segunda-feira, 6 de abril de 2009

O princípio do fim?


Tenho evitado criticar o nosso treinador durante esta época. Quis dar tempo ao tempo e não me precipitar. Não obstante a péssima campanha na Europa e um campeonato medíocre. Até ontem. Aquilo que se passou na Amadora não pode passar impune e envergonha o nosso grande historial. É inqualificável a total ausência de qualidade de jogo da nossa equipa. Uma coisa é praticar um futebol pragmático, outra coisa é o Benfica alhear-se por completo da faceta criativa do jogo e entregar consecutivamente a posse de bola ao adversário quando a equipa se apanha a ganhar. Frente a um Estrela que fez 2 treinos nas últimas 2 semanas e que não vê a cor do dinheiro há mais de 6 meses (além de ter um plantel bastante mediano), ver a estatística final do jogo e apreciar que temos metade dos remates, 1/8 dos cantos e claramente menos ataques do que o fragilizado adversário é simplesmente mau demais. Isto para não falar do primeiro penalty inexistente e do penalty claríssimo do David Luiz.
Além da falta de capacidade de praticar um futebol minimamente atractivo, criativo e consistente, existe outro factor que me preocupa para além do rendimento colectivo. Ao nível individual nenhum jogador neste momento faz a diferença, particularmente do meio campo para a frente. Como é possível que nenhum jogador tenha evoluído desde o princípio da época?
O David Luiz está desastrado e sem confiança, o Yebda um sombra do princípio da época, o Di Maria continua a ser a eterna promessa adiada, o Sidnei saiu da equipa, o Reyes apagou-se como um fósforo, o Aimar não passa de uns fogachos e o Cardozo consegue ainda estar menos móvel que no ano passado, isto para nem falar de um tal de Balboa. Salvam-se o Luisão, o Katso e o miúdo Miguel Vítor. No meio disto tudo ainda se queima o Leo e encosta-se o Nuno Gomes.
Depois de 25M € gastos em aquisições é exigivel mais, muito mais. Ao fim de 9/10 meses de época desportiva, a equipa apresenta-se sem confiança, medrosa, incapaz de produzir futebol onde o único factor que se realça é a eficácia em lances de bola parada.
O Rui Costa neste momento tem um problema nas mãos, a expressão do Quique no fim do jogo disse tudo e a capa da Bola quase que indicia que começa a não ter condições para ficar. Caso fiquemos em 3º lugar esse cenário será inevitável. E será novamente o "ano zero" e tudo começará novamente: as promessas, a demagogia do nosso presidente, as capas dos jornais com as novas contratações e as aberturas dos Telejornais com os "pseudo-craques" a chegarem de jacto particular ao aeródromo de Tires. Essencialmente, estou desiludido e descrente.

4 comentários:

  1. Caro MNM

    Hesitei entre comentar o teu post e colocar um novo. Mas....como ainda estou sem forças, vou ficar por um comentário (com toda a consideração pelo post). Ontem eu estive lá. Eu e mais uns milhares de irredutiveis que durante 90' colocaram uma venda nos olhos e incessantemente gritaram "Benfica, Benfica, Benfica" ! Pois que assim foi !! Mas também ontem, e contra mim escrevo (vidé meus post's/comentários anteriores), cheguei ao limite. Chega. Desculpem-me a expressão mas TOU FARTO DESTA MERDA !!! Há umas semana atrás, depois do jogo contra o "Y" disse à minha gente " está foi a pior exibição da época". Pois é, semana atrás de semana, o comentário é o mesmo. Estamos em queda livre e a exibição de ontem não tem justificação, não tem qualquer desculpa. Foi uma VERGONHA. Não falo por mim enquanto sócio pagante mas sim por um conjunto de individuos que têm o privilégio de ao fim de semana vestir uma camisola que só "os Eleitos" deviam vestir. A questão é que tudo caiu numa redundância. Mais uma vez peço desculpa mas "FODA-SE". Novamente as minhas desculpas. Ontem, durante o jogo, tive a oportunidade de falar ao telefone cok um ilustre participante neste forum. Ele ficou (e bem) em casa. Eu fui lá. Não está em causa o nosso benfiquismo mas sim, apesar de, e por razões diversas, um ter lá ido e outro não. Mas, e apesar de não referir com quem falei, claramente o nosso discurso está a esmorecer. Ninguém aqui é cego e muito menos estupido. O futebol profissional actual do Benfica...actal está a cair, está em piloto automática à espera que a máquina aterre sã e salva...em qualquer lado.
    Estou a escrever este comentário ás 19h56 do dia 06/04/2009, com uma neura que dura desde ontem. Valerá a pena?

    ResponderEliminar
  2. Não tenho muito a dizer sobre o que se passou, apenas reforça aquilo que tenho vindo a escrever e comentar.
    Para JML e amigo apenas, dar-lhes as boas vindas ao clube. A paciência realmente tem limites, a vossa é certamente maior que a minha mas dado o andar da carruagem esta havia de rebentar.

    ResponderEliminar
  3. Sou um defensor da continuidade de projectos já defendi várias vezes, que o Benfica deve manter o núcleo duro da equipa, com 3 ou 4 reforços que entrem de cara na equipa e mesmo treinador, mas a verdade é que alguém tem de fazer ver a Quique, que treina o Benfica e que este, em circunstância alguma, pode dizer que o 3º lugar, pode nem ser mau, noutros tempos, um treinador que tivesse tal afirmação, já nem sequer entrava mais no Estádio da Luz e a verdade é que esta equipa que tinha tudo para crescer e evoluir ao longo da temporada, apresentou na maioria das vezes, um futebol pouco mais que sofrível. Há que reflectir.

    ResponderEliminar
  4. Estou como o TC... estive alguns meses a evitar deitar abaixo, a minha paciência esgotou-se em Janeiro... Estabilidade de projectos? Concordo, mas não deste.

    ResponderEliminar