segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aí vão 2

Mais uma vez a equipa de basquetebol respondeu de forma positiva às exigências que lhe vão surgindo pela frente. Depois da vitória no primeiro jogo ontem nova vitória e 2-0 numa final à melhor de 4. O jogo de ontem foi tudo menos fácil, foi um jogo de grande entrega (defensiva) mas de pouco espectáculo (jogo ofensivo) onde a nossa equipa se superiorizou apesar da equipa de arbitragem tudo ter feito para equilibrar um jogo que naturalmente caia para o nosso lado.
Defensivamente fomos bravos e gostaria de destacar nesse capitulo João Santos (que ao que tudo indica vestirá de azul e branco na próxima época). Do ponto de vista ofensivo há que admirar Diogo Carreira importantíssimo em desatar o jogo num inicio muito incaracterístico e Heshimu Evans um gigante em todos os capítulos de jogo.

O fcp é uma equipa com bons valores individuais mas uma vez mais numa clara demonstração da cultura que lhes é enraizada, deslocou-se à Luz com uma atitude de confronto e conflito. A sua ideia é criar um clima de guerrilha, Carlos Andrade no primeiro jogo e Rui Mota no segundo deram o mote. Para já, não foram bem sucedidos contudo foram bafejados (involuntariamente) pela lesão aparentemente grave de Will Frisby o nosso poste titular.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

1-0...

Bem sei que é à melhor de 7 jogos...são precisas 4 vitórias! Mas começar assim é muito bom...25% do trabalho está feito! Triunfo conquistado com a garra dos campeões...força, e rumo à revalidação do TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DE BASQUETEBOL!!!!
(Queremos repetir esta e outras imagens....se possível já no próximo fim de semana em pleno antro do Ladrão!!!!)

António Adán. Quem?

Estamos já em plena silly season e, por isso, muitas vezes é difícil perceber o que está a acontecer no mundo do futebol. As novelas das possíveis saídas de Di Maria e Fábio Coentrão continuam, mas, desta vez, parecem mais afastados de Madrid.

A Marca escreve que António Adán pode vir para o Benfica, envolvido no negócio de Di Maria. Quem? Não sei esta notícia tem fundamento, até porque Mourinho já diz que tem dúvidas sobre o rendimento de Di Maria num campeonato como o espanhol ou italiano, e que apenas admite a vinda do extremo por um preço mais acessível.

Espero que o Benfica não facilite, em relação à cláusula de rescisão do argentino ,e não percebo como esse António "qualquer coisa" se enquadraria no plantel . Não o conheço, até pode ser bom guarda-redes, terceiro no Real Madrid, mas tê-lo no plantel, com Júlio César, outro guarda-redes com pouca rotina de alta competição, não parece, à primeira vista, uma boa decisão. No entanto, o futebol é fértil em...surpresas.

Se Mourinho não quer Coentrão, o Benfica agradece porque é um jogador importante e que ,na próxima época será, ainda, mais influente.

PS: Pergunto-me, por vezes, se esta espiral de notícias em torno de Di Maria e Fábio Coentrão não serão, sobretudo no segundo caso, "manobras de diversão" executadas por Jorge Mendes.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Abraço sentido de Mourinho

Foi comovente ver aquele abraço forte e emocionado de José Mourinho, afinal ele é português e foi tocante ver a forma como aconteceu, era Portugal que ali estava representado, por um dos treinadores mais famosos, também o mais arrogante, o mais mal-educado, aquele que acha que os fins justificam os meios, aquele que considera que quando vence não tem que festejar nem acompanhar na vitória, e ainda sai no carro do presidente do próximo clube. O que acha que o Di Maria é caro por 40 milhões mas que enfiou 100 milhões do Abramovich no Porto, aquele que levou o Harry Poter para o Inter, que só poderá justificar a alcunha pela capacidade de poucas vezes ser visto no relvado, o tal que chantageou Vilarinho quando ganhou ao Sporting com uma renovação e melhoria de contrato, e poderia continuar. Mas foi bonito o caloroso abraço entre dois homens que amam o euro, um pelas razões anteriormente explicadas o outro porque passou a vida a assinar contratos por dois clubes na mesma época e que diz que Portugal nada tem de interessante, afinal, afinal são ambos portugueses e apesar de representarem um Portugal que por vezes desprezam serão sempre os nossos maiores PESETEROS.

PS: Zé Mário, isto é o Benfica, e o tempo dos almoços grátis como foi o da transferência do Tiago acabou!!!!

Pequenas notas sobre a entrevista do JJ no Trio de Ataque

1º fica claro que recebeu um convite de um clube português, parece-me óbvio como diz o João Tomaz e bem, que aquele sorriso de criança não engana ninguém

2º espera-se para quem ainda não tinha percebido, ele não prometeu ganhar a champions, disse sim que em circunstâncias iguais às da liga europa da época passada possivelmente arriscaria mais na europa e menos no campeonato

3ºacho bem que seja ambicioso e que acredite na sua capacidade para um dia ganhar a mais importante competição de clubes, a champions league, se a vai ganhar... isso é outra história

4º disse claro e em bom som, campeonato é a prioridade número 1

5º continuam a suscitar dúvidas sobre a real importância do Rui Costa na estrutura do futebol

6º o paineleiro do fcporco, mostra-se surpreendido por em geral o JJ ser respeitado e ter a simpatia não só do Benfica mas dos outros dois grandes do futebol português, eu digo que isso só não acontece em relação ao porco, por causa do ambiente de guerrilha constante que (consciente ou inconsciente) os assalariados do clube do norte procuram

7º também falou de futebol, o que nos dias que correm é realmente um fenomeno, também não disse nada de extraordinário e que já se soubesse

8º não queria bater na mesma tecla em relação ao Quim, mas parece-me que depois de ver as imagens, fica claro que o JJ diz que o Quim não fica, o entrevistador pergunta se o Quim já sabe que sai do Benfica e o JJ diz claramente que o Quim já sabe (que sai, portanto que não fica), acho que isto não deixa dúvidas, agora se era o que realmente queria dizer já não sei, ele no seguimento diz que essa é a interpretação do entrevistador, com isto pode ficar a dúvida no ar, os próximos tempos dirão qualquer coisa de concreto sobre este assunto

9º Huntelaar? Gosto e já agora o Van Der Vaart se faz favor J

10º Quem não percebeu porque é que o Benfica foi campeão o JJ explica, e até podem ver em repeat no youtube se não perceberem à primeira

Saudações Benfiquistas

E se Simão voltasse? Quim? Afinal, não estou maluco

A saída de Di Maria é, ao que tudo indica, um facto que se não está consumado, anda lá perto, e não é por acaso que surgiu a contratação de Nicolás Gaitán. Nunca o vi jogar, mas pelo que observei no Youtube e li no jornais, trata-se de um jogador com grande potencial.

