quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ao ritmo de César

As derrotas do Benfica têm o condão de me deixar verdadeiramente irritado, este súbito regresso ao passado recente da nossa equipa, contudo, não me irritou. Uma derrota acontece, esta até poderia facilmente e sem forçar muito ter sido evitada não fora o guarda-redes contrário e alguma displicência na finalização. Uma exibição menos conseguida é natural (esperava que acontecesse em Paços, antecipou um jogo) principalmente quando as pernas não respondem, e a equipa do Benfica fisicamente não está bem para conseguir jogar ao ritmo que o tem feito. O que verdadeiramente me irrita é a não percepção do porquê das coisas. Todos os treinadores têm as suas teimosias, JJ não é excepção, mas torna-se verdadeiramente desesperante a sua teimosia na aposta em César Peixoto.
Supostamente, e é o treinador quem o afirma, que não há lugares cativos, que joga quem está melhor para o fazer. Ao analisar as exibições de Shafer e as de César, não encontro qualquer razão para a escolha deste ultimo em detrimento do primeiro, contudo, continuamos a ver o marido de Diana Chaves em campo e sistematicamente a jogar mal, muito mal.
As derrotas não se podem imputar a um único jogador, no entanto, parece-me evidente que a equipa hoje foi caindo e caindo para o nível das exibições do Peixoto. As suas percas de bola, com passes disparatados, a não eficiente cobertura do flanco, a inexistência ofensiva foram demasiado gritantes e puxaram a equipa para trás. Julgo que todos vimos, espero que JJ também o veja.

Será agora que veremos do que é feita a equipa técnica e o próprio plantel, quando ganhamos é tudo bonito, mas quando se perde é que se vêm os homens e a sua qualidade. Espero resposta positiva para Paços, pois a qualidade existe e foi demonstrada pelo que temos que continuar a acreditar que esta inesperada lembrança seja isso mesmo, apenas uma má noite e uma péssima memória.

8 comentários:

  1. Caro Benfiquista

    Penso que não devemos individualizar uma exibição sofrível num só jogador.
    Ainda não há uma demonstração categórica, em todos os aspectos que um defesa lateral deve ter, que nos possa fazer ver, na minha opinião, que um é melhor do que o outro.
    Depois, também devemos dar alguma confiança ao treinador que está lá dentro, tem a obrigação de saber melhor do que nós o que se passa. Eu confio sempre no treinador, até ele dar provas sobejas de que não está a fazer um trabalho digno do Benfica. E confio em todos os jogadores.
    A verdade é que todo o Benfica não jogou como tem jogado. Campo muito encharcado de propósito para impedir os artistas de soltar a sua classe?
    Talvez também se possa encontrar ai alguma, não toda, explicação para a exibição menos conseguida.
    Parece-me que Aimar foi o mais prejudicado com o estado da relva.
    Mas não é por uma derrota que agora vamos deixar de apoiar. Vamos apoiar, porque os jogadores vão voltar a dar-nos alegrias.
    Estamos tristes sempre que o Benfica perde, é verdade. Mas vamos voltar às alegrias.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. concordo inteiramente no que ao César Peixoto diz respeito.....

    hoje viu-se( e foi contra o AEK imagine-se contra uma equipa mais forte...) que ele não pode jogar a defesa-esquerdo.....

    este post diz tudo....

    foi exasperante....

    outro problema na minha opinião é o guarda-redes....

    não está em causa o valor do Júlio César.....

    nem teve culpas do golo.....

    o problema é que Jorge Jesus assim cria instabilidade na equipa ao mudar o guarda-redes, retira-lhe segurança....

    se o titular é o Quim têm que jogar o Quim sempre fdse!

    o ano passado foi a mesma merda com o Quique Flores.....

    meteu o Moretto que não era titular no jogo para a Taça em Matosinhos....

    fomos eliminados e viu-se que Moretto não deu confiança e tranquilidade á equipa durante o jogo e muito menos nos penaltis....

    esta merda só no Benfica realmente...

    qual é a equipa na Europa que está a fazer isto?

    um guarda-redes na Europa e outro no Campeonato?

    e ouvi que o Moreira vai jogar na Taça de Portugal?

    isto não é profissionalismo!

    isto é amadorismo!

    é o nacional-porreirismo instalado no Benfica....

    a culpa não é toda do Jorge Jesus....

    porque foi assim com Trapattoni( perdeu a final da Taça quando meteu o Moreira na final pressionado por toda a gente no clube quando tínhamos sido Campeões com o Quime ele queria o Quim na final...) foi assim com o Koeman....

    foi assim com o Fernando Santos...

    com o Quique Flores....

    e agora JJ vai pelo mesmo caminho...

    o titular da baliza do FC Porto no campeonato é o mesmo que joga na Europa não é?

    no Sporting também....

    e no Real Madrid?

    e no Barça?

    e no Inter?

    e no Chelsea?

    o pior que isto tudo é que a imprensa e a blogosfera lgada ao Benfica ainda dá uma ajuda a esta brincdeira.....

    estou farto de dizer esta merda....

    o titular da baliza deve jogar sempre em todas as competições!!!!

    não se pode andar a brincar aos guarda-redes....

    isso é nos torneios de futebol de salão....

    volto a repetir...

    não está em causa o valor do Júlio César que é um bom guarda-redes mas o ano passado andava a lutar para não descer de divisão pelo Belenenses....

    e desceu...

    agora não joga no campeonato pelo Benfica e vai jogar na Europa?

    fdse pra isto pá....

    há coisas que só no Benfica não vale a pena...

    esta derrota é muito má porque o Benfica vai receber o Porto no dia 20 de Dezembro....

    nessa semana o Porto já acabou a Champions, não joga nessa semana..

    o Benfica têm um jogo a meio da semana...

    o último da Liga Europa....

    ora devemos chegar a esse jogo já qualificados....

    para descansar a equipa....

    se andarmos a brincar aos defesas-esquerdos e guarda-redes entre o Campeonato e a Europa não vamos lá....

