sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RELATIVIZAR O "DESAIRE"

Parece estranho dizer isto mas gostei mais do jogo de ontem do que muitas das goleadas que já tivemos este ano, incluindo a do Everton no estádio da Luz. Passo a explicar.

Os nossos adversários vão-se preocupando com as nossas goleadas e deliram com os "desaires" ocorridos, basta lembrar os poucos, felizmente, que ocorreram. Sim, porque também não somos invencíveis e é importante ter essa noção e crescer enquanto em equipa, tal como o nosso treinador já alertou. Quando empatamos com o Marítimo começaram logo as bocas - "A super equipa da pré-época já emperrou quando é a sério..."; aquando da derrota na Grécia foi logo posta em causa a estaleca do Benfica para os jogos europeus; com o Braga foi o que se viu e ouviu, questionando-se logo como é que seria este Benfica daqui pra frente e que poderia ir abaixo caso perdesse com o Everton.

Nos três jogos que referi, apenas em um o Benfica não esteve à altura dos seus pergaminhos esta época, falo do jogo do AEK, e mesmo assim fez o suficiente para não perder. No Marítimo houve o factor azar e contra o Braga, apesar de não termos feito um jogo totalmente conseguido, e contando com as "incidências especiais" já aqui referidas várias vezes, jogamos à bola em Braga o suficiente para ganhar a maior parte dos confrontos que já lá tivemos ao longo dos anos.

Mas o que os outros dizem não importa, o importante e que já é um facto é que o Benfica relativiza os momentos negativos que tem tido. E porquê? Porque tem identidade, mantém os seus princípios de jogo, apesar da ausência de alguns jogadores fundamentais. Já tinha acontecido em Paços de Ferreira e voltou acontecer no jogo de ontem. Sem Aimar e com algumas caras novas (no caso do Sidnei) e várias mudanças posições, o Benfica apresentou uma exibição personalizada, com garra e segurança, que nem a saída de Ramires veio alterar (nessa altura temi o pior).

DESTAQUES POSITIVOS

Di Maria - Começa a ser estranho a ser sua regularidade exibicional muito acima da média, cada vez mais desequilibrador, pese as suas tradicionais limitações na finalização.

Cardozo - Para além do golo, esteve muito mais interventivo no jogo do que costuma ser.

Ruben Amorim - Grande jogo e muito importante a seguir à saída do Ramires, ajudando e muito a que o Benfica mantivesse a bitola exibicional.

Saviola - Não é preciso palavras...

DESTAQUES NÃO TÃO POSITIVOS

Ramires - Não é por a lesão ter ocorrido que agora digo isto, e o TC sabe-o pois comentamos em quase todos os jogos, apesar da grande disponibilidade física deste jogador, a sua gestão por parte da equipa técnica não tem sido a melhor. Para quem ainda não teve férias e está em permanentes viagens por causa da selecção brasileira, deveria ter tido mais descanso ao longo desta época (há alternativas válidas e suficientes para além do crónico lesionado C. Martins como ontem se viu).

Rodriguinhos e tabelinhas - Isto é picuinhas da minha parte. Eu sei que esta equipa tem como filosofia dar espectáculo mas irrita-me às vezes o exagero nalguns rodriguinhos e tabelinhas quando deveriam ser mais objectivos. Também se ganha jogos rematando directamente ou com cruzamentos à primeira.

O importante agora é dar continuidade ao que foi dito na próxima segunda-feira e consolidar cada vez mais a identidade da equipa. Desta forma, seguramente os eventuais, esperemos que poucos, desaires serão sempre relativizados por este Benfica!

PS - Entretanto do outro lado da 2ª circular o inevitável aconteceu. Apesar de alguns exageros verbais, aprecio o Paulo Bento pelo seu carácter e frontalidade. Desejo-lhe a melhor sorte futura, desde que não se cruze connosco como nosso adversário. Só ainda não percebi se este facto traz vantagens ou não para o próximo derby, vamos aguardar para ver.

5 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo. Ontem, pareceu-me uma equipa mais madura, mais senhora do que quer, como quer e quando quer.

    ResponderEliminar
  2. Cao Eagle, curioso a semelhança de ideias que tenho contigo, de facto também acho que as grandes equipas são assim, com grande capacidade de reagir aos momentos adversos e a verdade é que a seguir ás derrotas, o Benfica não só venceu o jogo seguinte, como convenceu.

    ResponderEliminar
  3. Não gostando (nada) das coisas e loisas que sucederam em Braga (soou tanto a encomendado que até tresanda), a apreensão para o jogo do Everton era muita, não por não acreditar no valor da equipa, mas somente por ver até que ponto a derrota de Braga poderia ter deixado as suas marcas, tal como o orgulho ferido dos Tofees depois do massacre de Lisboa os iria fazer querer emendar a sua imagem. Poderia começar a segunda parte com um "Felizmente", mas na realidade o que aconteceu foi a "Realidade", isto é, somos superiores ao Everton, tal como somos superiores a todas as equipas que jogamos até agora. Isto sem qualquer ponta de arrogância ou falta de humildade... até porque bem vistas as coisas, os nossos principais adversários têm sido os arbitros e (possivelmente) quem os nomeia ou sorteia!!! Haja saúde fisica e alguma inteligência nossa em jogos como o de Braga... e dificilmente haverá quem nos ganhe com CLARA SUPERIORIDADE, e repito com CLARA SUPERIORIDADE!!!
    Queria ainda juntar a minha voz aqueles que defendem que a direcção deveria ter uma acção mais enérgica na defesa do nosso clube, principalmente porque faze-lo depois fora de tempo, será um ERRO.
    Um pequeno apontamento para a saída do Paulo Bento do zportem, perdeu-se um treinador, ganhou-se um grande Benfiquista, afinal nem tudo é mau. E já agora também dar relevância às suas (sábias) palavras de ontem em que diz "falta cultura vencedora ao Sporting" e "O que deu aos sportinguistas, talvez por algum complexo de inferioridade que tem de deixar de existir, foi uma depressão muito grande fruto da pré-temporada do Benfica"... se com isto as lagartixas não percebem, a sua "Belennização" chegará mais depressa do que pensam!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Não quis falar sobre o Di Maria no comentário anterior porque não quis misturar as águas. Por diversas vezes nos últimos 3 anos demonstrei o meu desagrado pelas exibições do Argentino, não por duvidar do seu potencial e capacidade, mas tão só por achar que mesmo tendo direito ao seu tempo de adaptação ao futebol europeu, deveria render mais, muito mais do que o tinha feito até esta época. Neste momento é imprescindível e determinante na nossa equipa e só espero que continue assim ou melhor, durante o tempo em que ficar por cá!
    E já agora e tendo em conta o que vi em alguns jogos esta época, alertar para as faltas bárbaras a que tem sido sujeito, quando não há outra forma de o parar.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o post. Julgo que terá sido a melhor exibição do Benfica nesta temporada atendendo ao momento, adversário e local do jogo.
    O que me preocupa em relação ao futuro é a saúde fisica, as lesões começam a chatear e a fazer mossa.

    ResponderEliminar