No entanto, é ainda jovem e pode não se adaptar, de imediato, a uma equipa que vai lutar ao mais alto nível na Champions. Nesta perspectiva, e pela sua excelente capacidade futebolística, Simão Sabrosa seria um trunfo precioso para a nova época, podendo, eventualmente, jogar com Gaitán no onze. Segundo a imprensa espanhola, o Atlético de Madrid pretende vender Simão, Forlán e Agüero e julgo que, com os 40 milhões de euros provenientes da venda de Di Maria, o Benfica teria capacidade para negociar o regresso do extremo português.

Depois de ver a entrevista de Jorge Jesus e de constatar o que a RTP e o que e maioria dos restantes órgãos de comunicação social referiram, fiquei convencido que estava maluco: publicaram que Jesus admitiu a saída de Quim e só eu não tinha percebido isso. Felizmente, vi o comentário do Martunis, e deduzi que, afinal ,ainda estou mentalmente são. Ou seja, Jesus explicou que falou com ele e, ao ser confrontado pelo "pivot", acrescenta, entre sorrisos: "isso (a saída) é a sua interpretação". Percebo, no entanto, que a reacção de Jesus, naquele contexto, tenha dado azo a que se julgasse como definitiva a saída do guarda-redes.

De qualquer modo, desconfio que Quim vai sair e hoje o Correio da Manhã publica que irá para o Sporting, o que não me agrada, sobretudo porque não gosto que titulares do Benfica reforcem o outro clube da Segunda Circular.

Ainda em relação à entrevista, não me importava que Huntelaar viesse para o Benfica, mas posso estar muito enganado: passou-me pela ideia que a referência ao holandês seria mais o Jesus a "dar baile" ao jornalista!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fechar a matraca

Um dos males da vitória está no convívio com o sucesso e no saudosismo pessoal que daí advém. É inegável que Jorge Jesus teve uma significativa quota parte do sucesso alcançado e tal é motivo de regozijo, no entanto, convém parar e descer à terra.
Na entrevista que deu ontem à RTPN (que eu não tive oportunidade de ver na integra, apenas vi partes e li as suas repercussões) Jorge Jesus assume a saída de Quim (!!!) e mais grave do que isso dá a entender o interesse em Huntelaar.
O nosso treinador é bom rapaz neste momento está (com motivos) inchado, mas apesar das evidentes e notórias melhorias, ainda não domina a língua Portuguesa e em entrevistas deste género é facilmente apanhado na curva revelando coisas que do meu ponto de vista deveriam permanecer em segredo.
Se a saída de Quim era mais ou menos expectável, apesar do jogador já ter tido conhecimento, julgo que essa noticia deveria ter sido avançada pelo Rui Costa. Deveria inclusive ter sido dada com algum deferimento. Trata-se de um jogador que está no clube há vários anos, foi peça fundamental nas duas últimas conquistas e em função da sua idade e trajecto no clube e merece algo mais.
A revelação do interesse no avançado Holandês para o lugar do Cardozo é no mínimo irresponsável. Confirma a possibilidade do Paraguaio sair (o que diminui a capacidade negocial) e revela o interesse num jogador dando armas aos Srs. do costume para interferirem no negócio. Não me admira nada que este jogador nos próximos dias comece a ser associado ao FCP (espero que sem sucesso).
É tempo de voltar ao trabalho e de acabar com estas entrevistas (seja presidente, jogadores ou treinador). Cair na real pois em 2010/11 ainda não ganhámos nada.

Nota: As alusões à possibilidade de ganharmos a Liga dos Campeões enchem-nos o ego e revela ambição, contudo convém relembrar que em 2006 (com Koeman) depois de termos sido Campeões fizemos uma boa campanha sendo que o campeonato pagou a factura. Não caiamos no mesmo erro, o campeonato deverá ser a nossa principal meta, o nosso objectivo principal, a Champions será um bónus que deverá ser avaliado da real capacidade para lutar por ele lá para Fevereiro/Março. Para voltarmos a ser grandes na Europa primeiro temos que o ser em casa e para isso temos que ganhar e impedir que o FCP ganhe.

Venha o próximo

Curioso o facto de ontem o JJ ter confirmado que já tinha informado o Quim que não contava com ele para a próxima época. Existe uma clara linha de ruptura em relação aos Guarda-Redes, espero que acertem e que contratem alguém que agarre logo de estaca na equipa. Quanto ao Quim (e já agora o Moreira, embora agora se diga que é este que pode renovar) depois desta situação e da não chamada à selecção parece-me que não deve estar a passar um bom momento, por isso aqui vai um abraço e um obrigado pelos títulos conseguidos ao serviço do S.L.B.

Saudações Benfiquistas

terça-feira, 25 de maio de 2010

A mentira que vai ser verdade

Domingos Soares Oliveira desmentiu a venda de Di Maria ao Real Madrid, certamente a pensar nas regras que a CMVM determina, mas sabemos que o argentino vai para a capital espanhola ou, caso haja uma reviravolta, irá para outro grande campeonato. Certo é que não integrará o plantel da próxima temporada.

A transferência do argentino é uma perda desportiva importante e surge no momento em que estava completamente adaptado ao clube, tendo realizado a melhor época de sempre desde que chegou ao Benfica. Rápido e tecnicamente evoluído, tornou-se, com Jorge Jesus, um jogador muito mais eficaz e bastante influente no plantel.

