sábado, 12 de dezembro de 2009

Ganhar era impossível

Perspectivava que o Benfica pudesse ganhar no José Arcanjo, ou golear, considerando o bom campeonato que a equipa tem feito e o facto de o Olhanense ser uma das piores equipas da I Liga. Nada disso aconteceu, porque o Benfica simplesmente se esqueceu de jogar futebol ao nível do que tem mostrado durante a temporada: quase sempre, faltou velocidade, jogadas com nexo, capacidade de remate, apesar dos dois golos marcados.

O lance do primeiro golo dos algarvios nasceu na sequência de uma falta inexistente, Anselmo podia ter visto o cartão vermelho, naquela confusão que originou a expulsão justa de Djalmir, mas mais lamentável foi o futebol praticado que se tornou na principal razão para o empate de hoje. Em condições normais, o Benfica tem qualidade para ganhar facilmente ao Olhanense.

Nuno Gomes revelou-se decisivo e devia ter entrado mais cedo, tal como Felipe Menezes, desde que estivesse com outra inspiração, enquanto Weldon não trouxe nada de novo.

Como se a «desgraça» fosse pouca, o Benfica, frente ao FC Porto, não poderá jogar com Di Maria, com uma exibição desastrada e uma expulsão pateta, Ramires, Fábio Coentrão - não foi tão bom como tem sido este ano - e possivelmente Pablo Aimar, jogador fundamental na estratégia de Jesus. São demasiadas contrariedades, mas só assim é que se pode perceber se o plantel é suficientemente rico para oferecer soluções credíveis.



6 comentários:

  1. O árbitro não teve influência no resultado, na minha opinião. O jogo acabou com 5 amarelos para cada lado e 2 vermelhos para o Olhanense e um para nós. O livre que dá o primeiro golo do Olhanense nasce de falta inexistente de Ramires, mas um minuto antes tinha havido um livre igual para nós (mal assinalado). Portanto, por aí estamos quites. Deixam-me algumas dúvidas o golo do Toy, mas é muito semelhante ao do Nuno Gomes. E na expulsão do Djalmir, até podemos estar agradecidos, pois Cardozo, que é muito burro, podia perfeitamente também ter sido expulso. Di María é o que venho a dizer há muito tempo: muito potencial, muito talento para ser explorado, mas ainda lhe falta tanto, tanto, para ser um bom jogador. É um miúdo burro e imaturo. Não tem ponta de inteligência. O árbitro fez o que podia e devia. Aliás, Carlos Fernandes nem lhe fez nada naquele lance que justificasse uma atitude daquelas. Indescritível. Só o amarelo a Coentrão é que acho forçado, mas sinceramente, foi na linha de toda a arbitragem, que considerei boa. Esteve coerente com o que vinha a fazer até então. Burro foi o Jesus em pôr o Coentrão mais a defender quando sabia que já nem ia ter o Di María no jogo com o Porto. Isto sim é ter falta de visão. E se quisermos ser imparciais a sério, David Luiz também deveria ter sido expulso, ou amarelado, no mínimo. E não foi. E o Miguel Garcia acabou por ser por tirar de esforço. Portanto, na minha óptica, não temos de nos queixar do árbitro. Temos antes de criticar a atitude com que a equipa entrou no jogo, na minha óptica totalmente incorrecta. JJ não soube galvanizar a equipa para aguentar psicologicamente este jogo. Viu-se desde o 1º minuto que os jogadores estavam todos condicionados a pensar no jogo com o Porto, e como cada um se aguenta psicologicamente de formas diferentes, tivemos a resposta sobre quem é maduro e quem não é. Cardozo mostrou que não é (e já tem 26 anos). Di María é um puto estúpido. E David Luiz teve sorte porque conseguiu dissimular uma agressão. É nisto que temos de ponderar. A culpa dos insucessos é sempre do treinador, sempre defendi isto. E hoje foi de novo. Apenas e só. Esta é a minha opinião. Curiosamente, os meus comentários iguais a este foram banidos do blog Anti-Tripa, e acusaram-me de ser... portista e que só criticava o Benfica. Acham normal? Eu não. Estou a defender os interesses do meu clube, os verdadeiros interesses, que não se baseiam só em pensar que os árbitros estão todos contra nós. Eu tenho outra filosofia de estar na vida, e de estar no desporto.

    ResponderEliminar
  2. Fizemos uma exibição horrível, a cabeça não estava lá. O árbitro não teve influência.

    ResponderEliminar
  3. O Filipe Menezes deveria ter entrado mais cedo???? Então fez toda a 2ª parte sem se ver nada de jeito. Jogador pesadissimo, sem ritto. Não seria melhor colocar o Carlos Martins para dar um "safanão" no jogo? Para alem disso o Weldon é jogador de 10 minutos, mais que isso é demasiado. Mesmo com todos os defeitos o Nuno seria sempre muito mais util. Temos neste jogo de apontar o dedo ao trinador que me parece que começa a sentir a pressão do Glorioso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o comentário do Bruno Venâncio.

    O árbitro pode ter tido um erro ou outro, mas o Benfica cometeu MUITOS erros.

    O Benfica falhou duas vezes em livres de lado, tal como já tinha acontecido em Leiria. Algo está mal e tem de ser corrigido... parecia que cada livre ia dar golo... não pode ser.

    O jogo colectivo foi miserável.

    O Maxi falhou muitos passes. O Felipe Menezes foi muito lento e também falhou muitos passes. O Di Maria falhou muitos passes e foi um autêntico imbecil, uma besta sem um pingo de inteligência.

    Para a semana eu vou lá estar, e espero que aqueles que joguem mostrem que realmente merecem ser campeões. E para isso é preciso coragem, concentração, garra... coisas que faltaram ontem, como também já tinham faltado noutras ocasiões.

    ResponderEliminar
  5. Foi horrível, miserável mesmo. A nossa exibição, claro... A equipa tem mostrado falta de estaleca. Falhou em Braga, em casa com o V. Guimarães, para a taça, em Alvalade, agora em Olhão. Continua a ser incapaz de virar um resultado. Não pode falhar frente ao FC Porto, sob pena de começarmos a deixar de acreditar nela. E não me interessa que faltem jogadores importantes...

    ResponderEliminar
  6. Retenho aqui algumas palavras de hoje de manhã, em conversa de café, com um vizinho adepto confesso do Sporting. "Depois do que vi em Olhão, embora me custe admiti-lo, porque como sabes detesto o Benfica, a verdade é que no futebol português começa a valer de tudo para tingir os fins, não se admiti, nem se pode pactuar com a violência imposta em campo pelo Olhanense, nem com o constante clima de provocação, seja contra clube for, isso só envergonha o nosso futebol e sinceramente, acho que não há equipa que seja capaz de resistir a tamanha quantidade de provocações, embora o Benfica tenha muitas culpas no cartório, quem manda no futebol tem de uma vez por todas colocar um ponto final nisto, sob pena do nosso futebol se afundar de vez na arruaça e na vergonha. Já o meu Sporting, é o que se vê, por mais amigos que sejam os adversários não tem futebol para ganhar seja a quem for".

    ResponderEliminar