quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conseguiremos ser lúcidos?

A discussão aquece nos fóruns benfiquistas. Há os que querem ver rolar cabeças e os que acham que apenas somos vítimas do sistema e que só jogámos assim na Reboleira porque o Proença assinalou aquele 'penalty' há dois meses no Porto. Faz lembrar o ditado popular "em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". É evidente que o papel das arbitragens é fundamental, mas devemos olhar um pouco para casa. Esqueçamos por um momento quanto odiamos o clube lá de cima e que, para nós, o Benfica é e sempre será o maior. Conseguiria a nossa equipa fazer o que os outros fizeram ontem em Manchester? A resposta é óbvia e frustrante.

A época de 2007/2008 é uma das piores da história do Benfica e ninguém nega que a qualidade dos jogadores deixava algo a desejar. Mas o que é certo é que alguns dos melhores saíram: Nélson, Léo, Petit, Rui Costa e Rodriguéz. Arrisco-me a dizer que só o primeiro foi substituído convenientemente, pois Maxi Pereira tem feito uma temporada de qualidade. Quanto ao resto, não temos um defesa-esquerdo melhor do que o brasileiro, o Petit é incomparavelmente melhor do que o Yebda, o Aimar parece mais velho do que o Rui Costa e o uruguaio vale mais do que o Reyes (basta comparar o que um e outro têm feito ao longo da época). É certo que ficámos entusiasmados com a chegada de um jovem treinador que aparentava vir cheio de vontade de ganhar. E quem não viveria na ilusão do sucesso com a contratação de nomes como Aimar, Suazo e Reyes? O problema é que não passaram disso mesmo, de nomes. O seu rendimento tem sido pobre. Passámos o ano à espera do aparecimento do grande Aimar, da explosão do Reyes que brilhou em Sevilha e Londres e de um Suazo de plena saúde. Ainda hoje estamos. Se calhar, é no sábado, diante da Académica... Quanto à ambição do treinador, basta ouvi-lo.

Falando das exibições, um comentário é suficiente: não sei se jogámos pior no domingo ou na anterior ida à Reboleira, quando, de forma lamentável, perdemos o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Soluções? Não tenho uma varinha mágica, mas uma coisa não pode acontecer: dar-se confiança ao actual treinador à espera que algo extraordinário aconteça na próxima época e despedi-lo ao primeiro percalço. Já vimos esse filme demasiadas vezes...

19 comentários:

  1. Assino por baixo...
    Essa é uma decisão que, a ser tomada, é de agora até ao final da época.

    ResponderEliminar
  2. Estou 100% de acordo e tambem assino por baixo

    ResponderEliminar
  3. Pelicano, tomando essa decisão de despedir o treinador até ao final do campeonato, eu enquanto sócio do SLB tenho ou não legitimidade para exigir a esta direcção que se demita e convoque eleições antecipadas?

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, não. É mais um acto de gestão para ser avaliado caso a actual direcção se recandidate quando as eleições ocorrerem.

    ResponderEliminar
  5. Despedir o treinador agora não faz sentido. Se entenderem que não serve, dispensem-no no final da época. Se acharem que continua a ser a melhor solução, terá de resistir ao primeiro empate ou derrota de 2009/2010.

    Eagle84,

    Já vivemos um caso de demissão dos órgãos sociais e convocação de eleições antecipadas na sequência do despedimento do treinador. Foi em 1997. Lembras-te do que aconteceu, não lembras?

    ResponderEliminar
  6. Glorioso13385: Repara que eu referi-me à tomada de decisão e não à acção. O treinador deve ir até final da época mas é bom que, pelo menos, caso se pretenda mudar de treinador, que o próximo esteja já mais ou menos assegurado.

    Eagle84: Ia precisamente referir que nunca vi nada mais estúpido que a demissão do Damásio após ter despedido o Manuel José...

    Se calhar, desta vez, o projecto até está bem montado e somente se falhou no treinador... obviamente que esta possibilidade é uma fé.

    ResponderEliminar
  7. Eu não pretendo que a história se repita, até porque da minha parte nunca votei no V.A.

    Agora, estou a falar de um ponto de vista meramente teórico, é óbvio que não me agrada esse cenário de eleições antecipadas. Mas não terei eu, e outros sócios, legitimidade em exigir uma direcção diferente da actual que, friso, do ponto de vista desportivo, não acerta todos os anos nas contratações (não vamos meter todos no mesmo saco) e na equipa técnica, que vende jogadores nucleares e titulares em alturas cruciais, que despede treinadores no início do campeonato e que não consegue aguentá-los mais do que uma época.

    Sinceramente, anseio mais por uma nova direcção que me traga equilíbrio e crescimento sustentado no plano desportivo do que por um novo treinador, mas também não quero aventureiros!

