segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sejamos lúcidos

Deja vu é a expressão que melhor se encaixa no meu pensamento. Há várias semanas que a minha paciência se esgotou para com este Benfica. Não consigo ou não tenho conseguido aliar-me da critica fácil, do bota abaixo puro e simples, do gritar em plenos pulmões que estou farto. Já não consigo perceber quem é mais culpado, o treinador, a direcção, os jogadores, os adeptos, todos, nenhum. Há um ano atrás o sentimento era o mesmo, não exactamente pois este é mais um ano desta triste realidade que nos acompanha. Outra diferença está na percepção da culpa. Lembro-me de frases que faziam todo o sentido e que hoje também o poderão fazer:
Despedir ou substituir o treinador não é solução, pois este não é o problema faz parte do problema.
Sejamos então lúcidos, o ano passado a saída do treinador revelou-se catastrófica, não cometamos o mesmo erro...

11 comentários:

  1. Decida-se, e rápido, quem será o treinador na próxima época. Planeie-se a época com esse treinador. Defina-se o tipo de futebol pretendido, escolham-se os jogadores a dispensar, emprestar, vender, comprar, promover. Pague-se a indeminização ao quique apenas no final da época. É simples. Já sei o valor da indemnização, talvez isso queira dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma fuga para a frente, pague-se a indemnização a este venha mais uma camioneta de jogadores, que depois se esta direcção perder as eleições, muda-se novamente de treinador, pagam-se novas indemnizações e vem mais uma camioneta de jogadores...é esta pobreza e idiotia que faz o Benfica perder campeonatos atras de campeonatos, sem nunca construir uma estrutura forte. este é o mesmo tipo de raciocinio que estve por detras da saida dos treinadores e jogadores anteriores, nenhum serve, são todos maus.Nunca se aprende nada.

    ResponderEliminar
  3. o erro deste benfica foi trazer o quique e nao o laudrup!!!!!as equipas do quique sempre jogaram assim(getafe,valencia)nao foi para mim uma sorpresa...um abraço amigos desde a catalunha......

    ResponderEliminar
  4. o erro deste benfica foi trazer o quique e nao o laudrup!!!!!as equipas do quique sempre jogaram assim(getafe,valencia)nao foi para mim uma sorpresa...um abraço amigos desde a catalunha......

    ResponderEliminar
  5. Caro Pelicano

    Fiquei com a ultima frase a moer. Sobre a lucidez, o que poderemos dizer mais ? Esperar para ver. Talvez analisar exemplos de fora, casos de sucesso. Em Manchester já se prepara a sucessão do Ferguson. Há nomes e um deles é o do José Mário. Mas, as velhas glórias já se manifestaram contra. Bobby Charlton e Bryan Robson estão contra. Ninguém questiona as qualidades do treinador mas daqueles discursos prevalece uma questão cultural. O United não defende. Por miudos, em 1º o clube, as ideias, as convicções. Depois sim, traça-se o perfil e contrata-se. Será que temos este espírito?

    Nota: hoje fui com os pequenos fazer a visita ao estádio. O museu, o camarote, balneários, etc. Fui fazer a minha parte para assegurar a continuidade da minha / nossa familia. O problema é que, e apesar de bem recebidos, a visita limitou-se a sermos guiados pelas instalações, i.e., um funcionário mostrou as instalações. É preciso mais, muito mais. É preciso paixão, é preciso acreditar que se está a trabalhar numa Instituição ímpar. Está a faltar. Está a faltar...muita coisa!

    ResponderEliminar
  6. Já sabem que sou a favor da continuidade do treinador mas começo a ficar sem argumentos, ou pelo menos não consigo contrariar os argumentos de quem o critica. A verdade é que ele está a precisar de um verdadeiro ensaio de lucidez! Ou muda a sua forma de abordar o jogo aqui em Portugal e em particular a forma como o nosso clube joga, ou então não vamos a lado nenhum. É novo, pode ser que aprenda, ou então que alguém lá dentro o faça sentir isso, a começar pelo nosso director desportivo.

    ResponderEliminar
  7. JML: A última frase do meu comentário? Falou-se no valor o que me faz depreender que há conversas...
    É precisamente esse o problema do Quique: A (ausência) de cultura benfiquista. O que me assusta ainda mais foi o esforço do Rui Costa em contratá-lo... Se até o Rui Costa que foi o jogador que foi, que parece inteligente, que é benfiquista dos puros e se engana assim ignorando por completo o tipo de futebol praticado pelo Getafe e Valência quando treinados pelo Quique, estamos bem lixados... pode ser que seja erro de principiante...

    ResponderEliminar
  8. Eagle84: Julgo que não haja, por parte de qualquer benfiquista, o desejo que um treinador chegado há tão pouco tempo, seja despedido...
    O que fazer, quando, para o ano, entrarmos na primeira jornada do campeonato, depois de mais alguns milhões de euros gastos, a jogar a mesma porcaria de futebol?
    Para quem tem resultados fracos como o Quique, o tipo de futebol que a equipa apresenta teve uma condescendência desmesurada e nunca vista... Ano zero? Uma época cheia de zeros...
    E acrescento inside information... não somos só nós, grande parte dos adeptos, que não gosta do tipo de futebol implementado... e não falo da direcção que aí já não me restam dúvidas...

    ResponderEliminar
  9. Special K: O comentário anterior também serve para si... Ir para a frente, neste caso, nunca seria uma fuga... Se for, uma fuga disto não poderá ser para pior porque daqui, pouco virá.

    ResponderEliminar
  10. A proposito de cultura e história, (e agora vou ao limite da polémica)....Rui Costa !! Será que é quem nós precisamos ? Como jogador foi dos melhores do mundo, como dirigente / gestor está a estagiar no Benfica,....como benfiquista....de certeza que não é mais que eu! Assim, so me falta ter sido um craque da bola para poder assumir o cargo de director desportivo do benfica.

    ResponderEliminar
  11. E quando é que isso resultou Pelicano? Quando? Não basta olhar para o historico e ver que o problema reside aí?
    Um dos problemas do benfica é a falta de solidariedade nas horas más...tudo salta do barco.
    Nestas horas é que se vê do que um líder é feito...a melhor decisão da dupla Vieira/veiga foi não terem despedido o Trapp...a pior decisão do Vieira foi ter despedido FSantos no inicio de época...que se aprenda algo. falar é facil, fazer é um pouco mais complicado.

    ResponderEliminar