quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A incapacidade de ser feliz

No final do desafio de segunda-feira, o João Tomaz confessava, eufórico com os 6-1: "Estava com medo deste jogo". E logo acrescentou "Tenho medo de quase todos. Antes do jogo de Paços de Ferreira, dormi mal três noites". Mal idêntico me apoquenta: desde terça-feira que vivo no receio do que possa acontecer em Braga. Os traumas da última década e meia são muitos. De tal forma, que pensamos estar a viver um conto de fadas, sempre com receio de que o final não seja o tradicional "e viveram felizes para sempre". Afinal, o pior que pode acontecer é sermos derrotados. Ainda que isso suceda, continuamos a ser candidatos ao título e a ter capacidade para ganhar qualquer jogo.

Comecei a ir à bola na ressaca do glorioso Benfica dos anos 60 e daquele que foi campeão nacional sem derrotas em 72/73 (apenas dois empates). Eusébio aproximava-se do final da carreira e o público era muito exigente. Eu não compreendia porquê... Mal sabia o que me esperava décadas mais tarde. Hoje, temos o Benfica mais forte de que tenho memória (início de época semelhante só no Benfica 89/90 de Eriksson), que a todos delicia. Aproveito todo e qualquer minuto no Estádio da Luz. Até fui ao Restelo década e meia depois da minha anterior ida, mas no dia seguinte a cada jogo já vivo receoso de que possa ter sido o último episódio de uma saga feliz. A equipa só me dá razões para estar confiante, mas não consigo deixar de ter, para todos os que me desafiam com um "o teu Benfica está imparável", um discurso prudente. Pareço Mário Palma, nosso antigo treinador de basquetebol: em dia de festejo por mais um título nacional, já estava, preocupado, a pensar na época seguinte. Quando conseguirei libertar-me destas amarras?

7 comentários:

  1. A minha ansiedade só vai durar até Braga, depois independentemente do resultado andarei bem mais calomo, mas como te percebo....

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou um pouco assim. Não estou oficialmente em euforia como o meu amigo TC apregoa mas há tanto tempo que não via um Benfica tão demolidor e a praticar um futebol DELICIOSO!

    Mas tou sempre de pé atrás com o desaire que um dia, eventualmente, acontecerá, e a forma como a equipa lidará com isso. No passado, apesar da qualidade nem sempre estar a par da nossa equipa, muitas das vezes a equipa foi-se abaixo perante um desaire mais ou menos decisivo, levando por exemplo com que nestes últimos anos o Sporting estando em 4º ou 3º nos ultrapassasse sempre.

    ResponderEliminar
  3. Só uma pequena correcção: Não ando a dormir mal, tenho é acordado a pensar nos jogos e na possibilidade de um desaire com alguns dias de antecedência...
    Acho que tens toda a razão, andamos nas nuvens, já não estamos habituados e ficamos receosos da queda. Também se deverá ao facto de, no fundo, em épocas anteriores, acharmos que não teríamos hipóteses pois, com as arbitragens que fomos alvo, a qualidade de jogo não chegava.
    Penso que readquirindo o hábito de conquista de títulos, esta sensação será minimizada.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa a incorrecção. Satisfaz-me que durmas bem :). Também acredito que este estado de espírito passe, mas por enquanto não consigo evitá-lo. Eu também acordo a pensar no Benfica. E adormeço. Acho mesmo que penso mais vezes no meu clube do que na minha mulher ou nas minhas filhas (felizmente, elas não vêm aqui ler isto). Será saudável? :)

    ResponderEliminar
  5. Dos cerca de 25 anos que me lembro de ver futebol, não me lembro de ver o nosso Benfica a jogar tanto.
    Eu que normalmente tento não ficar eufórico por tudo e por nada neste momento estou rendido.
    Estamos a viver um sonho, é verdade e esta equipa permite-nos sonhar.
    Mesmo que as coisas não saiam tão bem quanto esperamos, já nada vai apagar estes 3 meses em que estamos a praticar este futebol entusiasmante.
    Gostei essencialmente de um pormenor no jogo contra o nacional: Lembram-se do que acontecia quando sofriamos um golo na Luz nestes ultimos anos? A equipa retraía-se, amedrontava-se. Contra o Nacional, aconteceu o contrário. Fomos para cima do adversário, sem medo, confiantes.
    Além da qualidade do treinador e do plantel existe algo que me faz acreditar. O espírito e a alma destes jogadores. Claro que isso é algo que é intrínseco à mentalidade de cada um e da equipa em geral, mas alicerca-se também nas vitórias que vamos conquistando.
    Já disse e volto a repetir: o gigante acordou.

    ResponderEliminar
  6. Glorioso11385, é bom sinal, é sinal que não tens grandes motivos para te preocupares com elas.

    MNM: Além disso, a equipa sentiu-se roubada. Fomos para cima deles, fomos roubados outra vez e não parámos. Vamos ver como corre no sábado!

    ResponderEliminar
  7. Eu vejo futebol há 15 anos, sendo que já vi posteriormente muita coisa anterior. E nunca vi o Benfica a jogar assim. Nem nada que se pareça. Eu que nunca embandeiro em arco em ocasião nenhuma, este ano só tenho medo das arbitragens. De resto, acredito que podemos ganhar as competições internas todas e fazer muito boa figura na Europa.

    ResponderEliminar