quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E se agora houvesse eleições?

Se bem se lembram, fui um dos maiores críticos da artimanha utilizada por Luís Filipe Vieira e restantes membros dos órgãos sociais para anteciparem as eleições de Outubro para Julho. Por isso, pus logo de lado a possibilidade de votar na sua lista e fui um dos cerca de 1100 benfiquistas que votaram em branco. Sem a antecipação, estaríamos agora em animadíssimo período pré-eleitoral, com acusações várias entre os diferentes candidatos, como costuma acontecer. É evidente que ninguém, neste momento, estaria com grande disposição para essas disputas, face às brilhantes carreiras das nossas diferentes equipas, sobretudo a de futebol. Mas seriam as eleições capazes de desestabilizá-la? Não creio. E não tenho dúvidas de que, por muito credível que fosse uma eventual oposição, Luís Filipe Vieira ganharia folgadamente. Só não há eleições agora porque, se calhar, o presidente não confiava assim tanto em Jorge Jesus. Tivesse ele projectado semelhante início de temporada e provavelmente a estratégia teria sido outra.

10 comentários:

  1. Partes do princípio que o LFV antecipou as eleições para não perder... Acho que foi mais porque não estava para aturarca oposição...

    ResponderEliminar
  2. Caro Glorioso, ao fim ao cabo eu alinhei pelo mesmo diapasão, porque muitas vezes, ouvimos ou lemos as notícias, fazemos raciocínios a quente e mais tarde, com o surgir de novos factos, naturalmente as nossas ideias podem e devem mudar, isso é um sinal de grandeza e de inteligência.

    ResponderEliminar
  3. Se as eleições fossem agora em Outubro, estaríamos nesta situação desportiva? Não será que os ataques que se fizeram antes das eleições se teriam prolongado e até aumentado de tom até agora? A equipa de futebol passaria incólume por debaixo do fogo cerrado?

    Meus amigos benfiquistas, a antecipação das eleições foi um mal necessário e com prejuízo para a imagem do próprio LFV!!! Isso sim, foi pôr os interesses do Benfica à frente dos próprios.

    Só quando LFV sair do clube nos vamos aperceber do quão importante ele foi (e é) para o Benfica e, não tenho a mais pequena dúvida, será recordado como um dos presidentes mais importantes da História do Sport Lisboa e Benfica.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. João,

    A minha opinião é mesmo essa: Luís Filipe Vieira antecipou as eleições para não correr o risco de perdê-las. Evitou, logo à partida, a possibilidade de criação de uma alternativa credível e possante.

    Jotas,

    Desculpa, mas não consegui perceber o teu raciocínio. Também criticavas Luís Filipe Vieira, mas acabaste por compreender o que fez? É isso? Não leias isto como qualquer espécie de provocação. É uma dúvida autêntica.

    SlbCarlitos,

    Votei em Luís Filipe Vieira em 2003 e 2006, quando concorreu sozinho. Tomara que tenhas razão e que possamos considerá-lo, daqui por uns anos, um dos melhores presidentes da história do Benfica. Se for justo, não terei reserva alguma em fazê-lo. Não sou oposição e tenho consciência de que o Benfica actual nada tem que ver com o de 2003. Mas também penso que já mereceu algumas críticas. Desejo-lhe todo o sucesso, pois os seus êxitos enquanto presidente do Benfica serão também nossos.

    ResponderEliminar
  5. Que o BENFICA ganhe que o BENFICA perca o problema é sempre o mesmo dizer mal do Presidente não ha pachorra votou em branco e então? Tenho impressão que o Presidente não precisou do seu voto deixem trabalhar o Homem descansado o BENFICA agora não joga, não têm mais nada para fazer vão a pesca, antecipou as eleições ( como lhe pediram )foi mau se não o tivesse feito tambem era mau tenho a certeza porra

    ResponderEliminar
  6. Em relação à tua dúvida... O JJ foi uma escolha pessoal, sugerida e rejeitada, insistida, avaliada e, por fim, aceite.
    Na prática, o JJ é treinador do Benfica e, até ver, estamos muito satisfeitos e isso é que conta...

    ResponderEliminar
  7. Eu fui totalmente contra a antecipação das eleições e mantenho a opinião. O facto de as coisas estarem a correr bem não altera em nada o que deveria ser uma conduta leal do presidente para com os sócios e para com o clube.

    O facto de actualmente se dar crédito a uma decisão acertada devido aos resultados do futebol é o exemplo crasso de uma avaliação do trabalho de uma direcção com o coração em vez da cabeça.

    ResponderEliminar
  8. A decisão acertada foi a contratação do Jorge Jesus, não a da antecipação das eleições.

    ResponderEliminar
  9. Como sabem também fui um dos que não gostou da manobra eleitoralista do nosso presidente. Não é por as coisas estarem a correr bem que mudei de opinião.

    E João, desculpa lá, mas essa de antecipar para não aturar a oposição não pega. Tal como o autor deste post refere, e eu disse na altura, o nosso presidente teve medo de perder as eleições, pois claramente num momento menos favorável teria a reeleição em dúvida, para não falar que assim haveria tempo para aparecer, eventualmente, uma oposição credível. E todo o zunzum à volta dos grupos de comunicação que queriam tomar conta do nosso clube foi bastante empolado, só não vê quem não quer.

    Agora, também faço mea culpa, concordo quando tu dizes que a decisão acertada foi a escolha de JJesus.

    ResponderEliminar
  10. Caro Glorioso, o que quis dizer é isto: Não concordei inicialmente e ainda hoje de certo modo discordo do modo como a antecipação às eleições foram feitas, julgo que inviabilizou o aparecimento de uma oposição séria e credível e talvez esse fosse o principal objectivo.
    Mas, mais tarde, vendo as coisas mais a frio, com o aparecimento de factos como o de José Eduardo Moniz estar por trás da média capital de modo a vir a ficar com os direitos de transmissão dos jogos do SLB a partir de 2013, com o facto de haver uma estratégia de um clube que todos sabemos qual é, de tentar entrar dentro do Benfica, com um tal Bruno Carvalho, se calhar, foi um mal que veio por bem e se calhar a motivação para antecipar as eleições por LFV e seus pares, tinha mais por trás do que simplesmente impedir Veiga de ser candidato.

    ResponderEliminar