    ResponderEliminar
  3. TC, tu sabes que eu tb não aprecio o César Peixoto, pelo menos a defesa esquerdo, e do ponto de vista defensivo não veio acrescentar nada que um Sepsi ou J. Ribeiro já o fizesse. Neste jogo não esteve nada bem mas também não havia alternativa, pois o Shaffer estava de baixa. Mas atenção TC, a displicência defensiva não foi só do Peixoto. Estão-se a habituar às equipas portuguesas que mal atacam...

    Quanto ao jogo, faltou-nos uma pontinha de sorte nalguns momentos mas também houve pouca capacidade física e pouco sentido colectivo. Também não percebi a demora em tirar o Aimar, estava completamente out do jogo, provavelmente afectado pela bolada que levou.

    Para aquilo que tinha escrito no post anterior, penso que o teste foi difícil mas o Benfica poderia ter feito melhor perante uma equipa claramente inferior. Resta aprender com esta derrota e melhorar os aspectos menos conseguidos. Preocupa-me um pouco a forma física como a equipa se irá apresentar na segunda-feira, num campo complicado e contra um adversário bastante aguerrido.

    ResponderEliminar
  4. O Guarda-redes NUNCA deu confiança á Equipa e o JJ tem a obrigação e o dever de estar em cima da situação, não saía ás bolas posicionava-se mal e quando tinha que utilizar os pés foi um caso dos trabalhos, medroso, nervoso e não estava á vontade, por isso o JJ nunca o devia colocar a jogar num jogo destes, parece que anda a brincar com coisas sérias, embora a sua intenção não seja essa, mas um treinador com o traquejo do JJ deixou muito a desejar a maneira como expôs a equipa em campo, tudo saiu mal e assim em Paços e se continuar com a sua teimosia, certamente que o Benfica vai dar mais uns Paços atraz, esperemos que não, mas experiências fê-las o Quique e depois foi o que se viu. Em Equipa que ganha não se mexe, salvo algo inesperado ou equivalente e o JJ de vêz enquando faz das suas tem-se saído bem, vamos ver daqui para a frente o que vai acontecer, esperemos que foi simplesmente um erro de percurso. Paços dificil, arbitro dificil, campo (pequeno e esburacado) dificil, vamos ver se o Benfica e o JJ torna tudo isto fácil.

    ResponderEliminar
  5. Bem vi o SLb em Poltava e agora este jogo.
    Não jogamos com fogo, paixão...
    não me digam que só o Leixões e Belenenses é que merecem dedicação?
    Este jogo foi o velho SLB...
    bem..espero que isto melhore
    www.slbenficashirts.com

    ResponderEliminar
  6. Porra já estão tremer?!
    As pernas já são canas de bambu verde?

    Foi mau, faltou a dedicação e o esforço ( não me falem de sorte, que isso nuca poderemos controlar, que lhes sirva de exemplo,
    agora nós sócios, adeptos não podemos cair no buraco, temos MUITA força e muito futebol, 2ª feira lá estaremos a demonstrar o nosso Poder .
    Ps: sinceramente...antes perder na Europa do que na liga....

    ResponderEliminar
  7. Não concordo com o teor do post, assim como não concordei com a vinda do Peixoto, acho que o Shaffer e o Jorge Ribeiro (para fazer o que o Peixoto faz) chegavam perfeitamente (no caso do Shaffer, chegava e sobrava; e muito). Mas não me parece que a culpa da derrota de ontem possa ser individualizada, e a ser, a culpa foi do treinador, que fechou os olhos a uma série de coisas e acabou por não conseguir pôr a equipa a jogar como ele tanto gosta. O Aimar andou em campo atarantado desde a meia hora de jogo, era sair o mais rápido possível. E outros tantos andaram quase que perdidos no campo (que fez Di Maria?). Quanto a questões técnicas, penso que é urgente realizar um trabalho intensivo de finalização com Coentrão, que se farta de falhar boas oportunidades de golo, realizar trabalho intensivo com TODOS os guarda-redes de como sair às bolas nos cruzamentos; e manter a atitude dos saltinhos nos cantos. Ontem isso não aconteceu e o Luisão (que fez uma exibição imperial no resto do jogo) ficou a ver o sueco saltar. Assim não pode ser.

    ResponderEliminar
  8. Tc, uma análise muito parecida com aquela que eu fiz, No fundo, porquê de tão mau resultado? Pareceu-me que houve 3 factores fundamentais: Uma equipa mais desligada entre sectores do que é normal, falta de eficácia nas muitas situações de finalização criadas e um guarda - redes adversário como uma exibição perfeita.
    Mas as grandes equipas veêm-se na forma como reagem às derrotas e eu creio que a resposta será dada em Paços.

    ResponderEliminar