sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Até Pinto da Costa apoiou o Benfica

«Depois do nosso clube, nós queremos que ganhe o clube dos nossos amigos. Por isso, é que eu numa final europeia já sofri tanto pelo Benfica como pelo FC Porto».

Esta frase foi dita por Pinto da Costa, a 2 de Dezembro de 1992, à Gazeta dos Desportos e integra uma colectânea de citações publicadas no livro «30 Anos de Mau Futebol», com o antetítulo: «As grandes (e as mais disparatadas) frases do futebol português».

Apesar de não estar referido no livro, o que está em causa é a final da Taça UEFA, em 83. O Benfica perdeu o jogo com o Anderlecht, na Bélgica, por 1-0 e, na Luz, não conseguiu mais do que o empate a um golo.

«É que o Benfica tinha como presidente o meu amigo Fernando Martins», justifica o presidente do FC Porto, alegadamente sem ironia.

Neste livro, encontram-se, portanto, grandes «pérolas» das personalidades do mundo da bola ,nos últimos 30 anos, desde Vale e Azevedo, a Fernando Chalana [aborda o recurso dos jogadores a prostitutas, mas dá a entender que era um "santo" neste aspecto], Jorge de Brito, Toni, Artur Jorge, Camacho [conseguiu dizer que o 1-0 nas competições europeias é melhor do que 3-1], Manuel Damásio [lembro-me da Operação Coração, mas não me recordava que tinha perspectivado uma Operação...Cabeça] Jorge Jesus, José Mourinho e outros notáveis não relacionados com o universo benfiquista, desde Sousa Cintra, no episódio em que Mark Knopfler foi confundido com um futebolista, Valentim Loureiro, Santana Lopes, Jorge Coroado, Octávio Machado, Veiga Trigo e Carlos Valente, entre outros figurões do futebol português. A não perder...

Sem comentários:

Enviar um comentário