sábado, 15 de maio de 2010

Guarda Redes, o que queremos e o que precisamos.



Primeiramente gostaria de dizer que no inicio da época passada defendi que o Guarda Redes se deveria manter desde a primeira até à última jornada, foi isso que Jesus fez e com bons resultados, e o que penso da época passada pode-se aplicar à próxima.
Cada filosofia de jogo que um técnico pretende implementar depende em muito da matéria prima que tem ao seu dispôr, não se pode ter um futebol espectáculo se não tivermos jogadores de qualidade. Penso que isto é pacifico.
O que eu quero dizer é que o Guarda Redes da próxima época terá que ter as capacidades que este modelo de jogo exige. Que tipo de GR precisamos? Pois bem, a equipa do Benfica joga muito subida e tem sido a capacidade de recuperação do David Luiz que tem conseguido suprir muitas dificuldades com que por vezes as equipas que jogam na Luz nos brindam, nomeadamente com lançamentos e contra ataques muito perigosos de jogadores pelas alas. Por outro lado as equipas que jogam com o Benfica percebem que a intensidade de jogo é fortissima e como não conseguem acompanhar o ritmo, cada vez que existe uma falta enviam a bola para a área na tentativa de conseguirem marcar, ou seja livres e naturalmente cantos.
Se a equipa joga muito subida necessita de um GR que consiga sair da baliza tanto a nivel de pés para conseguir fazer alivios das bolas que caiem entre ele e a defesa, como na capacidade de fazer a mancha aos jogadores que aparecem isolados. Por outro lado precisamos ainda mais de um guarda redes que consiga fácilmente sair da baliza aos cruzamentos, principalmente dos livres e dos cantos.
Quim é bom nos postes, mas nestes aspectos que falei é muito fraco, renovar com ele para mim só por gratidão, pois o que precisamos é de um GR muito diferente, e que tenha as tais caracteristicas que enumerei, quem como eu viu os jogos na Luz sabe que Quim raramente sai da baliza e o que nós precisamos é dum GR com outro tipo de qualidades.

1 comentário: