sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Há que dizê-lo, com toda a frontalidade...

Neste meu retorno ao blog após um interregno, tenho de ser homenzinho suficiente para dizer: era contra a vinda do Jorge Jesus!

Não dava nada por ele, não pela sua incapacidade táctica, porque sinceramente vejo o Benfica, futebol europeu na net e pouco mais, e logo não teria grande opinião, mas pelo seu discurso em Belém e em Braga, que sou sincero, não gostava e considerava que seria um autentico suicídio aplica-lo no SLB. Mas para além de ele me ter demonstrado que tacticamente é mesmo um treinador acima da média, é em termos de discurso que me tem surpreendido... Tem optado por uma filosofia de exigência, humildade e de relativo distanciamento face à euforia que se vive na nossa massa adepta (eu posso confessar que estou nas nuvens, o que não é normal...), mas mais importante que o discurso para fora, parece conseguir transmiti-lo para o balneário, que é o que interessa. Questionado sobre se sentia orgulho em aplicar uma goleada a uma formação inglesa, JJ respondeu ontem: "Sentirei orgulho se ganhar títulos no final da época. Temos objectivos para atingir e só se os conseguir é que sentirei orgulho". Ao mesmo tempo, demonstra capacidade de ajustar o seu discurso em defesa do seu trabalho e jogadores, nomeadamente quando se colocou nas primeiras goleadas em causa o valor dos nossos adversários. Relembrando: “O Benfica está bem! Se temo que o balão se vá esvaziando com o tempo? Isto não é um balão, não é virtual. O Benfica está a jogar e a ganhar, isso é uma coisa concreta.”

Se este era o discurso dele noutros clubes, entendia-o mal, ou simplesmente estava desenquadrado do encadeamento de declarações do JJ. Acho que no SLB, tem estado muito bem, quando tem de aplaudir ou quando tem de chamar à atenção... Portanto, faço aqui já o meu mea culpa, e porque sou um homem de convicções, acho que posso desde já reconhecer o meu erro... Aconteça o que acontecer até final, tenha a equipa uma quebra ou não, a qualidade do nosso jogo, a filosofia atacante (42 golos em 13 jogos oficiais!!!!!), a união e entrosamento da nossa equipa, tanta coisa que de positivo podia aqui referir, mas que não posso pois este texto já longo ficava enorme, posso considerar-me fã do JJ! Tomara a muitos treinadores do SLB dos últimos anos seleccionarem 13 jogos desta qualidade de todos os que dirigiram...

Estava a pensar falar um pouco no Benfica Europeu, que ontem parece ter voltado, mas acho que vou arriscar, e falarei apenas na próxima grande vitória europeia (estou com uma confiança como a do Pedro Ribeiro no À Lei da Bola de há 3 semanas atrás “Este ano, estamos noutro patamar!”... Se não viram, vejam!!!).

Queria só falar numa questão que muitos ainda duvidam, e que eu também me questionei, mas que começo a ficar um pouco mais descansado e confiante... De facto, o SLB ao início pressionava muito alto, a 100 km/h, e de facto também duvidei se aguentaríamos a época toda.

A leitura que tenho feito dos últimos jogos, é que já não corremos tanto, mas mantemos a capacidade de anular o jogo ofensivo adversário e manter o caudal ofensivo, porque o posicionamento em campo está a melhorar muito, e porque valorizamos cada vez melhor a posse de bola, o que provoca um desgaste muito menor nos nossos jogadores... É a ideia que tenho, não sei se concordam.

Um grande bem haja também ao Rui Costa, pelas enormes mais valias com que nos conseguiu premiar outra vez este ano. Já no ano passado, chegaram excelentes jogadores... Este ano, foi quase tudo na mouche...!


Abraço a todos, e que o Nacional não traga o autocarro e tente jogar à bola!!!!

5 comentários:

  1. Ainda bem. É bom que a gente possa dizer isso. É um excelente sinal de que o nosso Glorioso nos está a dar alegrias sem fim.
    Oxalá que todas as vezes que tivéssemos de dar o braço a torcer fosse por motivos tão agradáveis.

    ResponderEliminar
  2. É tudo isso e muito mais. Este ano já valeu.

    ResponderEliminar
  3. A sua opinião acerca do JJ é idêntica à minha. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ter sido contra a saída do Quique, e não contra a vinda do JJ ( são duas coisas distintas), também concordo contigo na questão do discurso do nosso treinador. Tem sido o elemento mais surpreendente, tendo em conta o seu passado.

    ResponderEliminar
  5. O JJ é o melhor treinador português de há uns anos a esta parte. Eu sempre achei isto. Mas claro, antes era gozado... "Jorge Jesus? Quem é esse? Quem é que ele já treinou? Que resultados conseguiu?" Isto são as palavras de quem só vê jogos de grandes. JJ tem uma carreira recheada de feitos em clubes de pequena e média dimensão e sempre a jogar ao ataque, nunca foi nenhum Carlos Carvalhal, nem nada do género. Em 92/93 levou o Amora aos quartos-de-final da taça, perdendo na Luz. Trouxe o Felgueiras para a 1ª Liga em 95/96 onde apresentou um futebol de grande nível, tendo andado na 1ª volta no 5º lugar. Acabou por descer porque a equipa era constituída por muitos jovens e jogadores sem experiência de 1ª Liga, onde nunca tinham estado. Mesmo assim, revelou Sérgio Conceição, Lewis, entre outros. Depois revelou o goleador Gaúcho no Estrela onde fez épocas tranquilas, salvou o Vitória de Guimarães da descida em 2004 e, entrando à 27ª jornada, quase salvava também o Moreirense na época seguinte. Depois levou por 2 vezes o Belenenses à Europa e uma à final da taça de Portugal. Em seguida a época no Braga, tornando esta na primeira equipa portuguesa não grande a ganhar um torneio europeu oficial (taça Intertoto). Dito isto, é bom de ver que toda a sua carreira foi pautada por um nível de constância e de bons resultados que só os grandes treinadores podem ter. Não é por ter estado muitos anos em equipas mais pequenas que não conseguiria arcar com uma equipa grande. A diferença é que nas equipas pequenas o seu tipo de futebol não daria nunca para serem campeões porque não tinha jogadores à altura. Numa equipa como a que tem este ano, o seu futebol é ouro sobre azul. Neste caso, sobre encarnado.

    ResponderEliminar