    ResponderEliminar
  8. o benfica não precisa de treinador e nem de outros jogadores, o que existe é suficiente para organizar.
    se o slb quiser ser grande como é, a urgência reside em colmatar a falta de gestão de balneário.
    é preciso que o benfica tenha um modelo de gestão capacitado para gerir uma época convenientemente, antecipando-se aos precalços e vá dizendo ao preparador físico/ treinador qual o método que deve seguir para atingir o objectivo e não o contrário, como ainda se teima em fazer.
    com estas linhas já traçadas, caberá depois ao corpo técnico adequar os meios que se lhe exige. agora apostar tudo num treinador e ficar à espera dos resultados é a maior palermice que se pode aconselhar.
    em portugal até há muito bons treinadores, existem é poucos clubes capazes de poder gerir conveniente e adequadamente.
    um modelo profissionalizante que o benfica tem negado, sabendo que é assim que o clube da invicta sempre fez, daí a enorme diferença.
    que faria o jesualdo no benfica desta vez??? o mesmo que o fernando santos fez!
    e acreditam que o mourinho vinha salvar o convento??? náááh, ele só procura clubes com poder, coisa que o benfica não tem ainda por andar distraído.
    já quanto aos sócios e suas opiniões, na maioria das vezes, é dar-lhes papel higiénico para que limpem a tola cabecinha sempre que venham com as tais idéias de merda!

    mas acredito que a actual direcção consiga arrumar a casa, para isso vai trabalhando e bem!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o Eagle, já é demais tanta mediocridade e instabilidade todos os anos...se despedirem o treinador que ao menos a bem do clube façam eleições antecipadas.Mas como o LFV está agarrado ao poder que nem uma lapa, e o Rui Costa vai na conversa, vão mais uma vez ser lançados como trunfos eleitorais um novo treinador mais uma camião de jogadores. Até para o ano, quando a cena se repetir exactamente da mesma forma, já que não acredito que qualquer treinador ganhe no 1º ano de clube, partindo do zero.

    ResponderEliminar
  10. Se calhar, o nosso problema é que ele não está agarrado ao poder... a seu tempo, veremos...

    ResponderEliminar
  11. Conseguiria a nossa equipa fazer o que os outros fizeram ontem em Manchester? A resposta é óbvia e frustrante.

    Obviamente não porque as “condicionantes” do futebol nacional não são iguais para todos. Quando as coisas estavam a correr-nos bem empurraram-nos para baixo e com muita força. Tendo sucedido o inverso aos “bons rapazes do norte” quando se encontravam perto do abismo. O Jesualdo estava com os dias contados e a politica de aquisições onde imperavam os “grandes jogadores de hoje” Fernando, Tomas Costa, Mariano, Farias era alvo de chacota.

    Exemplo Paulo Assunção tal como Doriva e Paredes eram trincos excepcionais e peças fundamentais do clube do regime. Assim que foram transferidos para o estrangeiro e todos eles para clubes de menor dimensão o seu valor desapareceu. E em todos os casos pela mesma razão. Índices de confiança. Em Portugal podiam “ser agressivos na ocupação do espaço” expressão muito caro aos nossos doutores da bola que eu em português traduzo para canelada até ao pescoço com total impunidade. Isso permitia-lhes acreditar que eram muito melhores do que o seu real valor. E mais uma vez digo para quem praticou desporto de alta competição faz toda a diferença. Assim como o contrário diminui. Exemplo, Reyes, entrou em grande forma, com belíssimas exibições. Nos jogos seguintes tudo foi permitido aos seus adversários na marcação que lhe exerciam sem a respectiva acção disciplinar.

    Eleições, os mandatos são para ser levados até ao fim. Só aceito eleições antecipadas em casos muitíssimos excepcionais que não se prendam pelo resultado de um jogo a cada domingo.

    Esta época para o bem ou para o mal ficará marcada pelo menos com a conquista de um troféu facto raro nos últimos anos.


    Questão Consequente ás Vossas Opiniões

    Afinal quem é o culpado é o Treinador ou o Director Desportivo?
    As aquisições, ao que se sabe apenas duas (Reyes e Balboa) foram solicitadas pela equipe técnica todas as outras são da responsabilidade do nosso Director Desportivo que por sua vez também é o responsável pela escolha do actual treinador.

    p.s Novo técnico, que dizem do nome de Jesualdo Ferreira á beira de se tornar tri-campeão nacional e semi-finalista da Liga dos Campeões? Ou voltando ao Benfica fará um downgrade na sua competência.

    ResponderEliminar
  12. A responsabilidade da escolha do Quique é do Rui Costa. Obviamente, a culpa também é sua.
    Ao que julgo saber, apenas o Ruben Amorim não foi solicitado ou avalizado pelo Quique.

