quarta-feira, 5 de maio de 2010

Virar a página

Já estamos numa quarta-feira, 3 dias após o clássico, e a blogosfera benfiquista ainda fala nesse jogo. É natural. Contudo, penso que esse jogo já foi ultrapassado pela nossa equipa técnica e directiva, e a ausência de qualquer tipo de resposta àquele comunicado asqueroso do clube nortenho é sinónimo disso.

A comunicação no SLB, aliás, melhorou e muito desde a última época. As intervenções do nosso presidente foram menores, embora nos últimos tempos tenha aparecido mais, é feita a uma só voz e apenas quando é indispensável. Ao contrário do que alguns benfiquistas pensam, creio que esta lógica e estratégia de não estar sempre a comentar/contestar declarações ou comunicados de outros adversários beneficia-nos. Não quer dizer que não estejamos atentos ao que se passa lá fora mas permite-nos concentrar no essencial e olhar para dentro, tornando-nos mais competitivos.

A indiferença aos ataques vis e nojentos que temos sofrido é uma boa resposta, tal como aconteceu agora no "green" azul. O objectivo dos tripeiros foi conseguido, adiaram-nos a festa, deixaram três jogados suspensos, dois deles considerados recentemente os melhores jogadores de Abril da Liga. O que eles querem é isso mesmo, distrair-nos do principal objectivo, a conquista do campeonato, desconcentrar-nos e irritar-nos.

Mas como já disse, penso que a nossa equipa já virou a página. O objectivo agora é só um, Rio Ave. Tal como o TC, também a mim me preocupa que haja mais algum golpe baixo. É o último jogo com uma carga dramática muito forte, sem dois jogadores que eram dos que estavam mais em forma e que mais desequilíbrios criavam (Di Maria e Coentrão). Mas caramba o jogo é no nosso estádio, com casa cheia, apenas falta um ponto! Acredito que o onze que entrar vai dar tudo o que tem e não tem para ganhar, mesmo que seja contra 11, 12 ou 14 adversários, mesmo que esteja em inferioridade numérica, mesmo que tenha aquele nervoso miudinho de que está quase. Infelizmente o futebol é uma caixinha de surpresas e o Rio Ave pode surpreender-nos e cabe-nos a nós que estaremos lá no estádio gritar e puxar pela nossa equipa, caso estejamos em desvantagem, até que a garganta falhe (levem pastilhas para a garganta, eu vou levar é quase certo que ficarei sem voz)! Como diz o Toni o Benfica vai ser campeão nem que seja com a avó dele a colo!

PS - Cada vez mais acredito que com o actual status quo do nosso futebol nunca veremos a nossa equipa a ganhar um campeonato antecipadamente ou com distância confortável. Não basta ter qualidade, marcar mais de cem golos e ter a melhor defesa, haverá sempre jogos com três penalties, guarda-redes com "mãos de manteiga" e golos anulados sem ninguém saber porquê. Por isso, como dizia o TC em post anterior era importante ter ganho no Dragão pois "abria uma profunda ferida numa forma de estar no futebol e no desporto que importa erradicar" mas mais importante ainda, como o excelente post do João Tomaz menciona, é sermos campeões e mantermos essa dinâmica. Aí sim, estaríamos mesmo a virar a página e a acabar com um triste ciclo do nosso futebol.

3 comentários:

  1. Sabes que quando se ganha é mais facil adoptar boas estratégias, sejam elas de comunicação ou quaisquer outras. No caso da comunicação admirei os comunicados softs efectuados em relação ao fcp mas na questão com a Academica estivemos mal e o presidente também andou a dizer umas alarvidades.
    Estamos melhores mas ainda com evidentes lacunas.

    Quanto ao resto para a frente é que é caminho, há que virar atenções para o Rio Ave e ganhar custe o que custar.

    ResponderEliminar
  2. cabei de ler algund blogs com a devida atenção, e concluo com tristeza, o estado em que o mundo e a "sociedade" do futebol se vai movendo.
    Sou benfiquista sim senhor!
    Tenho 49 anos!
    Filho de pequeno burgueses!
    Faltam-me dentes (parafrseando José Mario Branco em FMI)
    e por tudo isto diexem que vos diga a todos!
    Parem de se preocupar tanto com miudos que ganham milhares.
    Queria ver eta força na rua, em todo o lado quando se defendem causas como o desemprego, a injustiça, a corrupçao que grassa por este país!
    O futebol tem um tempo!
    A vida de todos nós devia ter o tempo todo do mundo!
    .......................

    ResponderEliminar
  3. Não sei, por vezes sinto-me tentado a exigir mais agressividade, assertividade e proactividade na nossa forma de comunicar. Se, por um lado, é verdade que faz parecer que estamos concentrados no que é importante, por outro, às vezes parecemos anjinhos.

    ResponderEliminar