Financeiramente, o Benfica pode encaixar 40 milhões de euros, o que é positivo se considerarmos que há uma valorização de 35 milhões de euros, se as contas não me falham, mas desportivamente nunca é bom perder grandes jogadores, com a Champions no horizonte, embora saiba que o Benfica e outros clubes estejam condicionados pelas leis de mercado. Espero que Nicolás Gaitán faça "esquecer" Di Maria.

Mais preocupante será a saída de David Luiz, com cláusula de 50 milhões, pois formou com Luisão uma dupla notável, a lembrar a eficácia de Mozer e Ricardo. Internamente, o Benfica não tem, ainda, soluções com o mesmo nível: Sidnei pode evoluir para outro para outro patamar e não me parece que Fábio Faria, que vem do Rio Ave, seja, numa primeira fase, a alternativa que o clube precisa.


Ainda a festejar

Ainda que pareça desfasado no tempo uma vez que as baterias já deveriam estar viradas para as próximas conquistas a verdade é que me sinto ainda a festejar o titulo.

Após meses de sofrimento, os níveis de ansiedade e nervos foram tais, assim como em 2005, após a conquista do principal objectivo meti férias e fui repousar a cabeça. Regressado das merecidas férias dou por mim ainda com um sorriso na cara e a cantarolar os diversos hinos alusivos ao Benfica Campeão. Os meus colegas (na maioria lagartos) não têm achado piada o que me motiva bastante e me diverte imenso.

Sei que muito foi escrito sobre a estrondosa festa que se seguiu ao apito final do jogo contra o Rio Ave como não tive oportunidade na devida altura não queria deixar de ressalvar três situações:

- A consagração como melhor marcador do campeonato do jogador mais injustiçado do plantel. Cardozo foi absolutamente brilhante durante a época foi decisivo e é quanto a mim dos poucos insubstituíveis da equipa. Jesus recentemente abordou esta temática afirmando que jogadores com as suas características não abundam ressalvando a sua importância.

- As declarações de Saviola e Javi Garcia sobre o clube e sobre a festa. Destaco estes dois jogadores pelo seu trajecto e pelo clube de onde vieram. Bem sei que na euforia se diz muita coisa que pensado e repensado não seria bem assim, David Luiz é disso um bom exemplo e que se aceita, mas senti da parte destes dois algo diferente, no Saviola uma alegria e gratidão pelo voltar a jogar a um nível muito elevado e em Javi Garcia sentiu-se uma euforia similar ao do comum adepto. Foi com grande orgulho que vi e li as suas opiniões.

- Os adeptos, assim é que se enaltece um clube e se engrandece o mesmo, fantástico.

sábado, 22 de maio de 2010

o Polvo ainda estrebucha

Declaração do Presidente da Liga - Herminio Loureiro

A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’.

E fizeram-lhe a vida negra, aqui está uma das muitas provas de condicionar e alterar as formas de actuação da parte dos CORRUPTOS DO PORTO.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Goleada em tempo de férias

O Benfica derrotou o New England Revolution, por 4-0, mantendo o hábito de conquistar vitórias expressivas, mesmo em tempo de férias, naquele que foi o primeiro encontro desta digressão por terras norte-americanas.

Sem a maior parte principais vedetas, incluídas nos trabalhos das diferentes selecções, César Peixoto assumiu o protagonismo (quem diria!), ao marcar um golo e ao fazer a assistência para o tento de Sidnei, depois de Felipe Menezes ter concretizado o 1-0. A fechar a contagem, Kardec foi eficaz num livre directo.

Em relação ao novo plantel, a Imprensa escreve que Jorge Jesus pretende segurar Cardozo, o que é, para mim, a principal prioridade, depois da renovação do "mister" até 2013, e insiste-se nas vendas de David Luiz, Di Maria e Fábio Coentrão para o Real Madrid. Não acredito que saiam os três para a capital espanhola, mas se isso acontecer, espero que o Real cumpra as cláusulas de rescisão e só admito uma excepção no caso de Coentrão, se Marcelo servir como "moeda de troca".

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A festa dos adeptos também deveria ter sido no Relvado

Em 93-94 quando o Benfica foi campeão, assisti do velhinho terceiro anel ao jogo de festa com o Guimarães. Nessa altura havia um gradeamento que separava a relva dos adeptos. Mas nesse dia abriram as portas que davam acesso ao relvado e todos pudemos usufuir de um momento lá em baixo, e de contemplar o Estádio na perspectiva dos jogadores, foi algo maravilhoso que nunca esquecerei. Ver o grande Estádio da Luz num dia de festa.
Desta vez isso não aconteceu, atenção eu sou contra invasões de campo , mas se as pessoas respeitaram, se a festa com os patrocinadores foi feita, a pergunta que faço é a seguinte: Custava muito deixarem-nos ir ao relvado duma forma ordeira? Claro que não! Eu gostava de ter tirado umas fotos com o meu puto na relva era bonito. Ainda fiquei mais aborrecido por saber que iam substituir o tapete, nós que apoiamos, gritamos, vamos com sol com frio com chuva e até granizo não seria um bom prémio deixar as pessoas descer ao relvado? É a pergunta que deixo e que poderá ser rebatida com algo que eu possa desconheçer. Mas gostava que pensassem nisso as pessoas responsáveis.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Honrar a nossa História

Não sou muito dado a este tipo de iniciativas mas esta parece-me para além de justa quase que obrigatória. Não tenho conhecimento dos números oficiais das camisolas vendidas pelo nosso clube este ano mas aquilo que ouvi em redor do estádio e em conversas de café é que muitas pessoas não compraram a camisola oficial vermelha da época findada exactamente por causa do logo azul da TMN, optando muitos pelo equipamento preto que aliás estava muito bem conseguido (eu próprio vou tentar comprá-lo quando estiver em promoção).

