domingo, 19 de abril de 2009

DE PENALTI E GOLO EM FORA DE JOGO A CAMINHO DO TETRA

A história que nos vão vender:

Apesar do forte investimento e do bom início de época, o Benfica não conseguiu organizar uma equipa forte e acabou por se ir abaixo. As provas? 3º classificado a 8 pontos do primeiro, má participação europeia, más exibições nesta altura da época.

O FCP, para não variar, tem uma estrutura muito forte, conseguiu dar a volta ao mau início de época e tem ganho os seus jogos com facilidade. Provas? Líder com 4 pontos de avanço. A boa campanha europeia, com eliminação à tangente nos quartos de final pelo campeão europeu prova que a vantagem na Liga não há-de estar relacionada com as arbitragens.

Basta ver aliás os jogos contra a Académica das últimas duas jornadas. O Benfica perdeu 0-1 em casa, o FCP ganhou 3-0 fora.

A realidade

Independentemente de tudo o resto e das fragilidades e forças das equipas em causa, os factos são os seguintes:

- Nas 25 jornadas que levamos de campeonato, o SLB teve 6 penaltis a favor e 4 contra (dois contra o FCP);
- O FCP teve 8 a favor (com os tais dois contra o SLB) e, pasmem, 0 contra.

Na primeira volta, o saldo era de +1 para o SLB e de +3 para o FCP. No entanto, na segunda volta, quando o FCP arranca então para o tetra, o saldo nestas 10 jornadas é de +1 para o SLB e +5 para o FCP. Na altura em que se define o campeonato e em que as equipas moralizam e partem para o título ou desmoralizam e vão por aí abaixo, o saldo é esclarecedor.

Assim, só em penaltis (e nem vamos entrar em mais pormenores, como os golos limpos anulados ao SLB contra o V. Setúbal, o Nacional e a Académica, por exemplo, em jogos em que o SLB perdeu ou empatou), o saldo do SLB é +2 e o saldo do FCP é +8, com o pormenor interessante de dois destes serem no confronto directo. Ou seja, bastando esses dois penaltis não serem marcados, a diferença pontual entre os dois seria de... apenas 2 pontos. Impressionante, não é?

Ultrapassando a questão dos penaltis, o caso dos jogos com a Académica é paradigmático:
- O Benfica perde 1-0 em casa, com 3 bolas aos postes, uma exibição muito boa do guarda redes da académica, um golo mal anulado e um penalti não assinalado.
- O FCP ganha 3-0, com um penalti não assinalado a favor do adversário (à beira do intervalo e quando o resultado estava 0-0), um penalti e um golo em fora de jogo.

Assim, aquilo que pareceria uma disparidade de resultados e de qualidade de equipas, limpando o critério arbitragem, transformaria radicalmente os resultados.

Quanto à questão europeia, é naturalmente uma falácia, dado que destas, dificilmente se podem tirar ilações.

Por exemplo, o Benfica em 2005/06 foi aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo futuro campeão europeu Barcelona, eliminando o Campeão Europeu Liverpool com duas vitórias e nem por isso deixou de acabar em 3º no campeonato.

O FCP foi também aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo campeão europeu. Dos oitavos de final para a frente, teve 3 empates e uma derrota, o que o deixa com uma participação de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas? Impressionados com esta campanha? Eu não estou.

A realidade é que esta equipa que fez esta campanha 'brilhante' só conseguiu marcar golos à outra equipa que fez a campanha péssima de penalti.

Notem que com tudo isto, o que estou a dizer não é que este Benfica é melhor equipa que este FCP, ou que jogou melhor, ou que merece ganhar o campeonato, ou o que seja.

A questão é sobretudo de que à partida já os dados estão viciados e dado que todos os factores interagem entre eles (as arbitragens com a moral das equipas com o apoio dos adeptos com a estabilidade directiva e por aí fora) o FCP começa sempre com tal vantagem que para o Benfica (ou o Sporting, lá por isso) ganhar o campeonato tem de ser muito superior e não apenas equivalente ou só melhorzinho. E ainda o que mais me espanta é que apesar dos factos serem por demais evidentes, não acontece nada e ficam todos satisfeitos com a versão que nos é vendida.

11 comentários:

  1. “Estou farto do campeonato da vergonha que é esta Liga!
    Viram no jogo de Coimbra a quantidade de faltas que a Académica fez à entrada da área até ao golo dos Corruptos? 5 faltas e uma data de perdas de bola!... Vergoonha!
    E se como isto ainda fosse pouco vejam a quantidade de jogadores do s Andrades que estão soltos de marcação na área num livre que já ia na quarta ou quinta "repetição"!!!

