quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Hasta la victória siempre"

Para se chegar a um determinado objectivo por vezes somos confrontados com escolhas aparentemente difíceis cuja opção tomada irá necessariamente influenciar o trajecto e/ou o atingir do objectivo final. A nossa equipa de Basket tem feito uma época ímpar quase sem mácula. À entrada para a última jornada da fase regular, apenas tinha uma derrota (sendo esta decisiva para o não atingir de um objectivo - Taça de Portugal - mas perfeitamente desculpável face às contingências de calendário e de plantel à data) e podia escolher entre dois caminhos condicionantes do que resta da época.
O jogo era frente ao FCP (nada decisivo para as nossas cores), diga-se que apesar da classificação destes trata-se de uma equipa com bastante qualidade, uma das melhores do campeonato (apesar de mau trajecto até aqui) e uma clara candidata ao titulo.
A 1ª opção, era ganhar, com a vitória batíamos um record (positivo, o que nos últimos tempos é raro), naturalmente manteríamos o 1º lugar e condenávamos os nossos adversários ao 8º lugar e último de acesso ao Playoff, o que significaria um novo embate (decisivo) na 1ª ronda das referidas eliminatórias. Relembro que os nossos jogos com esta equipa foram sempre muito complicados, decididos no último segundo, em que o mérito mas também a sorte esteve do nosso lado, mas do ponto de vista estritamente desportivo com excepção de um jogo (este mesmo que estou a mencionar) nunca fomos superiores.
A 2ª opção, era perder, manteríamos o nosso lugar (1º), não teríamos o record, mas o nosso adversário na 1ª ronda seria o Guimarães ou mesmo o Barreirense, o que em teoria (e só um verdadeiro descalabro não seria assim) seria um "passeio" até à final. Estaríamos desta forma mais perto do nosso principal objectivo (ganhar o titulo).
Escolhemos a 1ª opção, claramente a mais difícil. Julgo que o clube a todos os níveis deve ser gerido de uma forma profissional e fazer bem o trabalho de casa. Neste caso o profissionalismo indicava que deveríamos ter perdido o jogo, era o caminho certo, não foi a opção tomada, alguém pode censurar?
PS: Eu gostava de poder censurar, mas a verdade é que não consigo e espero que não venha a ter motivos para fazê-lo.

8 comentários:

  1. Os primeiros dois jogos são já este fim-de-semana, sábado às 5 e Domingo às 6...
    Como deves imaginar, este foi tema de conversa, todos tinham, e têm, a consciência que se deveria perder, no entanto, não está na génese dos campeões jogar para perder e, a bem da verdade, se as coisas correrem normalmente, o grande problema é para o porto.
    Ao longo da época, jogámos 3 vezes com o porto. A vitória mais fácil foi no porto. Na taça de Portugal, foi um lançamento do Diogo Carreira no último segundo que nos levou ao prolongamento. Desta vez, o jogo parecia estar ganho e complicou-se no final. Cada jogo teve a sua história e, de parte a parte, houve condicionantes.
    Eles criam-nos problemas, na minha opinião, por 3 razões:
    - Têm um poste muito forte e pesado (problema atenuado com a contratação do Elvis Évora);
    - Têm uma equipa alta e "conseguem" parar o Ben Reed principalmente, quando o Paulo Cunha está bem;
    - Por terem a equipa muito alta, as nossas trocas defensivas habituais não são tão eficientes, principalmente porque o Diogo é baixo e fraco defensor e o Minhava é mau defensor. Quando o Elvis não está em campo, as penetrações dos bases tornam-se muito perigosas...
    No entanto, é preciso ver que este último jogo parecia que ia ser uma vitória fácil mas depois complicou-se porque o nosso treinador não quis cansar a equipa e, a dada altura, estivemos em campo sem o Elvis e o Doliboa ao mesmo tempo... Além disso, tanto o Sérgio como o João Santos estiveram em dia não nos lançamentos de 3 pontos, juntos marcaram, salvo erro, 3 em 13 triplos... basta ver as estatísticas, o normal seria terem marcado 6 ou 7...
    Penso que o nosso favoritismo é indiscutível... com maior ou menor dificuldade, o mais provável é ganharmos 3-0, quando muito 3-1, assim tudo corra normalmente, incluíndo aquelas pequenas questões que temos discutido ao longo da época não se verificarem...

