi mais uma encomenda.

O aviso já várias vezes tinha sido dado (Cervan já o tinha mencionado na crónica de sábado na Bola)... Sempre que pudessem estes senhores mostraram várias vezes que estariam à espreita.

Conclusão: Gostei globalmente da equipa. O Braga não é fácil, mas quanto a mim jogámos bem, fomos superiores, tivemos mais oportunidades, embora não tenhamos massacrado como noutros jogos, e logo mais vulneráveis ficámos aos corruptos que vestem de preto. Continuo com uma fé enorme nesta equipa, pois nunca a considerei invencível e sabia que estes jogos menos felizes poderiam surgir... Continuem com esta atitude que o nosso futuro será risonho!

Por fim, espero que o Benfica não cometa o mesmo erro do ano passado e deixar estes jogos passarem impunes. Que não queiram falar agora, até poderei compreender (embora discorde), em nome da coerência face à atitude que a Direcção decidiu tomar sobre a arbitragem. Mas, não deixem é voltarmos a ter um conjunto de arbitragens semelhantes às do ano passado, é só acordarem quando é tarde. No entanto, as agressões feitas ao Cardozo no intervalo, bem como do Alan ao Ramires no final do jogo, pelo menos essas tem de ser punidas, e estando televisionadas o sumarissimo impõe-se...! Mas como sabemos, só se o Benfica o solicitar... E impõe-se que o Benfica exija a punição destes "maus profissionais", como diz o outro.

8 comentários:

  1. Estou de acordo com o post.
    Benfica sempre. Árbitros uma vergonha, quem os nomeia ainda uma vergonha maior.

    ResponderEliminar
  2. Eu fui a Braga. E finalmente leio alguém que viu o mesmo jogo que eu. De acordo com quase tudo. Apenas discordo em relação aos G.R. O Eduardo é uma armadilha igual ao Quim e aos demais GR nacionais. Em Janeiro o Rui Costa vai buscar o seu amigo Toldo ao Inter.

    ResponderEliminar
  3. Não fosse o Jorge Sousa e o Eduardo teria dado um belo frango...
    Já referi inúmeras vezes que sou contra esta política de não falar de arbitragens. Elas existem e, normalmente, prejudicam-nos. Não quero ser beneficiado mas deixem-nos ter o direito de não ter que ser perfeitos para ganhar. Se calhar, nem a perfeição chega.

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao Quim, recordo-me apenas de uma defesa de uma bola que salvo o erro o Alan rematou à figura... O Eduardo falhou no lance do golo anulado (aí quem decidiu foi o corrupto), mas noutras ocasiões decidiu, como no remate do Di Maria, do Ramires, e no fim a tirar o golo ao Keirisson... Não é o Eduardo que quero na baliza do Benfica, mas que ontem decidiu mais que o Quim, decidiu... O Quim não defende golos, defende bolas defensáveis e ainda assim falha em algumas, se é que me faço entender.

    ResponderEliminar
  5. A apreciação aos guarda-redes é um completo absurdo. É com este tipo de conversas que se mina a confiança nos jogadores. O Quim nunca foi um guarda-redse fora de série, mas é um bom guarda-redes, bem melhor do que o Eduardo. Como já foi escrito noutros comentários, o golo do Luisão seria sua responsabilidade. Dizer que o Quim defendeu o remate do Alan porque foi à figura e de seguida elogiar a defesa do Eduardo no remate do Ramires, não referindo que também foi à figura, é pura má-fé. E nem sequer referir a grande defesa do Quim num remate, salvo erro, do Mossoró é apenas mais um exemplo da intenção de quem escreveu o 'post'. Dizer que o desempenho dos guarda-redes ajudou a decidir o jogo é do mais absurdo que já tive oportunidade de ler. O que devia ter feito o Quim no remate do Hugo Viana? O único problema que pode apontar-se é não ter indicado mais um jogador para a barreira. De resto, nenhum guarda-redes conseguiria defender aquele remate. Nem o extraordinário Eduardo... Dizer o contrário é apenas uma enorme demonstração de má vontade.

    ResponderEliminar
  6. Há culpas no primeiro golo, não só da constituição da barreira mas sobretudo na decisão que tomou antes da bola partir, ou seja, "esconde-se" no local que supostamente a barreira deveria proteger o que é inadmissível... Há imagens por detrás da baliza onde é facilmente visível – visualizem por exemplo no TVGolo (video referente ao golo do Hugo Viana), nomeadamente o ultimo ângulo de repetição do golo, que mostra quase na perfeição o ponto de vista do Quim...
    Tivesse ficado onde estava e até nem era necessária uma enorme defesa (o ângulo de remate é muito reduzido...). Há mérito do Viana, mas com aquele ângulo o remate é defensável, para alguém que estivesse minimamente posicionado.
    Quanto a mim, os lances de que fala (Alan e Ramires), embora parecidos não têm o mesmo grau de dificuldade... Mas até poderei retirar essas defesas do rol de comparação.
    Pode considerar de má fé, absurda a minha opinião, mas mantenho-a porque o Quim não chegou agora ao Benfica, é um jogador experiente, e embora possa errar, ao longo destes anos não considero proveitosa para o Benfica a correlação entre os dois (erros vs grandes jogos). E sábado, mais uma vez, foi o Benfica que saiu a perder...
    O Eduardo é melhor? Não o é, apenas o utilizei por ser o GR adversário... Errou no lance do Luisão, mas por isso é que a arbitragem foi o factor mais prejudicial para o jogo, conforme referi.

    ResponderEliminar
  7. Fui ver a imagem que refere e é verdade que o Quim faz um movimento despropositado que o impossibilita de chegar à bola. De qualquer forma, ainda que não se tivesse movimentado para a esquerda, não me parece que conseguisse defender. A bola foi muito colocada, muito forte e descreveu um arco que não permitiria a defesa do guarda-redes. Posso ter sido demasiado contundente no comentário (pareceu-me haver a intenção gratuita de bater no Quim, o que infelizmente é habitual em alguns benfiquistas, quando têm e quando não têm razaão), mas reafirmo a ideia de que a diferença no jogo não esteve nos guarda-redes.

    ResponderEliminar
  8. Tudo bem, opiniões desde que construtivas, qualquer um pode ter... O que eu acho é que no sábado, antes do recital de corrupção e de largarem os toiros ao intervalo (estou para ver o que acontece aos bois de Braga, o Benfica tem de actuar...), um erro do Quim custou-nos muito... Porque embora respeite a tua opinião, esta é para mim uma bola defensável se ele abordasse correctamente o lance, sendo este decisivo para o desenrolar do jogo.

    ResponderEliminar