Não se trata aqui de sermos bacocos ou puristas só porque aparece azul. É de todo inconcebível que perante a dimensão do nosso clube e perante o poder negocial que nós temos não se consiga prevalecer uma concepção sensata e de melhor sentido estético para o nosso equipamento. É o logo que se tem de adaptar à camisola do SLB e não o contrário, à semelhança do que se passa nos grandes campeonatos e nos grandes clubes, como se pode observar neste vídeo.
Mais infeliz ainda foi perpetuar esta ideia no próximo equipamento da época 2010/2011, equipamento esse que evoca o primeiro título europeu conquistado há 50 anos!


Por um equipamento que honre a nossa história e glória espalhem esta mensagem!




PS - Por falar em novos equipamentos, já vi o novo equipamento alternativo e apesar da cor surpreendeu-me pela positiva.

Benfica TV? Assim, não...

Não tenho uma opinião formada sobre a qualidade geral da Benfica TV e dos respectivos conteúdos. Não tenho acesso a este canal em casa e normalmente só recorro a ele via Internet para ver alguns jogos das modalidades ou em outras ocasiões esporádicas. Na sexta-feira, depois de ver o Benfica-V. Guimarães em basquetebol (infelizmente, não pude deslocar-me à Luz), assisti ao programa 'Jornada', conduzido por Afonso de Melo, pessoa que muito aprecio, e que contava com as participações de João Malheiro, João Diogo e um senhor que já vi várias vezes em outros programas do canal chamado Pedro Guerra. As intervenções deste último foram, na sua maioria, lamentáveis. Conseguiu irritar João Malheiro e insinuou que quem não tinha apoiado Luís Filipe Vieira nas últimas eleições nem sequer deveria ter festejado este título. Além desta imbecilidade, parece que foi também este senhor quem pôs a circular a (falsa) notícia de que, vítima de agressões em Braga no domingo em que festejámos o título, teria morrido um jovem benfiquista de 16 anos. Gente desta não tem interesse. Tal como o senhor advogado Pragal Colaço, que defendeu há uns anos o árbitro Jacinto Paixão e agora afirmou que os benfiquistas deviam pegar em 'armas'. Ainda que em sentido figurado, é inegável o teor bélico de semelhante afirmação. É isto que pretendemos para a Benfica TV? Eu não...

domingo, 16 de maio de 2010

Eis a Prova do Acerto das Escolas do Professor... E Viva a Selecção



2 lesionados - (Ricardo Carvalho e Pepe)

2 (Ricardo Costa e José Castro) que perderam o dinheiro das férias já pagas. Nem nos melhores sonhos das respectivas mãezinhas cabia a possibilidade de serem convocados.

Restam os protagonistas do filme.

Neste contexto até o Carriço e o Tonel se tornam competentes.

Porque o Fernando Meira tem classe em demasia para o nosso seleccionador.

Estamos bem entregues sim senhor.

sábado, 15 de maio de 2010

Guarda Redes, o que queremos e o que precisamos.



Primeiramente gostaria de dizer que no inicio da época passada defendi que o Guarda Redes se deveria manter desde a primeira até à última jornada, foi isso que Jesus fez e com bons resultados, e o que penso da época passada pode-se aplicar à próxima.
Cada filosofia de jogo que um técnico pretende implementar depende em muito da matéria prima que tem ao seu dispôr, não se pode ter um futebol espectáculo se não tivermos jogadores de qualidade. Penso que isto é pacifico.
O que eu quero dizer é que o Guarda Redes da próxima época terá que ter as capacidades que este modelo de jogo exige. Que tipo de GR precisamos? Pois bem, a equipa do Benfica joga muito subida e tem sido a capacidade de recuperação do David Luiz que tem conseguido suprir muitas dificuldades com que por vezes as equipas que jogam na Luz nos brindam, nomeadamente com lançamentos e contra ataques muito perigosos de jogadores pelas alas. Por outro lado as equipas que jogam com o Benfica percebem que a intensidade de jogo é fortissima e como não conseguem acompanhar o ritmo, cada vez que existe uma falta enviam a bola para a área na tentativa de conseguirem marcar, ou seja livres e naturalmente cantos.
Se a equipa joga muito subida necessita de um GR que consiga sair da baliza tanto a nivel de pés para conseguir fazer alivios das bolas que caiem entre ele e a defesa, como na capacidade de fazer a mancha aos jogadores que aparecem isolados. Por outro lado precisamos ainda mais de um guarda redes que consiga fácilmente sair da baliza aos cruzamentos, principalmente dos livres e dos cantos.
Quim é bom nos postes, mas nestes aspectos que falei é muito fraco, renovar com ele para mim só por gratidão, pois o que precisamos é de um GR muito diferente, e que tenha as tais caracteristicas que enumerei, quem como eu viu os jogos na Luz sabe que Quim raramente sai da baliza e o que nós precisamos é dum GR com outro tipo de qualidades.

Bettencourt - o cromo dos cromos

O sporting não conseguiu entregar a camisola ao PAPA, e foi melhor assim, provavelmente Bento XVI pensaria que com aquele design seria dos irmãos Metralhas, mas dizia eu, segundo o Bettencourt a mesma terá sido roubada no Terreiro do Paço. Uma acusação grave tendo em conta o local e a simbologia que a ceremónia em causa encerra, mas se o homem não tem capacidade para segurar numa camisola como pode ele querer ser o baluarte de um clube, alguém que perde uma simples camisola vai defender um clube? Talvez muitas das asneiras que faz sejam explicadas pela sua incompetência e incapacidade, mas mais uma vez a culpa não foi sua, terá sido de alguém, mas não foi dele!


PS: hoje há Taça Cers em Torres Novas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vergonha, Revolta e sobretudo Tristeza



FELIZMENTE QUE NÃO MORREU NINGUÉM MAS PODIA TER MORRIDO, O POST FOI FEITO PORQUE FOI DITO NA BENFICA TV E EM RODAPÉ NA SIC NOTICIAS QUE TINHA FALECIDO UM JOVEM QUE TINHA SIDO AGREDIDO EM BRAGA APÓS OS FESTEJOS DO TITULO. O POST NÃO É VERDADE MAS PODIA TER SIDO. AINDA BEM QUE NÃO ACONTECEU!

