segunda-feira, 20 de abril de 2009

No meio está a virtude

Estaremos de acordo que o Benfica realizou, nos últimos jogos, duas das melhores exibições dos tempos mais recentes. Criámos mais ocasiões de golo do que para aí nos 10 encontros anteriores. Há quem defenda que isso aconteceu por ter jogado com dois 'pontas-de-lança'. Ajudou, mas já noutros jogos o fizemos, sem idêntica produção de jogo. O que me parece é que não será coincidência com o facto de, diante de Académica e V.Setúbal, no centro do terreno terem estado Ruben Amorim e Carlos Martins, em vez de Katsouranis e Yebda. Basta atentarmos na forma de jogar dos quatro.

PS - Sou apreciador de algumas características do grego, mas, ao contrário de muitos, nunca me encantou o futebol do francês.

14 comentários:

  1. De acordo.
    Pena é ter-se "descoberto a roda" a 6 jornadas do fim.
    E querendo ser mais ambicioso, até se pode prescindir de um dos dois, colocar o Aimar ao centro e alinhar com o Di Maria.
    Mas....isto não é uma critica.
    É apenas, e mais uma vez, publicamente manifestar o meu apoio ao projecto Rui Costa / Quique / Campeões !!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post, no entanto penso que há mais atitude na equipa. Estas exibições não se resumem a esses 2, tem a ver com a postura tb.

    ResponderEliminar
  3. Concordo mas penso que não foi somente essa alteração. É verdade que o Ruben Amorim conferem uma verticalidade ao jogo que o Katsouranis e Yebda não conseguem. A grande diferença no meio campo foi a capacidade de entregar a bola jogável para a frente. Mas há mais.
    O Aimar esteve muito mais em jogo porque não se viu rodeado constantemente por defesas e teve mais tempo para pensar o jogo. Depois, finalmente, tivemos o Reyes na posição onde mais brilhou no Arsenal e, por exemplo, onde jogou no jogo em que deu o título ao Real Madrid há duas épocas.
    A somar a isto tudo, parece-me que houve mais atitude embora nem sempre o nosso problema tenha sido a falta dela.
    Finalmente, jogámos contra dois adversários macios, que nos deram a totalidade da iniciativa do jogo e que pouco povoaram o meio campo(fica por saber se por mérito nosso ou demérito dos adversários).
    Nos próximos jogos teremos a oportunidade de verificar se foi um acaso.
    p.s. O Record fala hoje no Nene e no Ruben Micael... seriam excelentes aquisições.

    ResponderEliminar
  4. off-topic:
    Para os mais distraídos, voltei a escrever no SLB Glorioso Basquetebol...
    http://pelicanosaudade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. MLeal disse...
    Com este ou outro onze com esta ou outra postura pouco muda face á "realidade" que post anterior tão bem descreve.

    Pelicano

    Reforços
    Conforme sabem eu não sou assinante do canal de desporto que serve o clube do regime*. Logo não tenho opinião formada sobre os jogadores que mencionas. Mas uma coisa eu sei é que o Nacional é um clube que serve o sistema e como tal só se algum deles tiver o talento do Messi ou do Ronaldo é que eu abriria uma excepção à sua contratação. Não se pode acabar com a podridão que reina no nosso futebol a fazer negócios com quem o vicia. À mulher de César não basta sê-lo tem de parecê-lo.


    *Sempre que vejo uma transmissão de um jogo que envolve o nosso clube mais convicto fico da minha boa decisão. No jogo de Setúbal passaram os 90 minutos a sublinhar a má prestação do Vitória não fossem os 4 golos e quase não percebíamos que o jogo foi contra o Glorioso.

    ResponderEliminar
  7. num jogo sem polémicas, o Benfica passeou, ante um adversário que foi demasiado permeável.
    Apesar do Setúbal ter entrado bem no jogo, com os primeiros 10 minutos a serem por si dominados, o Benfica conseguiu agarrar no jogo e aos poucos, começar a encostar o seu adversário no seu meio campo, com 3 golos ainda na 1ª parte, o Benfica cedo resolveu a questão, mostrando algo que lhe tem faltado muitas vezes esta época, dinâmica e velocidade nas suas transições ofensivas, onde Reyes e Nuno Gomes, encheram o campo.

    ResponderEliminar
  8. Jotas
    Fica por saber se essa dinâmica e velocidade se deveram à fraqueza do adversário, se à atitude mais competitiva da equipa ou se por termos jogado com dois jogadores no meio-campo que tentam jogar para a frente.

    ResponderEliminar
  9. MLeal
    Estou mesmo convencido que ambos seriam dois bons reforços. Questionam-se os 4 milhões de euros pedidos pelo Nacional pelo passe do Nene... Quero ver qual é o Balboa que vamos comprar sem pestanejar por valor idêntico...

    ResponderEliminar
  10. Neste forum somos todos suspeitos para falar e eu, obviamente, não fujo à regra.Não quero saber se o Néné já marcou 18 golos ou 180. Vamos correr o risco de comprar outro Hassan. Depois há um Rafael que, confesso, não conheço. E que fossem "Messis"!! Não nos interessam. Subscrevo na integra o comentário do MLeal e acrescento o seguinte: porque razão havemos de sustentar os nossos adversários?

    ResponderEliminar
  11. Pelicano
    Não duvido que fossem bons reforços. Mas prefiros os principios.
    Dinheiro mal gasto sempre acontecerá. Porque os melões nem sempre confirmam por dentro o seu aspecto de fora.

    ResponderEliminar
  12. Se demos 4 milhões por um gajo que só marcava na mama, porque não dar 4 milhões por quem marca na mama, em desmarcação, de cabeça, em contra-ataque, em ataque planeado, de livre directo. Não estou a desconsiderar os avançados da mama, nem o trabalho do Makukula no Marítimo. Mas o Nene mostra-se muito mais completo e até marca mais golos. Porque não arriscar? Até tem nome de jogador. ;)

    ResponderEliminar
  13. Querido, há muito tempo que já não há virtude no meio.....

    ResponderEliminar
  14. Voltando à observação do MLeal acerca do clube que serve o sistema, e para que conste, entre o minuto 75 e 77, na meia final da taça, houve 3 (três) penaltys contra o referido clube e que o Benquerença (o mesmo do ultimo jogo da académica) não marcou.
    Só mesmo para que conste....

    ResponderEliminar