quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Santa paciência

Em período de férias e sem jogos para comentar, os escribas Benfiquistas com um elevado grau de unanimidade entretêm-se a bater e criticar o Emerson.
Sinceramente custa-me a perceber tamanho asco por este jogador. Que ele seja o elo mais fraco do onze que habitualmente joga parece-me evidente, mas qual é o problema?
Alguém teria de o ser e isso não é necessariamente mau. Uma equipa de futebol é composta por vários tipos de jogadores com virtudes e características díspares mas que combinadas potenciam os pontos fortes de cada um. Emerson, neste momento, equilibra a equipa, é muito certinho, as baldas que dá não originam golos dos adversários e permite que o jogador que jogue à sua frente tenha mais liberdade ofensiva. É também pelo facto de Emerson ser mais contido que Maxi joga tão adiantado, caso o nosso defesa esquerdo atacasse tanto como Maxi, do ponto de vista defensivo, teríamos muitas mas mesmo muitas dificuldades (isso foi notório na época passada).
Faz-me confusão que se avalie um jogador que é defesa pelo que este pode oferecer em termos atacantes, pondera-se única e exclusivamente a sua técnica e poder de finta sem avaliar o equilíbrio que consegue dar à equipa em termos de posicionamento. É claro e evidente que defendo a contratação de um defesa esquerdo nesta reabertura de mercado, e espero que essa contratação possa acrescentar mais qualidade à equipa, mas isso é verdade para defesa esquerdo como para qualquer outra posição. Se me disserem que vamos comprar um n.º 10 para ser titular de caras eu concordo, se é melhor que Aimar será muito bem-vindo (mas desnecessário, é apenas uma suposição).
Se Emerson se mantiver no resto da época como titular dormirei descansado e estou certo que não será por aí que deixaremos de ser campeões, lembro que fomos campeões com um defesa esquerdo como Dos Santos, bem mais fraco que Emerson, mas com características muito similares.

14 comentários:

  1. Excente opinião.
    Ainda hoje não consegui perceber como é que o Benfica tem "tantos e tão bons" treinadores, julgadores dos dotes futebolísticos de uma equipa, etc, etc.
    Não lhes era melhor serem apenas Benfiquistas, isto é, demonstrarem em cada atitude, em cada comportamento, em cada gesto, em cada palavra, o seu Imenso Benfiquismo?
    Como o autor deste comentário demonstra.
    Onde estão, afinal, os anti-benfiquistas?!
    Cá, dentro do Benfica, auto-intitulando-se de Benfiquistas?!
    Estes cá de dentro são bem piores dos de lá de lá de fora.
    Os de lá de fora só fazem mossa cá dentro porque cá dentro encontram quem lhes faça eco e alinhe na procissão.
    Parabéns sinceros e Saudações Benfiquistas neste Natal que se deseja Feliz.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria mesmo que sofremos mais pelo nosso lado direito do que pelo esquerdo. Maxi tem feito bem mais asneiras do que o Emerson.

    Feliz Natal!!!

    http://antiporkoskorruptos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo texto e bom natal.

    ResponderEliminar
  4. Do Santos mais fraco que Emerson???
    O Dos Santos sabia cruzar e bem (o Emerson ainda não fez 1 cruzamento bom) e tinha um grande entendimento com o extremo esquerdo (Simão), bonitas jogadas se criarem entre os 2 pelo flanco esquerdo... Agora do Emerson não se pode dizer o mesmo...
    Não é apenas pelas falhas ofensivas que se critica o Emerson mas também pelas defensivas, basta ver os jogos em que apanhou bons extremos (até mesmo laterais) pela frente! Falha e não é pouco, compromete e não é pouco, o seu posicionamento é muito mau, não tivesse um Garay ao seu lado e a história seria bem diferente... Chega a nivél nacional tirando o Sporting, Porto e Braga mas para o resto não transmite a mínima segurança!
    O maior exemplo disso é que muitas vezes quando recebe a bola do guarda-redes ao dominala a bola sai pela linha lateral... Isso é mau demais!
    Temos sem dúvida que o apoiar porque neste momento é ele o dono do lugar, mas também temos que ser realistas e saber o que temos e o que poderiamos ter...
    PS - Até o Fyssas era melhor que o Emerson, não temos que ter vergonha em assumir o erro...

    ResponderEliminar
  5. O Dos Santos ao pé do 'esforçado' Emerson, é um SENHOR!
    Aliás, como qualquer defesa esquerdo de QUALQUER plantel das duas ligas principais cá do burgo. Irra.

    ResponderEliminar
  6. Repara carissimo... não nos leves a mal... não se trata de "bater no ceguinho"... porque pelo que tenho percebido ninguém hostiliza o atleta... o que se passa é que a equipa que já apresenta estruturalmente um déficit de profundidade atacante pelos flancos, com a presença de Emerson... fica limitadissima... é só isso pá... eu não tenho rigorosamente nada contra ele... ZERO! Que culpa tem ele de ser a primeira escolha? Zero. Ele serve para uma equipa que tenha pendor defensivo, não para uma equipa com pendor ofensivo como o Benfica... eh pá isso mete-se pelos olhos dentro... desculpa lá estes benfiquistas marados ;)))

    ResponderEliminar
  7. O Dos Santos pior que o Emerson? Em quê, concretamente? Não me lembro de nada, sinceramente.

    Quanto muito o Emerson está ao nível do Fyssas e... e... não sei. É mau, paciência.

    ResponderEliminar
  8. De facto já não há pachorra para tanta parvoíce.
    Infelizmente, há ditos benfiquistas que perdem mais tempo a bater nos seus, do que em apoiá-los.

    ResponderEliminar
  9. O que eu sei é que, depois de já ter duas vezes à Madeira, ao dragão e a braga, estamos a fazer o melhor campeonato dos últimos 20 ou 30 anos... Pendor ofensivo? Eu quero é pendor vitorioso!

    ResponderEliminar
  10. Queremos todos, João Tomaz, obviamente. Mas objectivamente, o que há assim de tão bom no Emerson? Não vejo nada.

    ResponderEliminar
  11. está porreira esta nova configuração...

    só faltam aqui umas bandeiras do Benfica:)

    ResponderEliminar
  12. É isso mesmo João Tomaz, eu também tenho é sede de futebol de vitórias! Mas boa parte dos benfiquistas têm é sede de malhar em alguém. Como por agora tem sido difícil malhar no presidente e também no Jesus (sempre vão conseguindo, mas enfim), há que arranjar um bode espiatório para descarregar.
    Quantos golos já sofremos provenientes do lado esquerdo?!?

    ResponderEliminar
  13. Quero desejar a todos os membros deste fantástico blogue os meus votos de um Santo e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado a todos! Um bom natal para vocês também!

    ResponderEliminar