terça-feira, 9 de março de 2010

A virtude da vitória

Muitas vezes dou por mim a criticar, a ouvir alguém a criticar ou a ler alguém a criticar a análise de um qualquer jogo ou momento do clube com base apenas no resultado final de determinado encontro ou época desportiva. Ainda recentemente após o jogo entre o FCP e o Braga, ouvi e li várias teorias sobre o poder dos terceiros classificados da liga sagres demonstrado nesse jogo. Teorizei em jeito de critica que tal só poderia ter sido escrito e só poderia ser dito por quem não viu o jogo, e fiquei contente por em vários blogues que acompanho essa ideia ter sido espelhada. O comentário em função do resultado é uma prática consistente do futebol em Portugal, tudo é óptimo quando se ganha e muito mau quando tal não acontece seja na análise a determinado jogo como à situação do clube.
Ontem foi aprovado a emissão de um empréstimo obrigacionista pelo SLB no valor de 40 milhões de euros. Como a minha vida actualmente não me proporciona tempo para uma análise concreta sobre o assunto a única ideia que tenho é que parte deste valor visa pagar o empréstimo emitido em 2007, fui assim à procura pela blogoesfera, nomeadamente a locais que costumam pronunciarem-se sobre estes temas, opiniões, esclarecimentos. Nem uma palavra li. Se bem me lembro há um ano atrás quando se aventou a possibilidade de se proceder à emissão ontem aprovada muitas vozes se levantaram e suspeitas várias se fizeram. Hoje nada importa os resultados desportivos dizem-nos que tudo corre bem, assim espero, ainda assim permitam-me que diga, não foi criado valor que permita amortizar o empréstimo contraído em 2007, para o ano vence-se outro em valor similar ao primeiro (!!!), ainda que perceba o chuto para 2013 ano da renegociação dos direitos televisivos parece-me que a situação deveria ser melhor escalpelizada, pois quero que o Benfica vença este ano mas que continue a ganhar nos anos vindouros, mesmo até após o longínquo ano de 2013.

2 comentários:

  1. É caso para perguntar se, daqui a dois anos, iremos emitir um de 80...
    No entanto, e dado que se prevê uma subida das taxas de juro, não me parece muito preocupante que se obtenha um financiamento destes a 2% ao ano (?)...
    De qualquer das formas, relativamente há dois anos, temos agora perspectivas reais de sermos campeões nacionais, o que implicará maiores receitas, e temos jogadores para vender por montantes muito superiores a qualquer venda realizada até hoje.
    Mas o que escreves é verdade, há uma cultura resultadista no desporto e em tudo o que a ele se relaciona... Há o velho ditado "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"... Um dos seus corolários pode ser: "Em casa onde há pão, ninguém ralha e todos têm razão". O pão, no desporto, são as vitórias...

    ResponderEliminar
  2. Amanha será um jogo dificílimo!
    Estou um pouco nervoso,mas dada a nossa qualidade na frente estou tranquilo que pelo menos ganhamos na luz...

    Posso dar o meu prognostico?ok será Benfica 2 Marselha 0...

    Abraço

    Saudações Gloriosas

    ps: Visitem o meu blog de arte tenho lá alguns trabalhos ''fixes'' lol

    ResponderEliminar