    ResponderEliminar
  2. Atenção que eu vi o jogo no Porto e fácil é que não foi. Ganhámos com um cesto do Sergio Ramos no último segundo, cuja bola esteve perdida. Aos safanões lá ganhou e depositou a bola no cesto, foi uma fézada.
    Para a taça foi sorte e Marçal, que acabou por falhar os lances livres decisivos...

    ResponderEliminar
  3. Pois foi, estava a fazer confusão... mas não tenho dúvidas que somos mais fortes e que o mais provável é ganharmos...

    ResponderEliminar
  4. Mas que texto é este?
    É incrivel então se fosse treinador desta equipa de campeões dizia: "vamos perder este jogo pois assim não jogamos com eles logo no inicio dos playoff". Olhe se para mim como para o nosso Lisboa era mais do que motivo de despedimento certo, com justa causa.
    Até digo mais é vergonhoso um benfiquista pensar assim, uma calunia á geração dos 80/90 do Lisboa do Henrique do treinador Mário Palma.
    Somos melhores e para ganhar temos de jogar com os melhores e será um prazer ver o clube corrupto logo eliminado no inicio. Alguém duvida em 3-0 em 3 jogos?

    ResponderEliminar
  5. ...no Basket,não há adversários fracos,há exibições fracas,há momentos menos bons,mesmo nas fases boas da época,quando na globalidade os resultados são positivos. Eu "sabia" que o SLB,queria mesmo vencer este jogo,mesmo sabendo que seriam os corruptos os possíveis adversários...
    É assim que a onda do Basket,os amantes do basket vêm a modalidade,mais ainda,os próprios jogadores,gostam de desafios,pois nada lhes garante que contra uma equipa menos cotada,mas,até melhor classificada na fase regular,não fosse ou não possa ser um osso duro de roer...
    Uma abraço para o TC e Pelicano,que já me apercebi que estão na modalidade,gostam de Basket...e são do SLB,claro...!!!!

    VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!!

    ResponderEliminar
  6. É muito interessante esta teoria da conveniência. Mas os princípios são mais importantes. Em qualquer competição em que o SLB participe o lema é “todos os jogos são para ganhar”. Não admito "espertices" (que tanto condeno) que falseiam a verdade desportiva.
    Concordo com o Pelicano, quem tem razões para estar muito preocupado é o clube do norte. Perdeu todos os jogos mesmo quando foi superior. E ser campeão sem afastar directamente o rival não tem o mesmo sabor. É como ser campeão europeu tendo como adversário o Mónaco de Ibarra.
    No Sábado não poderei ir ver o jogo mas no Domingo lá estarei.

    ResponderEliminar
  7. A nossa equipa fez o que tinha a fazer. Parece-me complicado alguma equipa ganhar três (ou quatro) jogos ao Benfica. Somos os favoritos, mas adivinho uma primeira eliminatória complicada. O FC Porto foi, não esquecendo o Sampaense e o Vagos, a equipa que mais problemas nos criou. É certo que a Ovarense nos derrotou no jogo da Taça, mas na Luz foi arrasada, o mesmo acontecendo no último período do jogo de Ovar.

    ResponderEliminar
  8. PELO BENFICA...
    BOICOTE AOS PRODUTOS DA UNICER... PATROCINADOR DO PORTO E SPORTING

    http://superboicote.pt.vu/

    PASSA A PALAVRA

    O insucesso da UNICER conduzirá ao enfraquecimento do SPORTING e o FCPORTO

    ResponderEliminar