quarta-feira, 5 de maio de 2010

Queiroz acordou

Carlos Queiroz integrou Quim, César Peixoto, Fábio Coentrão, Ruben Amorim, Carlos Martins e Nuno Gomes na pré-convocatória para o Mundial de 2010, depois de uma fase de qualificação em que se mostrou distraído em relação ao potencial dos jogadores do Benfica, futuros campeões nacionais.

Obviamente, que, entre estes seis benfiquistas, nem todos vão a África do Sul, mas o facto de estarem referenciados é, naturalmente, um bom sinal. Começando pela baliza, é obrigatória a presença de Quim, que, mais do que ser convocado, merece a titularidade, mas Eduardo não irá perder o estatuto de "número 1". Curiosamente, os dois guarda-redes podem ter novas lutas na próxima temporada, se se confirmar a renovação de Quim e a contratação de Eduardo, a qual não me entusiasma.

Fábio Coentrão tem de estar no Mundial, não só na sequência da boa época que tem feito, em que foi transformado em defesa-esquerdo por Jorge Jesus, mas porque, entre os pré-convocados, não há outro jogador com as mesmas características: Paulo Ferreira não é esquerdino, enquanto Duda é uma opção que nem sempre funciona como defesa-esquerdo. No entanto, a titularidade deve sair deste duo, isto seguindo a lógica de Queiroz.

A participação de Carlos Martins pode ser uma mais-valia, porque é dos poucos com características para ser alternativa a Deco, já sem a frescura física de outras épocas, mas duvido que Carlos Queiroz o leve a África do Sul. Ruben Amorim é uma aposta que oferece várias soluções, devido à sua polivalência. Todavia tal como Martins, deve ficar em casa, embora aquele seu companheiro faça mais falta à selecção.

Nuno Gomes desempenhou uma época modesta, com poucos golos, já não é o mesmo goleador de outras épocas, mas a sua experiência pode constituir-se como um trunfo no relvado e no balneário de um grupo apenas com três pontas-de-lança de raiz: Liedson e Hugo Almeida são os outros. Em relação a César Peixoto, julgo que se trata apenas de uma "simpatia" de Queiroz e, neste lote, é o que tem menos hipóteses de ir ao Mundial.

1 comentário:

  1. Estou certo de que Quim, César Peixoto, Rúben Amorim, Carlos Martins e Nuno Gomes não vão à África do Sul. O único que Queiroz é capaz de convocar é Fábio Coentrão. Mas, se calhar, até esse fica por cá...

    ResponderEliminar