Hoje ficámos a saber que pode ter morrido um jovem que a única coisa que tinha feito era festejar uma vitória do seu clube do coração. O texto poderia começar desta forma mas penso que deve começar desta maneira, a intolerância dos adeptos de outro clube levou a que pudessem ter assassinado um jovem que veio para a rua festejar! O que se pode dizer disto? O que é que se irá dizer aos pais e familiares desta pessoa? PORQUÊ? PORQUÊ?
O que é que isto tem ver com futebol com desporto ? Nada!
Eu gosto do Benfica e admito e respeito e compreendo que outras pessoas gostem de outros clubes, se assim não fosse estariamos a jogar sózinhos, mas mais importante que tudo isso é que eu também gosto de ser respeitado. Da mesma forma que senti uma profunda tristeza quando aquele senhor foi atingido por um very light e perdi qualquer interesse naquele troféu, o mesmo sinto agora. Existe uma frase motivacional muito importante comportamento gera comportamento, e nós não podemos fazer como já ouvi alguém dizer às armas, porque entramos numa escalada de violência que deixamos de ir ao futebol, deixa de haver festa e passa a haver medo e receio que algo aconteça. NÃO!!Não nos levará a lado nenhum, porque muitos vão perder e normalmente são os mais fracos!
Espero que os culpados venham a ser castigados e presos, porque estou em crer que foi um acto premeditado que deverá ser investigado até às últimas consequências. Não é admissivel que um cidadão não possa dar largas aos seus sentimentos.Mas nós somos o Benfica e não temos uma cultura de guerra e de arruaço é preciso que as pessoas tenham essa noção. Espero que a Direcção seja firme e determinada, na serenidade e no apelo reforçado, mas e também na tentativa de apanharem os culpados.
É vergonhoso e revoltante e é acima de tudo de uma grande tristeza que isto tenha acontecido, o desporto o futebol e sobretudo a VIDA não é isto!!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A vitória que nos escapou

Assisti à final da Liga Europa e fiquei mais convicto que o Benfica perdeu excelente oportunidade para a tão desejada consagração no Velho Continente. Em condições normais, a nossa equipa derrotaria qualquer um daqueles adversários, simplesmente porque é superior.

O Atlético de Madrid, como toda a gente reconhece, tem um excelente ataque, mas aquela é defesa é um autêntico "buraco", como se viu no golo do Fulham, em que estavam oito "patetas", guarda-redes incluído, a estender a passadeira vermelha para o magnífico remate de Davies. É incrível como com aquele treinador, o Quique...Qualquer Coisa, conseguem vencer a Liga Europa, quando nem sequer foram capazes de derrotar o Sporting... Têm, no entanto, grandes jogadores no sector ofensivo, como Simão, Reyes, Agüero e Forlan. Com Ronaldo, Messi ou Rooney em acção, alguém se lembra que o uruguaio é o actual Bota de Ouro europeu?

Em relação ao Fulham, é, também, uma equipa mediana, tendo deixado José Augusto Marques, comentador do jogo de ontem, surpreendido pelo facto de os londrinos terem eliminado a Juventus. Claro que, à primeira vista, não era um triunfo previsível, mas é preciso recordar que os italianos este ano nem sequer conseguiram o acesso às competições europeias...

A única consolação é que Cardozo manteve o estatuto de melhor marcador da Liga Europa, com 9 golos marcados, a par de Pizarro.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A saída de Mantorras

O diário Record anuncia hoje a saída de Mantorras, como se fosse uma grande e imprevisível novidade, a qual acontece com duas épocas de atraso, não pela qualidade técnica deste fenómeno do Terceiro Anel, mas porque há muito tempo que se sabe que não tem capacidades físicas para aguentar 90 minutos durante uma época inteira.

Explodiu de forma fulgurante no Alverca, esperava-se, talvez de forma exagerada, que no Benfica pudesse ser o sucessor de Eusébio, mas a maldita lesão e a consequente recuperação condicionaram-lhe as potencialidades nos relvados, tendo sido, apesar disso, útil em algumas vezes, com golos decisivos, ao "saltar" do banco de suplentes.

Especulou-se sobre os contornos que envolveram a transferência para a Luz, com o Alverca a reclamar a falta de pagamento de 5 milhões de euros, e que Mantorras só continuou na Luz, porque o Benfica prejudicou-o na reabilitação física. Se este último aspecto é verdadeiro, não sei, mas se o clube queria justificar o pagamento do ordenado, deveria ter-lhe oferecido outro cargo, em vez de mantê-lo tanto tempo no plantel.

De qualquer modo, isto não significa que não mereça aplausos pelo que conseguiu no Benfica, tendo sido, por exemplo, importante no anterior título de campeão nacional. Percebo que Jesus não o tenha utilizado na Liga e só evocando motivos emocionais se poderia contrariar o nosso treinador. No entanto, a alta competição não se compadece com tais razões...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Heróis da Luz: notas finais

A conquista do 32º título nacional foi, para mim, a mais saborosa, dada o futebol espectacular, aliado a uma capacidade goleadora fora do vulgar, num ano em que recebi o emblema de prata. Foi, também, a primeira vez que vi, na Luz, o Benfica a confirmar o título de campeão na última jornada.

Com a subjectividade inerente, entrego aqui as notas ao desempenho dos heróis no campeonato, numa escala de 0 a 10.

Quim (7) - Foi o único que totalizou 30jogos na Liga, contribuindo para o estatuto de defesa menos batida, a par do Sp. Braga. Não é Bento, nem Preud'Homme, mas merece a renovação do contrato e estar no Mundial.

Maxi Pereira (7) - Desempenhou a melhor época desde que está na luz, revelando-se completamente adaptado ao clube e à posição que não é a sua de raiz. É um autêntico guerreiro e se subir de nível, poderá ser considerado um dos melhores laterais da Europa.