    Já não se aguenta esta pouca vergonha!|

    ResponderEliminar
  2. Nostradamus estava certo. O Livro do Apocalipse já o havia profetizado. Quando um treinador de uma equipa que tem jogadores emprestados pelo Gabinete de Prospecção da Torre das Antas e que já não vence em casa o FCP há 35 anos, quando um assalariado do FCP que já havia ganho o sempre cobiçado prémio «Funcionário do mês» por ter treinado o União de Leiria olhando sempre para baixo em jogadas de dúvida contra o FCP, quando esse mesmo treinador se vem queixar no «flash-interview» que havia sido espoliado um penalty à Académica, só poderemos antecipar que o Fim do Mundo está próximo. O que é que poderemos esperar mais? Que Guilherme Aguiar apoie uma candidatura de Carolina Salgado à Presidência da Liga? Que Jorge Costa confesse que provocou George Weah e que mereceu levar nas trombas? Que António Tavares Teles coloque o hino do Benfica como seu toque de telemóvel?
    PS- Sou só eu que acho que o Domingos nunca mais voltará a treinar uma equipa da Primeira Liga depois das suas declarações de hoje?

    ResponderEliminar
  3. qual é a surpresa? tem sido assim nos ultimos 20 anos...

    ResponderEliminar
  4. Todos sabemos como isto tudo funciona.

    Num campeonato normal tinhamos chegado ao VAZADOURO DO DRAGAY com 5 ou 6 pontos de avanço, e chegamos atrás.

    Mesmo não contando os tais pontos, teriamos de lá saido (depois de um verdadeiro BAILE DE BOLA!!!) na frente do campeonato.

    Sim... fizemos jogos maus... mas fizemos excelentes jogos que muitos parecem esquecer.

    O que se passou hoje em Coimbra foi gravíssimo. E mais gravíssimo é um treinador que na semana passada foi claramente beneficiado, protestar hoje menos do que protestou na semana passada.

    Mesmo que sejas muito superior, vais sempre levar com os Paixões, Olegários, Duartes, etc... e com os delegados e com os jornaleiros avençados.

    ResponderEliminar
  5. No Campeonato deste país o SLB Entra em campo sempre contra 14...

    ResponderEliminar
  6. Mas alguém de bom senso pode acreditar nesta liga corrupta ? Eu não acredito.Esta liga já foi, e o próxima também, aposto com quem quiser, neste País só o Vale e Azevedo é que pode ser preso, o Corrupto mor e seus acólitos ainda se riem de nós.

    ResponderEliminar
  7. Luis Cebola "Verdadeiro"20 de abril de 2009 às 00:50

    Epá estava aqui a ler o teu post nem acabei de ler e a ver o domingo desportivo q tinha gravado na rtporto 1 hj ñ esta lá o carlos daniel esta outro avençado qq , ñ é o espanto qnd o ex treinador adjunto do fucolporco q é comentador do prog diz esta coisa impressionante e inacreditavel ,passo a citar vou me rir um bocado calma ai lolololollolololololololololololol

    "Este terceiro golo do porto é um hino ao futebol ,simplicidade d processos magnifico independentemente de estar fora de jogo "acaba ele com uma tremenda cara de páu ....vergonhoso mesmo incrivel esta liga da mentira!!!!

    Assim é impossivel ser se campeão neste fut podre

    viva o benfica

    ResponderEliminar
  8. Confesso que pensei que o post fosse do Mleal :)
    --
    Concordo e assino por baixo.

    ResponderEliminar
  9. Bravo AMC.

    "E ainda o que mais me espanta é que apesar dos factos serem por demais evidentes, não acontece nada e ficam todos satisfeitos com a versão que nos é vendida."

    Sublinho este periodo do teu post reflectir a minha maior dor enquanto Benfiquista.

    A critica maior que faço à actual direcção é a suave politica de comunicação adoptada.

    É obrigatório que denunciemos sempre que somos prejudicados e sempre que os outros são beneficiados. E não apenas a propósitos de g.p. ou golos invalidados. Mais importante seria falar dos critérios disciplinares distintos em função das cores das camisolas e da forma de jogar adoptada pelos restantes competidores quando nos defrontam. Leia-se aplicação inteligente dos índices de agressividade nas marcações directas aos nossos jogadores por tudo lhes ser permitido.

    Exige-se que a direcção também aponte o dedo aos que temem os poderosos e compactuam com a batota. Convido-vos a procurarem a constituição da equipa Nacional nos jogos contra os 3 grandes ou a recordarem o espalhafato do Jorge Jesus frente ao Glorioso e o silêncio quando defrontou o clube do regime.

    Uma certeza tenho, pior não teria sido caso assim tivéssemos actuado. A protecção ao plantel e equipa técnica teria sido outra e provavelmente não andaríamos a discutir a continuidade do treinador para gáudio dos nossos adversários.

    Pelicano

    Tens razão poderia ter sido eu a escrever :) com o devido respeito ao autor pelo magnifico post.

    ResponderEliminar
  10. Perante factos não há argumentos. Ainda assim se tivessemos sempre a atitude competitiva dos dois ultimos jogos, não andariam metade dos Benfiquistas a pedir a cabeça do treinador, estaria tudo unido na luta e na exposição desta vergonha.

    ResponderEliminar
  11. A vergonha que reina à mais de 20 anos, será Benquerença um novo Calheiros? ou Guímaro? ou José Silvano? ou José Pratas?, ou, etc, etc, etc?

    ResponderEliminar