quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ano 0 (zero)

Tenho lido muita opinião acerca da presente temporada, catalogando-a como ano zero. Este catalogar implica que o ano passado foi o ano -1. Este ano só representa o ano zero em termos de direcção, é o ano zero do Rui Costa, é o ano zero do “projecto” Rui Costa. Em termos de plantel, este ano é claramente a continuação do ano anterior, com um treinador novo é verdade, mas na minha opinião isso é pouco importante, pois o plantel, a sua constituição a sua estrutura base é que definem a valia do clube para o futuro e não este ou aquele treinador.

Posto isto, pergunto a todos, será mesmo o ano zero?

Eu creio, tenho fé, ou esperança que assim seja mas não estou tão certo disso. Um ano zero implica uma base. Uma estrutura de plantel base que poderá ser retocada aqui e ali no sentido de a tornar mais forte. Essa estrutura base, esse núcleo duro da presente época está formado e parece-me mais ou menos unânime: Luisão e Maxi na defesa, o Grego (Katsouranis) no meio campo e Aimar e Reyes no meio ofensivo. Desta base muito provavelmente não continuarão o Reyes e o Katsouranis, ou seja, a base fica reduzida a 3 elementos, sendo que um deles não tem justificado a contratação e o outro apesar de estar a fazer uma época muito boa, não cria consenso entre os adeptos. Para ser um ano zero não deveríamos ter mais opções que isto? Eu julgo que sim, ainda assim nem tudo está mal, pois julgo também que temos uma boa fornada de suplentes (Miguel Vítor; Ruben Amorim; Sidnei; Carlos Martins; Cardozo; Quim; Moreira; David Luiz), só faltam os titulares e o completar desse núcleo duro, o que não é pouco.
Resulta das minhas palavras que muito provavelmente não estaremos ainda no ano zero, estaremos ainda num ano -1 o que faz com que o ano passado tenha sido o -2, ou seja, temos trajecto, não sei é se haverá tempo para fazer o caminho.

3 comentários:

  1. Então o reyes não vai ficar? Já é uma certeza?

    ResponderEliminar
  2. Não é uma certeza é uma forte convicção...

    ResponderEliminar
  3. A todos os benfiquistas desejo uma Feliz Páscoa.
    Saudações

    ResponderEliminar