Luisão (8) - Integrou o eixo da defesa, revelando capacidade de liderança e as falhas durante a época foram escassas. Esta foi a melhor ou uma das melhores épocas no Benfica. Formou com David Luiz a melhor dupla desde os tempos em que o Benfica actuava Mozer e Ricardo Gomes.

David Luiz (9) - Entendeu-se, de forma perfeita, com Luisão, revelando personalidade forte, igualmente voz de comando, como o compatriota, e já é um dos melhores centrais do mundo. Falta-lhe, talvez, mais uma época assim como esta, para se tornar titular absoluto no Brasil.

Sidnei (3) - Perante aquela dupla de luxo, disputou apenas quatro jogos, sendo alternativa a considerar, caso Luisão e David Luís fiquem indisponíveis, por lesão ou castigo, ou se o "Macarrão" for vendido.

Miguel Vítor (2) - Somou, este ano, apenas duas partidas na Liga...

Luís Filipe (1) Só disputou 24 minutos, na sombra de Maxi e Ruben Amorim, que nem sequer são laterais-direitos de raiz...

Fábio Coentrão (8) Adaptou-se bem no lado-esquerdo da defesa, o que foi um luxo, perante César Peixoto e a saída de Shaffer. Fica com o estatuto de vice-rei das assistências atrás de Di Maria e merece estar na África do Sul.

César Peixoto (5) - Chegou a ser titular, é razoável nos cantos e livres, mas não é o defesa-esquerdo que o Benfica precisa como titular.

Shaffer (3) - Não foi possível avaliá-lo, plenamente, porque foi pouco utilizado, mas, pelo menos ofensivamente, mostrou alguma qualidade, não tendo comprometido na defesa.

Javi Garcia (7) - Foi a principal referência à frente da defesa, mostrou vocação ofensiva, tendo marcado quatro golos. Surpreendeu pela positiva na época de estreia.

Airton (5) - Contratado ao Flamengo, festejou no domingo o título de campeão português depois de ter conquistado o campeonato brasileiro. A nota deve-se ao facto de ter totalizado apenas quatro jogos, mas se fosse avaliado pela exibição de domingo merecia 7 ou 8 pontos. Será, na próxima época, uma dor de cabeça para Javi.

Ruben Amorim (7) - A época do jogador mais polivalente do plantel foi a melhor desde que foi contratado ao Belenenses. Raramente compromete na defesa e no meio campo. Pode evoluir para patamares superiores na próxima época.

Ramires (7,5) - Jogou quase sempre descaído para a direita, é evoluído tecnicamente, mas, por vezes, deu a sensação que só não foi mais eficaz, por desgaste físico, natural a quem não teve férias.

Pablo Aimar (8,5) - Confirmou as credenciais de "maestro", mostrando-se exímio no passe, controlo de bola e sagaz no remate. Fisicamente, não esteve tão condicionado como na época anterior. Apresenta futebol ao nível de Rui Costa.

Carlos Martins (8) - Revelou-se sobretudo como alternativa bastante agradável a Pablo Aimar. Remata bem, tem técnica e é bom no passe. Precisa de ser mais consistente para estar ao nível dos melhores da Europa. Merecia estar no Mundial.

Felipe Menezes (3) - Tapado pela forte concorrência, chegou a revelar pormenores interessantes, mas sem se perceber se tem capacidade suficiente para estar na Luz.

Di Maria (9,5) - Explodiu, definitivamente, na ala esquerda, mostrando detalhes preciosos no passe, nas assistências - foi o mais eficaz do plantel e na Liga, neste capítulo - e marcou cinco golos. Irá ser titular na África do Sul e dificilmente fugirá a um dos tubarões europeus.

Urreta (2) - Não teve qualquer impacto antes de sair para o Uruguai, tendo realizado apenas um jogo frente ao FC Porto. Nesta partida, esteve surpreendentemente em bom plano. É um valor a ter em conta na próxima época.

Éder Luís - (4) - Credenciado no Brasil, não mostrou potencial para ser titular no Benfica. Com maior entrosamento na equipa, espera-se que possa mostrar mais qualidade.

Keirrison (3) - Era a minha grande esperança para esta época, depois de ter revelado dotes de matador e ter sido contratado pelo Barcelona. Com Cardozo implacável no ataque, ninguém pode censurar Jesus por não lhe ter dado mais oportunidades para jogar.

Alan Kardec (4) - Tem igualmente prestígio no Brasil, foi herói em Marselha mas, no campeonato, não marcou qualquer golo, embora só tenha somado 79 minutos.

Nuno Gomes (6) - Perdeu influência no onze do Benfica, porque está em final de carreira e a concorrência é forte mas, apesar disso, festejou três golos.

Weldon (7) - Só disputou 12 jogos, mas os cinco golos significaram a conquista de sete pontos.

Saviola - (9) - Nunca duvidei que tem qualidade acima da média, mas não pensei que pudesse realizar época tão boa nesta estreia na Luz. Entende-se, de forma perfeita, com Cardozo e Aimar, seu companheiro de referência no River Plate.

Cardozo (10) - Foi melhor marcador do campeonato, depois de marcar dois golos ao Rio Ave, o último dos quais com o pé... direito. Na Liga, a média é de 0, 89 golos por jogo. Desde 90/91 que o Benfica não tinha o melhor matador da Liga.

Jorge Jesus (10) - Segurá-lo até 2015 poderia ser a melhor solução na gestão de Luís Filipe Vieira. Na época de estreia, conquistou dois títulos, colocando o Benfica a jogar à... Benfica.






segunda-feira, 10 de maio de 2010

AINDA ESTAMOS A FESTEJAR...

... ou já podemos começar a falar da nova época que aí vem?

Quem vendemos? Di Maria, David Luiz, Cardoso, Saviola, Luisão, Ramires, Javi Garcia?
Quem dispensamos? Mantorras, Moreira, Júlio César, Eder Luís?
Quem volta? Urreta, Shaffer?
Será que mantemos Miguel Vitor, Sidnei, Roderick no plantel sem evoluir?
Vamos comprar jogadores para que posições? Guarda-Redes? Médio ofensivo? Não esquecer que já teremos comprado o Gaitan (Para lugar de Di Maria ou Aimar) e o Jara (para o lugar de Saviola ou Cardozo).