    ResponderEliminar
  13. Pelicano, se ele não está agarrado ao poder, mais uma razao para ( caso despeçam o treinador) o demonstrarem pedindo eleições antecipadas.
    Já não é serio depois de sucessivos falhanços embarcar noutra aventura populista e demagógica de mais um novo ciclo, bem como compremeter-se com decisões que no futebol saiem muito caro ao clube, caso se opte depois por um novo projecto.

    ResponderEliminar
  14. Amigos

    já repararam que estas conversas começam a ter caruncho? Chega !!!!
    As evidências não mentem. Não tenho nenhuma bola de cristal e muito menos a virtude de ter o conhecimento absoluto. Nesta terra há quem trabalhe melhor,...com ou sem influências subversivas,....há quem tenha resultados. Não me interessa se temos ou não um plantel "xpto". Na minha opinião é uma BOA MERDA. É que isto de ficar com os restos tem muito que se lhe diga. Sábado lá estarei, com a minha gente, a puxar pelo Glorioso. Nem sequer vou pensar no resto, no enquadramento da época, nas ligações sijas dos "de lá de cima". Vou por Paixão. E sinceramente não quero saber do resto. Agora, uma coisa é certa. No pós 25 Abril, contamos pelos dedos os nossos titulos. E se são obra do acaso ou de uma suspensão temporária da "aplicação do sistema", então faça-mo-nos mais inteligentes e sejamos nós a controlar o sistema. Afinal quem é "o maior"?

    Nota: admitindo que junto dos mais atentos possa causar alguma duvida relativa à coerência (ou falta dela) do meu discurso,....é assim que penso. CHEGA. TOU FARTO DE SER O CABEÇUDO!

    ResponderEliminar
  15. Penso que este post é esclarecedor assim como muitos dos comentários. A questão da confiança é fundamental e nesse particular o Mleal tem razão. Eles tem sempre as costas quentes nos momentos dificeis, depois a máquina engrena e arranca.
    Mas há uma coisa que é certa estamos numa encruzilhada. Saber se devemos dar mais uma oportunidade a um treinador que já demonstrou que está desconfortavel e desagradado, com o quê? não sei.
    Ou por outro lado contratar um novo treinador, desde já gostaria de dizer que no inicio concordei com a aposta, mas passados estes meses, tenho de dizer conscientemente que me quer parecer que foi uma aposta falhada. Apostar num treinador que não consegue compreender que a grandeza do clube se deve projectar no relvado, não é bom.
    Acho que deviamos ter um rumo na formação, e apostar num treinador como O Jorge Jesus, não sabe falar, é certo, mas este fala bem e ri-se bem e a equipa arrasta-se, aquela joga para ganhar, e acho que devia ter uma oportunidade no Benfica porque conseguiria exponenciar a grandeza do Benfica. É só uma opinião. Respeito outras, afinal todos queremos ganhar!!

    ResponderEliminar
  16. o problema é que tu estás contribuir para a grandeza dos outros e para o fracasso do Benfica. também pediste a cabeça do Trap? do Koeman? do FS? com certeza que sim e com certeza eras daqueles que, no início da temporada, querias tempo e paciência para construir um Benfica vencedor.

    o problema é que o Benfica mata-se por dentro.

    cumprimentos,

    tiago pinto

    http://footballdependent.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Excelente post Glorioso 11385...

    espero que não sejas considerado anti-benfiquista ou até portista por este post...

    é que hoje em dia para se ser benfiquista é preciso pelos vistos dizer mal do Pinto da Costa todos os dias...

    é de posts destes( assim como os do Pelicano e outros benfiquistas aqui neste grande blog do Benfica) que me dão alguma esperança no futuro do Benfica......

    estou farto que no Benfica se perdoe tudo e mais alguma coisa e se pense que está sempre tudo bem....

    no campeonato já nos roubaram em 10jogos este ano e devíamos ser líderes mais que isolados....

    mas por exemplo na UEFA foi uma vergonha a nossa participação tendo em vista o investimento e a ilusão que a todos nós foi criada....

    espero que não te importes mas vou usar este post no meu a seu devido tempo....

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  18. Já agora mais uma pergunta, as eleições são em Outrubro, não é? O mais provável é k seja esta direcção a continuar no poder mas mesmo assim, fará sentido trocar de treinador quando haverá eleições em Outubro?

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Pelicano, engana-se, o homem está mesmo agarrado ao poder e se perder as eleições, como espero, em Outubro, só o tiram de lá com uma grua. E mesmo assim, não sei se não se barrica dentro do seu gabinete. Uma coisa é que ele possa choramingar lá dentro a dizer que está farto e que não sei o quê. Outra coisa é sair pelo próprio pé e isso posso garantir-lhe que não sai. Ao rapaz que aconselha papel higiénico aos benfiquistas que não se conformam com o actual estado do clube, meu caro, aproveite esse papel higiénico para limpar a bela merda que escreve.
    Quero o Benfica a ganhar. Quero Vieira na rua. Depois disso, o treinador é indiferente.

    ResponderEliminar