Tantas decisões que aí vêm que bem que fico curioso. Não é que não tenha confiança em quem vai decidir, mas também é verdade que há sempre uma ou outra decisão mais fraquinha (eu próprio, por exemplo, teria na altura vendido o Di Maria por 20M€, que não previa uma época tão boa do Angelito). E apesar de ninguém falar em problemas financeiros, também vou ficando mais ou menos preocupado com tanto investimento e passivo...

Opiniões?

Um Abraço do tamanho do Mundo para os Portuenses Benfiquistas



Uma foto que dedico a todos os Benfiquistas mas principalmente aos que vivem no Porto e que foram tratados da maneira que se sabe.
Publicarei mais fotos da festa e da loucura que foi o dia de hoje no Estádio e em Lisboa.

Abraço

domingo, 9 de maio de 2010

Mística Benfiquista


Todos os caminhos vão dar à Luz, a esta hora milhares de benfiquistas preparam-se para o grande jogo, os rituais vão-se repetindo uns por necessidade, outros por superstição. Cada coração encarnado vai vivendo os momentos com mais ou menos ansiedade, queremos muito ser campeões, e merecemos, por tudo o que nos tem feito ao longo destes anos por todas as perseguições mais ou menos mediáticas, por o que Jorge Jesus fez por o que os jogadores e todos os dirigentes fizeram, porque temos os melhores adeptos do Mundo, porque apesar de termos sido barbaramente agredidos continuamos a ter uma atitude digna e didáctica. Porque somos o Benfica. É justo que possamos celebrar com dignidade junto dos nossos, daqueles que gostamos num ambiente civilizado e respeitador, é justo porque somos os melhores e porque temos uma identidade própria e não uma anti identidade. É justo porque antes das vitórias temos um carácter a defender, estamos assentes numa história com pilares muito sólidos e não abdicaremos deles. NUNCA!

Não faremos pactos com o Diabo, a nossa honra é o nosso grande bem e muito superior a nossa sala de troféus, a inveja nunca pode trazer felicidade mas rancor, a alegria que se sente por ser do Benfica é contagiante, as nossas equipas das várias modalidades são a parte visível de um universo de corações.

Mística é uma palavra que faz parte do vocabulário, mas se for dita de uma forma isolada todos pensamos no seu apelido, mística benfiquista, é um sentimento nosso, a parte da emoção e de comunhão que nos faz sentir felizes e que é transportada de pais para filhos de tios para sobrinhos de avós para netos ou que pura e simplesmente despontou cá de dentro, hoje precisamos de transmitir essa satisfação por tudo o que esta equipa nos deu, hoje iremos retribuir cá fora o que vocês nos deram lá dentro, o BENFICA mais arrebatador que eu vi jogar é este 2009-2010, hoje será um regresso ao futuro, a um futuro brilhante que nos espera e que nos foi amputado nestas décadas.

sábado, 8 de maio de 2010

E PLURIBIS UNUM!


E no domingo a palavra Um assume uma importância muito grande para nós Benfiquistas. Um jogo, Um ponto apenas, Um título, Um Campeão, Um plantel que merece, UM público que merece, Um estádio cheio a gritar! E PLURIBUS UNUM!

PS - Ao contrário do que muita gente pensa E PLURIBIS UNUM não significa "Um por todos e todos por um" mas sim "De Muitos, Um". Assim seja, de muitos um Campeão, o Sport Lisboa e Benfica!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cada lugar representa 100 benfiquistas


Costuma-se dizer que em cada 10 portugueses 6 são benfiquistas, o Futre já veio dizer que achava que eramos 7 por cada 10( gostei que ele se assumisse como benfiquista) e eu concordo com ele. Fazendo uma média dos 2 dará 6,5. Quer isto dizer que cada um dos 65 000 benfiquistas que tiver o enorme prazer de ir assistir a este jogo representa 99 benfiquistas que não tiveram a mesma sorte a mesma oportunidade. Por isso cada um de nós terá que fazer por merecer essa honra esse privilégio, cada um dos que se vai sentar naquelas cadeiras encarnadas dever-se-á lembrar deste grande pormenor. Se muitos que lá poderiam estar não foram porque não quiseram, muitos mais por um ou outro motivo não tiveram essa felicidade. É por isso que termos que funcionar como uma equipa e apoiar apoiar apoiar até que voz nos doa como diz a música. Temos uma final na Luz e queremos ganhá-la aconteça o que acontecer por nós e por eles. Sempre. No dia 9 de Maio seremos um e só um até ao último segundo. É a hora de mostrar a raça o querer e a ambição porque nós só queremos o BENFICA CAMPEÃO!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nem que o árbitro fosse o pinto da costa

20 horas de Domingo já se sabe quem é o campeão nacional, tudo está decidido. Acabou!

Rewind – Quinta-feira dia 6 de Maio faltam um pouco menos de 72 horas para começar o jogo do titulo, estamos em suspenso, desde o Domingo passado que os comentários sobre o jogo são escassos exceptuando uma ou outra provocação de algum infeliz, todos estamos muito confiantes mas em simultâneo expectantes.
O que nos resta, apoiar de todas as formas possíveis e imaginárias o nosso clube, existem como se pode comprovar neste blogue um conjunto de benfiquistas que levarão rolos de papel higiénico, fitas de carnaval, e confetti para lançarem do terceiro anel, como forma de motivar a equipa, se o jogo estiver a correr bem apoiamos se estiver a correr mal apoiamos ainda mais, não poderemos é ficar com a dúvida de que podíamos e devíamos ter dado mais, se carregámos a equipa de Futsal para o titulo europeu mais facilmente levaremos esta equipa à vitória.
Segundo parece Jorge Sousa já fez parte daquela claque que prefere agredir a incentivar, e muitos dos benfiquistas estão preocupados, com razão diga-se, mas eu pergunto, depois de tudo aquilo que esta equipa já nos deu acham que me preocupo com este assalariado azul, os nossos jogadores já provaram que são fortes psicologicamente e nem à lei da pedrada nos vão roubar o titulo. Por muito que o Jorge Sousa queira fazer a festa na Luz, vai ter que se aguentar à bomboca e digo mais nem que o árbitro fosse o corrupto do pinto da costa nós deixávamos de ser campeões.

O Zportém e a gramática...

Parece que ontem na maior casa de banho do país houve uma homenagem a um antigo jogador... nada de interessante, refira-se!

No entanto, os adeptos (aqueles que ainda têm a pachorra para toda o esterco que a equipa do outro lado da 2ª circular tem feito esta época) ao invés de apoiarem a sua equipa, resolvem puxar pelo segundo maior clube de Portugal, o anti-Benfica.

Ah, grande equipa esse anti-Benfica... parece que joga todos os dias em todos os campos de de futebol do nosso país.

Mas passando à frente... o que me leva a escrever aqui hoje tem a ver com os pontapés que os adeptos desse clube dão na boa língua portuguesa. Bem sei, que provavelmente devem andar confusos com tudo o que se tem passado com as suas equipas, e inclusive com o novo acordo ortográfico, mas acho que não poderia deixar passar em claro este erro, sabendo que o objectivo deste blog é igualmente o de educar e ensinar.

Assim, parece que se gritou: "nós só queremos Domingos campeão". "Domingos campeão"???? Repararam nos erros desta frase do ponto de vista gramatical? Não...? Eu explico...

É que eles colocam o plural no meio de uma frase que está no singular. A frase correcta seria "nós só queremos Domingo campeão", sendo que ainda mais correcto seria afirmar "nós só queremos um campeão no Domingo". E assim, a frase estaria absolutamente correcta do ponto de vista gramatical e factual. De facto, haverá um campeão no próximo Domingo, ... e de uma coisa tenho a certeza, não será o "clubezeco" que joga na casa de banho!!!

Fica portanto aqui a correcção e uma nota - o anti-Benfica não sabe português.

O Zportém ainda não percebeu, que em vez de andar preocupado em colocar-se (eu iria dizer de bicos de pés, mas à distância pontual a que se encontra é melhor esta expressão) em cima de uma escada de 5 metros para fazer de conta que é grande, o melhor mesmo é pegar numa vassoura e fazer uma limpeza interna... e acreditem... têm mesmo muito que limpar.

Saudações Benfiquistas!!!

Força Benfica... se jogarem um pouco do que sabem, nem árbitro, nem Rio Ave, nem anti-Benfica nos seguram... seremos CAMPEÕES!!!!


Coisas estranhas...

1. No outro lado da segunda circular, tiveram finalmente oportunidade de homenagear um antigo 'capitão' de equipa, mas parece que preferiram incentivar um ex-jogador de um dos grandes rivais (será mesmo?) e que chegou a marcar golos em Alvalade que deram títulos ao tal adversário: "nós só queremos Domingos campeão" foi o grito de ordem. Quando se pensa que bateram no fundo, conseguem arranjar forma de escavar um pouco mais.

2. Em Guimarães, estranha-se que o treinador, já comprometido com o clube classificado imediatamente acima, tenha dito aos jogadores que empatar em Vila do Conde seria um bom resultado. Agora, os vimaranenses, que não gostaram que o técnico se tivesse reunido com o seu (dele, treinador) novo director desportivo, estão em risco de não participar nas competições europeias. O que é certo é que a Liga Europa do treinador está assegurada.

3. Segundo parece, o jogador que vai decidir o título é um defesa-central do Rio Ave. Quem assim pensa julgará, porventura, que será uma espécie de guarda-redes do Paços de Ferreira da jornada anterior...

4. Nesta lógica de ideias, também poderá pensar-se que o treinador de um clube insular poderá facilitar a vida ao adversário de domingo, na perspectiva de tentar tramar o seu inimigo de estimação e, simultaneamente, ajudar o seu futuro clube.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Queiroz acordou

Carlos Queiroz integrou Quim, César Peixoto, Fábio Coentrão, Ruben Amorim, Carlos Martins e Nuno Gomes na pré-convocatória para o Mundial de 2010, depois de uma fase de qualificação em que se mostrou distraído em relação ao potencial dos jogadores do Benfica, futuros campeões nacionais.

Obviamente, que, entre estes seis benfiquistas, nem todos vão a África do Sul, mas o facto de estarem referenciados é, naturalmente, um bom sinal. Começando pela baliza, é obrigatória a presença de Quim, que, mais do que ser convocado, merece a titularidade, mas Eduardo não irá perder o estatuto de "número 1". Curiosamente, os dois guarda-redes podem ter novas lutas na próxima temporada, se se confirmar a renovação de Quim e a contratação de Eduardo, a qual não me entusiasma.

Fábio Coentrão tem de estar no Mundial, não só na sequência da boa época que tem feito, em que foi transformado em defesa-esquerdo por Jorge Jesus, mas porque, entre os pré-convocados, não há outro jogador com as mesmas características: Paulo Ferreira não é esquerdino, enquanto Duda é uma opção que nem sempre funciona como defesa-esquerdo. No entanto, a titularidade deve sair deste duo, isto seguindo a lógica de Queiroz.

A participação de Carlos Martins pode ser uma mais-valia, porque é dos poucos com características para ser alternativa a Deco, já sem a frescura física de outras épocas, mas duvido que Carlos Queiroz o leve a África do Sul. Ruben Amorim é uma aposta que oferece várias soluções, devido à sua polivalência. Todavia tal como Martins, deve ficar em casa, embora aquele seu companheiro faça mais falta à selecção.

Nuno Gomes desempenhou uma época modesta, com poucos golos, já não é o mesmo goleador de outras épocas, mas a sua experiência pode constituir-se como um trunfo no relvado e no balneário de um grupo apenas com três pontas-de-lança de raiz: Liedson e Hugo Almeida são os outros. Em relação a César Peixoto, julgo que se trata apenas de uma "simpatia" de Queiroz e, neste lote, é o que tem menos hipóteses de ir ao Mundial.